História

O que foi a Primavera dos Povos? Entenda as causas e consequências da mais extensa revolução europeia

o que foi a primavera dos povoso que foi a primavera dos povos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Em 1848, aconteceram diversas revoltas em lugares diferentes da Europa, mas com características similares. Os revoltosos eram pessoas pobres, que foram logo reprimidas.

As ideias que moviam essas pessoas eram várias: Liberalismo, Nacionalismo e até o Socialismo estava presente.

Por causa da quantidade de revoltas, o conjunto delas ganhou o nome de Primavera. Pois eram muitos movimentos ao mesmo tempo, como flores desabrochando. Entenda o que foi a Primavera dos Povos, suas causas e principais consequências.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Eventos históricos como a Primavera dos Povos caem mais no Enem do que gotas de chuva caem do céu. Para se preparar para as questões, monte o seu Simulado do Beduka personalizado com questões de história! É gratuito!

O que foi a Primavera dos Povos?

A Primavera dos Povos foi um conjunto de revoluções que aconteceram na Europa no ano de 1848. Segundo o historiador Eric Hobsbawm, foi a revolução de maior extensão territorial da história moderna do continente, pois aconteceu em cerca de 10 países.

O nome “Primavera” vem por causa da diversidade de povos envolvidos. Os muitos movimentos aparecendo ao mesmo tempo eram como flores desabrochando durante a estação.

Diversas pessoas motivadas pela crise econômica, pela centralização de poderes, pela baixa representação política e pelo nacionalismo se mobilizaram para garantir a ampliação e a efetivação de direitos.

A Primavera dos Povos uniu parte da burguesia, os proletários e os camponeses que queriam uma modificação social. Ela foi vitoriosa em alguns lugares, mas logo sofreu uma forte repressão.

Isso se deu, principalmente, quando a burguesia percebeu que não precisava levá-la adiante para conquistar seus objetivos, deixando os pobres sozinhos e passando a compor o partido da ordem.

Para entendermos melhor o que foi a Primavera dos Povos, vamos ver o contexto em que ela aconteceu.

Qual foi o contexto histórico da Primavera dos Povos?

Desde o final do século XVIII, as ideias em torno dos direitos humanos ganharam forma no Ocidente. Elas foram a inspiração para o desenvolvimento de diversos manifestos, entre eles a declaração de independência dos Estados Unidos e a declaração de direitos do homem da Revolução Francesa.

Estes documentos traziam certos direitos como sagrados e o argumento de que as diferenças de nascimento não deveriam separar as pessoas. Somente os talentos e as capacidades naturais deveriam ser o critério para ocupar cargos entre outras coisas.

Está entendendo o que foi a Primavera dos Povos? Teste seus conhecimentos sobre outras revoluções liberais também com nossa lista de exercícios sobre elas.

Essas ideias tiveram resultados políticos. A França se tornou uma república em 1792 e espalhou a revolução para outras nações europeias através da guerra. Isso se agravou quando Napoleão Bonaparte assumiu o governo e deu um golpe em 1804, tornando-se imperador da França.

Ele conquistou diversas nações e substituiu as dinastias que as governavam por amigos e parentes seus.

Napoleão permaneceu no poder até 1815. Com sua queda, a antiga nobreza buscou reconquistar o poder e firmar acordos para evitar novas ondas revolucionárias. Eles foram estabelecidos no Congresso de Viena.

Isso não impediu que as ideias revolucionárias se espalhassem pelo continente, contestando a ordem. Em 1848, por exemplo, o Manifesto do Partido Comunista foi publicado por Karl Marx e Friedrich Engels, no qual se advogava uma modificação radical da sociedade.

Além disso, a Europa enfrentava uma crise econômica grave. Apesar do avanço do capitalismo industrial e da inegável geração de riqueza, a concentração da renda e a desigualdade social eram realidades muito presentes.

Neste período, o Império Austríaco multinacional começou a sofrer críticas também. Nações como a Hungria pretendiam se tornar independentes e abolir a escravidão no império. A Itália e a Alemanha começaram o processo de unificação, buscando territórios que estavam sob o poder da Áustria.

Assim, o nacionalismo também se tornou uma força política muito forte, unindo populações contra outras.

Esse caldeirão de acontecimentos gerou as diversas revoluções que atingiram um vasto território, onde estão hoje 14 países. Vamos ver quais são.

Em quais países a Primavera dos Povos aconteceu?

A Primavera dos Povos atingiu um território que compõe atualmente 14 estados diferentes e teve efeitos políticos sérios em mais três.

Os estados em que aconteceram foram:

  • França
  • Alemanha
  • Áustria
  • Itália
  • República Checa
  • Croácia
  • Eslovênia
  • República da Macedônia
  • República da Bósnia e Herzegovina
  • Sérvia
  • Montenegro
  • Hungria
  • Polônia 
  • Romênia

Além disso, a Bélgica, a Suíça e a Dinamarca tiveram graves efeitos da Primavera dos Povos. O Brasil também, com a Revolução Praieira de Pernambuco, em 1848.

Quais eram os objetivos da Primavera dos Povos?

Para entender bem o que foi a Primavera dos Povos é preciso saber quais eram os objetivos das revoluções.

A depender do lugar em que ocorreu, a revolução tinha expectativas diferentes. Entre os italianos e os alemães, pretendia-se unificar os principados que ocupavam o território até então. Contudo, isso só aconteceu quase três décadas depois.

A Hungria pretendia ficar independente da Áustria, assim como diversas outras nações que estavam sob o domínio do império austríaco.

Os franceses tinham a pretensão de fazer uma modificação política e social. Em 1830, um golpe de estado depôs o Rei Carlos X, coroando Luís Felipe de Orleans, conhecido como o rei burguês. Em 1846 a França passou por uma crise no campo devido a baixas colheitas, e também nas indústrias em 1847.

Com isso, as críticas ao governo intensificaram-se e se defendia o voto universal e a instauração de uma república, além das ideias socialistas.

Luís Felipe reprimiu as manifestações populares tentando abafar os levantes, inclusive fuzilando revolucionários. Isso inflamou ainda mais a população, que tomou as ruas e organizou barricadas em diversos pontos do país.

O rei exilou-se na Inglaterra. Com isso, o parlamento foi dissolvido e uma nova república foi instaurada na França. Porém, ele teve uma duração breve, pois o presidente eleito, Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão, deu um golpe e se intitulou imperador dos franceses.

Contudo, ele chegou a utilizar o voto universal. Inclusive, a renovação de seus mandatos e boa parte de suas decisões foram aprovadas por referendo popular.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A burguesia que fazia parte dos movimentos tinha ideias liberais. Entenda o que é o Liberalismo para saber melhor o que foi a Primavera dos Povos.

Consequências da Primavera dos Povos

Entre as diversas consequências da Primavera dos Povos podemos citar:

  • Consolidação da burguesia como classe dominante;
  • Abolição da escravidão no império austríaco;
  • Estabelecimento do voto universal na França;
  • Avanço dos ideais socialistas e comunistas;
  • Avanço do nacionalismo;
  • A burguesia deixou de ser uma classe revolucionária.

Esperamos que sua dúvida sobre o que foi a Primavera dos Povos tenha sido respondida. A seguir, faça algumas questões e veja o quanto já está por dentro do assunto.

Questões sobre a Primavera dos Povos

Agora que você já sabe o que foi a Primavera dos Povos, teste seus conhecimentos sobre ela com os exercícios abaixo:

Questão 1 – (UDESC 2009) Assinale a alternativa correta, em relação à chamada Primavera dos Povos .

a) A Primavera dos Povos não influenciou a formação dos movimentos sociais do Século XIX.

b) Foi uma revolução brasileira, mas que atingiu também outros países do Cone Sul.

c) Houve influência da Primavera dos Povos no Brasil através do movimento dos “Seringueiros” .

d) Atribuição colocada ao movimento revolucionário francês em 1848, que derrubou a monarquia de Luís Felipe e trouxe à discussão a exploração burguesa e a dominação política.

e) A influência da Primavera dos Povos se restringiu às preocupações francesas do período.

Questão 2 – (UFMG 2009) O ano de 1848 ficou célebre em razão da onda de revoluções que varreu, então, a Europa – evento denominado Primavera dos Povos. O objetivo maior dos revolucionários de toda parte era alcançar a liberdade e combater a opressão; em algumas regiões, porém, as palavras de ordem reivindicavam, também, o fim do jugo estrangeiro, ou seja, demandavam autonomia para as nações. Considerando-se os eventos ocorridos em 1848 e suas conseqüências, é CORRETO afirmar que:

a) na Alemanha, se instalou, com sucesso, uma República parlamentar, que aboliu as instituições imperiais e consolidou a unidade do país.

b) na França, se proclamou, outra vez, a República, mas Luís Napoleão Bonaparte, o presidente eleito, instituiu, por meio de um golpe, o II Império.

c) na Inglaterra, uma série de greves gerais colocou em xeque a Monarquia, que precisou recorrer à Lei Marcial para recobrar a ordem.

d) na Rússia, os revolucionários ocuparam o poder durante alguns meses, o que provocou reação sangrenta e guerra civil.

Gabarito das questões sobre a Primavera dos Povos

Resposta da questão 1:

d) Atribuição colocada ao movimento revolucionário francês em 1848, que derrubou a monarquia de Luís Felipe e trouxe à discussão a exploração burguesa e a dominação política.

Resposta da questão 2:

b) na França, se proclamou, outra vez, a República, mas Luís Napoleão Bonaparte, o presidente eleito, instituiu, por meio de um golpe, o II Império.

Gostou desses exercícios? Que tal testar seus conhecimentos sobre a primavera dos povos e outras revoluções com o Simulado do Beduka?

Nele você aprende praticando com questões de edições anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Clique no link e comece a treinar agora mesmo

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler nosso texto sobre o que foi a primavera dos povos.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.