X

O que é Geografia Cultural? Veja como o ser humano usa o lugar em que está para conhecer a própria cultura

A Geografia Cultural é uma área de estudo que busca compreender como as pessoas interagem com o espaço geográfico e cria representações dele a partir de suas crenças, valores e identidades culturais. 

No caso, ela explora como as percepções culturais influenciam a forma como as pessoas se relacionam com o ambiente. Ela se tornou uma área cada vez mais importante nos estudos geográficos a partir da década de 1950.

Neste texto, vamos explorar com mais profundidade o que é geografia cultural e sua importância na compreensão do mundo em que vivemos.

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é Geografia Cultural?

A Geografia Cultural é um ramo da Geografia que estuda as relações entre as pessoas e o ambiente cultural em que vivem. Ela se concentra em como as diferentes culturas moldam e são moldadas pelas paisagens físicas e sociais do mundo.

Isso inclui a maneira como os grupos humanos se relacionam entre si e com o meio ambiente e o modo como nós criamos representações do espaço físico. No caso, como as pessoas veem e interagem com os lugares em que vivem.

Assim, os geógrafos especializados nessa área estudam os significados impostos pelo homem no ambiente. Ela surgiu como um quadro da Geografia Humana, mas desde meados do século XX se tornou autônoma.

Por isso, para entender melhor o que é Geografia Cultural, vamos conhecer mais de sua história.

A Geografia Cultura é um dos assuntos que mais caem no Enem. Descubra os outros com nosso texto sobre os principais temas de Geografia do exame.

História da Geografia Cultural

A história da Geografia Cultural tem suas raízes no século XIX. Desde esse período, a Geografia realiza estudos sobre os produtos que a ação humana faz no espaço e ao longo do tempo.

Com isso, surgem as identidades e pertencimentos sociais, que fazem do território mais que um simples pedaço de chão. Ele se torna um lugar, um lar. Ou seja, cada grupo possui um espaço em que se reconhece.

Um exemplo bem didático disso é o Estado de Israel e o povo judeu que vive lá. Impossível pensar um sem o outro.

Porém, os estudos geográficos sobre a cultura não nasceram autônomos. Eles faziam parte da Geografia Humana desde o final do século XIX até a década de 1950 e eram realizados de uma perspectiva positivista ou naturalista.

O interesse era na produção material da cultura e na transformação da paisagem pelo ser humano. Os objetos eram principalmente as técnicas, a difusão espacial de instituições e certos fatos sociais.

Nas décadas seguintes foram adotadas novas perspectivas que abriram a possibilidade para novos estudos. Hoje, ela tem como objeto de estudo principal o significado cultural do território e abrange diversos temas, como a diversidade cultural e a globalização. 

Quais são os principais temas da Geografia Cultural?

Agora que já sabemos o que é Geografia Cultural, vamos ver quais são os principais temas estudados pelos especialistas na área.

Representação cultural do espaço

A representação cultural do espaço se refere à maneira como as pessoas percebem e interpretam o espaço geográfico. Contudo, a geografia cultural trata disso a partir de suas crenças, valores, experiências e identidades culturais. 

Ela varia de acordo com as diferentes culturas, etnias e grupos sociais que habitam uma determinada região ou país.

Além disso, possui influência na forma como o espaço é utilizado e construído. Por exemplo, a forma das casas e o material utilizado, além da maneira de trabalhar a terra podem manifestar a cultura de um povo.

Quer um exemplo? Japão. Basta olhar uma imagem com aquelas pontes de pedra e castelos com telhados curvos, além dos dourados campos de trigo e colinas com vários reservatórios de água onde são cultivadas mudas de arroz. 

Ou seja, só de bater o olho, você sabe que lugar é aquele e quem é o povo de lá.

Entenda melhor o que é Geografia Cultural com nosso texto sobre urbanização, um dos temas mais estudados pelos geógrafos.

Globalização

A Globalização é o processo de integração entre diversos povos com base nas relações econômicas e nos meios de transportes e de comunicação. Ela se iniciou no século XV com as grandes navegações europeias, mas se expandiu principalmente a partir do século XIX.

Assim, trouxe a representação de um mundo com distâncias cada vez menores, graças à rapidez das viagens e da circulação de informações.

A conexão maior entre as sociedades permitiu um intercâmbio cultural muito grande. Isso levou à uniformização de diversos aspectos culturais, como usos de palavras, roupas e da arte.

Com isso, também trouxe diversos problemas, como a criação de hegemonias culturais.

Leia nosso texto sobre as consequências da Globalização e entenda melhor o que é Geografia Cultural.

Hegemonia cultural

A hegemonia cultural é uma forma de dominação social, ideológica e econômica que uma nação exerce sobre a outra.

Com a globalização, nos últimos anos a Europa e os Estados Unidos exerceram seu poder sobre os demais países. Boa parte dos aspectos uniformizados da cultura sofreram influência dessas regiões.

Por exemplo, o uso universal de calças jeans e outras peças de roupa inventadas nos Estados Unidos é uma demonstração importante disso.

Paisagem cultural

Refere-se à paisagem geográfica que sofreu modificações pelo homem e incorpora elementos naturais e culturais. É um termo utilizado para descrever a interação entre as pessoas e o ambiente natural, resultando em paisagens únicas que refletem as atividades humanas ao longo do tempo.

Em geral, ela é associada à paisagem humanizada, mas elas são bem diferentes. Enquanto a paisagem cultural reflete os aspectos da identidade do povo, a paisagem humanizada representa a área que foi transformada na estrutura física, como nos parques industriais.

Entenda melhor esse aspecto com nosso texto sobre o meio ambiente.

Questões do Enem sobre Geografia Cultural

Agora que já vimos o que é Geografia Cultural, teste seus conhecimentos com algumas questões do Enem!

Questão 1 – (ENEM) Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.

GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia? João Pessoa: Editora Universitária, 2009.

Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:

a) Alianças afetivas conectadas ao ritual matrimonial. 

b) Práticas místicas associadas ao patrimônio cultural. 

c) Manifestações teatrais atreladas ao imaginário político. 

d) Narrativas fílmicas relacionadas às intempéries climáticas. 

e) Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.

Questão 2 – (ENEM) Foram esses cientistas Xavante que esclareceram os mistérios da germinação de cada uma das sementes. Eles tinham o conhecimento para quebrar a dormência. O fogo era fundamental para muitas; para outras, o caminho para despertar passava pelo sistema digestivo dos animais silvestres. “Essa planta nasce depois que fazemos a caçada com fogo, diziam eles, esta outra quando a anta caga a semente, aquela precisa ser comida pelo lobo”. Aliando os conhecimentos dos cientistas da aldeia e da cidade, essa área do Cerrado foi recuperada totalmente.

PAPPIANI, A. Tecnologias indígenas: esplendor e captura. Disponível em: https://outraspalavras.net. Acesso em: 10 out. 2019 (adaptado).

No texto, a relação socioespacial dos indígenas evidencia a importância do(a)

a) prática agrícola para a logística nacional.

b) cultivo de hortaliças para o consumo urbano.

c) saber tradicional para a conservação ambiental.

d) criação de gado para o aprimoramento genético.

e) reflorestamento comercial para a produção orgânica.

Parabéns! Você já fez todos os exercícios sobre o que é Geografia Cultural. Agora confira o gabarito.

Gabarito das questões sobre Geografia Cultural

Esperamos que tenha ido bem nos exercícios sobre Geografia Cultural. Veja quantas acertou:

Exercício resolvido da questão 1

b) Práticas místicas associadas ao patrimônio cultural. 

A religiosidade tradicional é a base para a expressão dos eventos climáticos, sendo um aspecto da experiência regional.

Exercício resolvido da questão 2

c) saber tradicional para a conservação ambiental.

O texto trata da recuperação de uma área utilizando-se do saber tradicional e da ciência moderna.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre o que é Geografia Cultural. Bons estudos!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.