Geografia

O que foi a Pangeia? Descubra tudo a respeito do  último supercontinente da Terra

o que foi a pangeiao que foi a pangeia
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você já assistiu ao filme “A Era do Gelo”? Os personagens viviam em um lugar gigante. Esse supercontinente existiu na realidade e ele se chamava Pangeia. 

Contudo, ele desapareceu e no lugar da Pangeia sobraram os 5 continentes que conhecemos hoje. 

Está curioso para saber mais sobre o que foi a Pangeia? Então leia esse texto até o final, pois a partir de agora vamos falar tudo sobre como esse supercontinente surgiu e como ele deixou de existir.

Quer ir para alguma parte do texto? É só clicar em um dos itens abaixo:

Depois de aprender o que foi a Pangeia, treine com as questões de Geografia do Simulado Enem do Beduka. Ele é totalmente gratuito, personalizável e simula o método TRI de correção!

O que foi a Pangeia?

A Pangeia foi um supercontinente que existiu na superfície da Terra há mais de 230 milhões de anos, no período Permiano (290 – 248 milhões de anos atrás). Seu nome é uma junção de duas palavras gregas “pan”, todo, e “gea”, terra, significando “toda a terra”.

Era uma grande massa sólida cercada por um único oceano chamado Pantalassa. A composição da Pangeia era feita pela junção de todos os continentes que conhecemos atualmente.

Sua existência perdurou até o começo da Era Mesozóica, quando os continentes começaram a se separar e outros oceanos passaram a existir.

A hipótese de que houve um momento em que todos os continentes estavam unidos surgiu no século XVI. Ela foi elaborada pelo cartógrafo holandês Abraham Ortelius, com base na semelhança entre os continentes da África e da América do Sul.

Com o passar do tempo a teoria foi se tornando mais complexa e trazendo mais elementos para explicá-la, bem como respostas às objeções, principalmente à pergunta de como os continentes começaram a se separar.

Continue lendo para entender o que foi a pangeia e as explicações para sua existência.

Como a Pangeia surgiu?

Para entender o que foi a Pangeia precisamos saber como ela surgiu.

Atualmente existe um consenso entre os geólogos de que a Terra passou por diversos ciclos de formação de supercontinentes. Antes de Pangeia se formar, houve outras massas continentais com formas diferentes que também passaram por separação e depois se uniram novamente.

O primeiro deles foi o supercontinente Columbia, que se formou há cerca de 2 bilhões de anos atrás após a colisão de massas menores de terra. Em seguida houve uma separação, formando novamente pequenas porções continentais que se juntaram formando o Rodínia.

Esse continente permaneceu unido até 800 milhões de anos atrás, quando se fragmentou em Gondwana Leste, Gondwana Oeste e Laurentia. Os dois Gondwana se juntaram anos depois e formaram em seguida o continente Panótia, que teve pouca duração, fragmentando-se em quatro porções: Gondwana, Laurentia, Báltica e Sibéria.

A origem de Pangeia acontece da junção entre estas porções.

Laurentia, Báltica e Sibéria se juntaram, formando o continente conhecido como Laurásia. Gondwana permaneceu individualizado e depois se chocou com Laurásia. Isso aconteceu no período Carbonífero, por volta de 320 milhões de anos atrás.

Quais eram as principais características da Pangeia?

Por ser uma única massa de terra, contendo todos os continentes atuais, a Pangeia correspondia a um terço da superfície terrestre e estava envolvida por um oceano conhecido como Pantalassa.

A formação da Pangeia está ligada com a construção de montanhas em escala global, como a cadeia dos Apalaches nos Estados Unidos e modificações climáticas.

A temperatura de Pangeia era suave e úmida na região costeira, enquanto no interior era quente e seca.

  • Conheça os continentes do planeta e suas características principais.

Como a Pangeia deixou de existir?

A Pangeia deixou de existir pelo mesmo motivo que ela se formou, por causa dos movimentos das placas tectônicas que separaram os continentes. Existem duas teorias para explicar como isso aconteceu, vamos conhecê-las.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O que é a Teoria da Deriva Continental?

A primeira proposição sobre uma unidade entre os continentes e uma separação foi feita em 1915, pelo cientista alemão Alfred Wegener. Sua teoria se baseava tanto na semelhança entre as costas atlânticas da África e da América do sul quanto nas evidências de material orgânico

Os fósseis encontrados eram das mesmas espécies, em ambos os continentes. Como seria impossível atravessar o oceano, significava que as porções de terra estiveram unidas no passado distante.

Porém, Wegener não conseguiu explicar como aconteceu a separação. Sua teoria era de que os continentes eram menos densos que os oceanos e eram empurrados por eles, mas não houve convencimento da comunidade científica, o que fez sua teoria cair em descrédito.

O que é a Teoria da tectônica das placas?

Em meados do século XX, com o aperfeiçoamento de instrumentos de pesquisa foi possível compreender como os continentes se afastaram.

Para esta teoria, a crosta terrestre está dividida em diversas placas que se movimentam tendo como fonte de energia o calor da parte interna da Terra. Foi isso que levou tanto à junção dos continentes quanto à separação deles.

Assim, a Pangeia deixou de existir graças aos movimentos das placas, que continuam existindo e podem levar à junção das porções novamente ou intensificar a separação delas.

Como a Pangeia cai no Enem?

A Pangeia já apareceu algumas vezes no Enem, inclusive em edições mais recentes do exame, não somente sobre o que ela foi, mas como a sua formação e fragmentação impactaram a Terra.

Nas questões, foram cobradas tanto questões físicas, como o surgimento de aspectos geográficos de algumas regiões e dos oceanos, quanto a ligação da fragmentação com a vida no planeta.

A possibilidade de ela aparecer na edição deste ano não é baixa, pois faz parte de um dos temas que mais caem na prova de Ciências Humanas: a Geologia.

Você pode se preparar para responder os itens sobre este e outros assuntos com nosso simulado.

Inclusive, é possível personalizá-lo, para responder somente as questões de Ciências Humanas. No final, você recebe sua nota TRI, assim você tem ideia de como seria seu rendimento caso o Enem fosse hoje.

Clique no link e comece a treinar agora mesmo.

Obrigado por ter lido este resumo sobre o que foi a Pangeia. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.