Geografia

As 7 Melhores Questões sobre Imigração no Brasil [com Gabarito]

Questões sobre Imigração no BrasilQuestões sobre Imigração no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O processo de imigração no Brasil se iniciou com a chegada dos colonizadores portugueses, que tinham como objetivo dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Entenda a diferença entre imigração, migração e emigração e pratique seus conhecimentos com as questões sobre imigração no Brasil.

Se você quiser ir direto para uma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem, mas ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir? Faça o Raio-X do Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil. Corre, é de graça!

O que é imigração?

A imigração é o movimento de imigrar, ou seja, a imigração é a chegada do estrangeiro em um determinado país, que tem como objetivo nele se estabelecer, podendo ser temporariamente ou definitivamente. 

Qual a diferença entre migração, imigração e emigração?

Muitas estudantes costumam confundir esses termos, principalmente por serem semelhantes, porém é bom ficar atento para entender o significado de cada um.

Imigração, como explicamos acima, é a entrada de indivíduos em um país estrangeiro, ou seja, que não seja o seu de origem. Já emigração é o movimento de saída de indivíduos de seu país natal para morar em outro. 

A migração também é um movimento, porém esse termo pode ser utilizado também para mudança entre regiões, não especificamente de país.

Imigração no Brasil 

A imigração no Brasil se iniciou a partir de 1530, assim que ocorreu a organização do sistema de ocupação e exploração da nova terra encontrada pelos portugueses, período conhecido como colonização portuguesa

Importante ressaltar que há sempre uma disputa na hora de se pensar quem descobriu o Brasil, se foram os portugueses ou os índios. Os índios são os habitantes nativos desta terra, já os portugueses desbravaram o oceano e encontraram esta terra já habitada pelos índios.

A denominação “Brasil”, sugiu posteriormente, após a formação e delimitação do território, antes o Brasil era chamado “Ilha de Vera Cruz”. 

Em 1534, o território brasileiro foi dividido em capitanias hereditárias, o que gerou dois grandes núcleos importantes em São Vicente e Pernambuco

Esse movimento de imigração foi um modo de colonização e de povoamento da nova terra. Isso auxiliou na construção de uma população local, que mais tarde, como sabemos, seria a população brasileira.

A construção da população brasileira foi gerada por meio do processo de miscigenação que era composta pelos portugueses, negros e os habitantes locais, que eram os indígenas. Disso é que surge o Brasil realmente, e das futuras delimitações de terra.

Imigração portuguesa

No ano de 1549 ocorreu a criação do governo-geral, que despertou a atenção de portugueses para a Bahia (a sede do governo), após esse evento o processo de migração tornou-se cada vez mais recorrente.

Porém, até o século XVI o movimento dos portugueses não foi tão grande. Os movimentos migratórios aumentaram mesmo no século XVIII, quando aconteceu a descoberta de minas de ouro e de diamantes em Minas Gerais.

Durante esse período, aconteceu também o registro de outro movimento migratório, que eram o de açorianos para as regiões dos atuais estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazonas.

Africanos

O negro africano chegou ao Brasil por meio do tráfico negreiro, que ocorreu do século XVI ao XIX. Foram cerca de 4 milhões de escravos trazidos da África para o Brasil.

O processo de escravidão no Brasil começou para atender as demandas portuguesas por mão-de-obra para trabalhar na lavoura e, posteriormente, na mineração.

O negro ao chegar no Brasil influenciou na construção populacional, na mestiçagem e no desenvolvimento econômico, principalmente em engenhos de açúcar, fazendas de criação, arraiais de mineração, sítios extrativos, plantações de algodão, café e em áreas urbanas.

Além disso, os negros trouxeram uma alta bagagem cultural, com suas roupas, técnicas de trabalho, danças, instrumentos musicais, música, alimentação, suas práticas religiosas, penteados e acessórios.

Estrangeiros

A imigração de estrangeiros no Brasil durante o período colonial era proibida, segundo a legislação portuguesa. Porém isso não foi uma barreira para que os espanhóis chegassem nos anos de 1580 a 1640. 

Nesse período as duas coroas estavam unidas, caindo por terra a proibição para os espanhóis, mas sendo mantida para os demais povos.

As viagens pelo Brasil eram realizadas no intuito de fazer pesquisas científicas, ou eram viagens feitas por navegantes, missionários, piratas, ingleses, alemães e até italianos.

Imigração no Brasil atualmente

Durante os últimos anos aumentou o número de estrangeiros no Brasil. 

Esses estrangeiros chegaram de vários lugares do mundo, tanto dos países desenvolvidos quanto de países subdesenvolvidos. 

A Conare (Comitê Nacional para Refugiados) e o Ministério da Justiça, afirmam que entre os anos de 2010 e 2012, teve cerca do triplo de pedidos para refúgio no Brasil.

Principais contribuições realizadas pelos imigrantes brasileiros:

  • Auxiliam na formação de novos centros urbanos;
  • Participam das atividades urbanas de comércio;
  • Oferecem mais serviços para o país;
  • Introduzem novas técnicas e atividades;
  • Podem contribuir com a aplicação de capitais nos setores produtivos;
  • Introduzem novas culturas, o que desenvolve uma maior diversidade.

Agora responda as questões sobre imigração no Brasil para ficar por dentro de todo o assunto.

Questões sobre imigração no Brasil 

Questão 1 – (UFMT/2013 – adaptada) – O Brasil tem recebido um elevado número de migrantes haitianos, que entram no Brasil e acabam chegando à cidade de São Paulo. Sobre esse fluxo migrante, é correto afirmar que

a) a destruição de parte do Haiti, observada principalmente em Porto Príncipe, a capital, devido a um intenso terremoto ocorrido em 2010, permitiu grande ajuda internacional, que inclui estímulo à migração.

b) o Brasil é o país com maior comércio externo com o Haiti, com protocolos de troca de mão de obra entre esses países.

c) a crise econômica que assola o Haiti gera uma elevada taxa de migração, apoiada pelo programa Minustah, do NAFTA.

d) as forças de ocupação, lideradas pelos EUA, exercem forte ação repressiva sobre a população, que tem emigrado em massa.

e) o crescimento econômico do Brasil é um fator favorável à entrada de um grande número desses haitianos, atraídos pela possibilidade de melhores empregos e salários.

Questão 2 – (UCB adaptada) – No que se refere às migrações brasileiras, julgue os itens a seguir:

( ) A desconcentração industrial é uma das principais causas da freada na migração interna do Brasil.

( ) Atualmente o Centro-Oeste é a região brasileira que mais retém imigrantes.

( ) A melhoria dos sistemas de transporte e de comunicação aumentou a concentração industrial nos grandes centros urbanos brasileiros, que continuam atraindo grandes contingentes migratórios.

( ) A transumância é o movimento migratório invertido, ou seja, as pessoas abandonam os grandes centros e buscam fixar-se em cidades pequenas ou médias.

( ) No movimento pendular, uma determinada população deixa o seu domicílio pela manhã para trabalhar em outra cidade ou região e retorna ao término do dia.

a) V, V, F, F, e V;

b) V, F, F, F, e V;

c) V, V, V, F, e V;

d) F, V, F, F, e V;

e) V, V, F, V, e F.

Questão 3 – (UFRN) – “O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.

Disponível em http://bolivianosnobrasil.blogspot.com.br/2012/05/bolivianos-sao-comunidade-estrangeira.html. Acesso: 08 jul 2013.

Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos

a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.

b) corresponde a um processo de migração pendular.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro.

d) configura um processo de migração sazonal.

Questão 4 – (UNISINOS) – Um dos fenômenos mais característicos da I República no Brasil é a imigração em massa. Entre 1881 e 1930, houve o ingresso de milhões de imigrantes no país. Os dois grupos mais representativos, em termos numéricos, durante esse período, foram

a) italianos e portugueses.

b) portugueses e espanhóis.

c) espanhóis e alemães.

d) alemães e japoneses.

e) italianos e alemães.

Questão 5 – (UNICENTRO) – Leia o texto a seguir.

Um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que compõem o PEA (População Economicamente Ativa) deixam suas residências antes do horário comercial para chegar ao trabalho e, no final da tarde, ou do expediente, voltam para casa. Esse processo significa simples fluxos populacionais que não configuram propriamente como migração, isso porque não se trata de uma transferência definitiva e sim momentânea. Existem vários casos que se enquadram. Entre eles está o fluxo de boias-frias que residem geralmente na cidade e se deslocam até o campo onde desenvolvem suas atividades, de pessoas que moram em uma determinada cidade e trabalham em outra, além de viagens de final de semana, feriados e férias. Decorrente desse fenômeno, ocorre nos grandes centros urbanos a hora de rush, que são determinados horários do dia nos quais os trabalhadores se aglomeram no trajeto tanto para chegar ao trabalho como para regressar a casa. Outro tipo de fluxo é o commuting, pessoas que moram em um determinado país e se deslocam para outro para trabalhar ou procurar uma ocupação.

(Adaptado de: . Acesso em: 13 jul. 2013.)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tipo de migração descrita no texto.

a) Êxodo rural.

b) Migração espontânea.

c) Migração pendular.

d) Migração inter-regional.

e) Migração intra-regional.

Questão 6 – (UFPR-2018) – A seleção de futebol da França, campeã da Copa de 2018, possui mais da metade dos seus jogadores de origem africana e/ou árabe. Desde 1998, a seleção francesa é conhecida em seu país como equipe “black-blanc-beur” (negra, branca e árabe). Uma razão histórica do aumento da diversidade étnica, racial e religiosa na Europa, presente nos dias atuais, é:

a) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em conflito étnico na África, de ex-colônias europeias na África e na Ásia e de nações desenvolvidas na Oceania e nas Américas a partir dos anos 1940.

b) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em guerra no Oriente Médio, de países em descolonização na África e na Ásia e de nações pobres na África, Ásia e Américas a partir dos anos 1970.

c) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em crise econômica na América do Norte, de países em guerra civil na América do Sul e de nações subdesenvolvidas na África a partir dos anos 1990.

d) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em crise humanitária no Oriente Médio, de países em conflito civil pertencentes à antiga União Soviética e de nações do Primeiro Mundo durante a crise financeira de 2008.

e) a crescente imigração de pessoas oriundas de países asiáticos em decorrência da Revolução Cultural Chinesa, de países subdesenvolvidos pós-coloniais da África e de nações latino-americanas em crise a partir dos anos 1930.

Questão 7 – (Unesp 2018) – A imigração de muçulmanos para diferentes países tem gerado um fenômeno conhecido por islamofobia, ou seja, sentimento de aversão aos fiéis ao islamismo. Esse sentimento de aversão é legitimado

a) pelas resoluções da ONU, que oneram os países responsáveis pela ajuda humanitária.

b) pela velha ordem mundial, cuja origem se relaciona à Guerra Fria.

c) pela guerra ao terror, cuja origem remete à Doutrina Bush.

d) pelas leis trabalhistas arcaicas, que impedem o imigrante de trabalhar legalmente.

e) pelas cotas de imigração, cuja origem remonta ao Tratado de Roma.

  • Parabéns, você fez todos as questões sobre imigração no Brasil! Agora confira o gabarito:

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Gabarito dos Questões sobre imigração no Brasil 

Exercício resolvido da questão 1 –

e) o crescimento econômico do Brasil é um fator favorável à entrada de um grande número desses haitianos, atraídos pela possibilidade de melhores empregos e salários.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) V, V, F, F, e V;

Exercício resolvido da questão 3 –

a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) italianos e portugueses.

Exercício resolvido da questão 5 –

c) Migração pendular.

Exercício resolvido da questão 6

b) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em guerra no Oriente Médio, de países em descolonização na África e na Ásia e de nações pobres na África, Ásia e Américas a partir dos anos 1970.

Exercício resolvido da questão 7

c) pela guerra ao terror, cuja origem remete à Doutrina Bush.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou daos nossas Questões sobre imigração no Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários