Literatura

O que é Poesia Marginal?

O que é poesia marginal - obra do escultor plático - oitica - frase seja marginal seja heróiO que é Poesia Marginal? Tudo sobre!

A Poesia Marginal veio de um movimento sociocultural que contestava os valores tradicionais da literatura e das artes. Nasceu em meio à Ditadura Militar e seu nome indica uma de suas características: retrata temas que estão à margem do que é formal. Fique conosco para descobrir todos os detalhes sobre o que é Poesia Marginal!

Neste artigo sobre o que é poesia marginal, você encontrará:

  1. O que é poesia marginal: definição, origem e contexto histórico
  2. Principais representantes do movimento + exemplos 
  3. Conclusão: retomada das principais características

O que é Poesia Marginal?

O-que-é-poesia-marginal-poema-onde-o-sentido-de-chacal

A Poesia Marginal foi um movimento sociocultural que surgiu na década de 70, no Brasil. Ele atingiu todas as belas artes (música, cinema, teatro, artes plásticas) e, principalmente, a literatura.

Um dos objetivos era propor uma crítica à formalidade e ao tradicional, buscando a incorporação de elementos revolucionários e populares na literatura; como a representação da violência diária nas grandes cidades, a falta de uma sensibilidade autêntica e uma visão de mundo própria. 

Normalmente, esta poesia é formada por pequenos textos, podendo ter aspectos da Poesia Visual ou fotos e quadrinhos, com uma linguagem informal, traços da oralidade e bastante espontaneidade. A temática cotidiana e erótica costumam ser bem presentes, utilizando de sarcasmo, humor, ironia e gírias da periferia. 

Neste movimento, o poeta passou a ser totalmente responsável pela  poesia porque participa diretamente na criação, reprodução e divulgação da sua obra. Veja:

Origem dos nomes

O termo “marginal” não tem sentido negativo no contexto deste movimento literário. A Poesia Marginal buscava uma atuação distante dos padrões da Academia e indiferente à crítica literária, fazendo com que estivesse propositalmente à margem da Alta Cultura.

Leminski, um dos principais integrantes do movimento, define o termo marginal como:

“Marginal é quem escreve à margem,

deixando branca a página

para que a paisagem passe

e deixe tudo claro à sua passagem.

Marginal, escrever na entrelinha,

sem nunca saber direito

quem veio primeiro,

o ovo ou a galinha”.

O outro nome do movimento, Geração mimeógrafo, também tem uma razão de ser:

Por se tratar de uma produção não vinculada com a cultura formal, muitos poetas marginais recorriam ao mimeógrafo para copiar e imprimir suas obras. O mimeógrafo é uma máquina com um processo quase artesanal e sem vínculo com editoras.

As cópias eram vendidas para um público específico, pessoas que frequentavam  universidades, shows, exposições e bares ligados à contracultura.

O-que-é-poesia-marginal-e-a-presença-da-máquina-de-cópia-imagem-de-um-mimeógrafo

Contexto histórico da Poesia Marginal

O mundo acabara de passar pela Guerra Fria e ainda restavam conflitos remanescentes. Assim, os movimentos de contracultura surgiram em resposta a essa época turbulenta socialmente, economicamente e culturalmente.

Além disso, serviram de influência para o surgimento de movimentos brasileiros. Dentre os internacionais, podemos destacar os rockeiros e os hippies.

no Brasil, vivia-se a Ditadura Militar, época marcada pelo controle que o Estado exercia sobre as instituições, as pessoas e a cultura. Movimentos como o Modernismo brasileiro, o Tropicalismo e a Poesia Concreta surgiram como forma de contestação.

Da mesma forma, pegando carona nesse contexto plural e confrontador, surge a Poesia Marginal.

Um último elemento que também deixou rastros na Geração Mimeógrafo foi o Haikai, um tipo primitivo de literatura Japonesa característico por possuir 3 versos com métricas.

Nesta época, as colônias japonesas se integravam a vida cultural do sudeste brasileiro. Veja um exemplo da influência do Haikai nos poetas marginais:

O-que-é-poesia-marginal-influência-do-haikai-Paulo-lemninski

Principais representantes da Poesia Marginal

O que é poesia marginal - principais escritores

Na literatura, os principais representantes da Poesia Marginal foram:

  • Paulo Leminski
  • Chacal
  • Cacaso
  • José Agripino de Paula
  • Waly Salomão
  • Francisco Alvim
  • Torquato Neto
  • Ana Cristina Cesar
O-que-é-poesia-marginal-Poema-de-Ana-Cristina-César-tenho-uma-folha-branca

Após intensa produção cultural, o movimento foi se desfazendo. Na Literatura, o último ato coletivo foi o lançamento da revista Navilouca, organizada por Torquato Neto e Waly Salomão em 1973.

Na música, os representantes foram: 

  • Sérgio Sampaio
  • Tom Zé
  • Jorge Mautner
  • Jards Macalé 
  • Luiz Melodia

Estes foram considerados marginais por terem sido rejeitados pelas grandes gravadoras da época. 

Recapitulando… características da Poesia Marginal

Agora que já sabemos o que é Poesia Marginal e seu contexto histórico, vamos finalizar relembrando as suas principais características, o que é muito importante de se guardar:

  • Confronta a cultura formal brasileira
  • Não segue os padrões literários da Academia
  • Inconformismo com a censura feita pela ditadura
  • Propõe inovação poética e inventividade artística
  • Inspirada nos movimentos de contracultura
  • Nova forma de divulgação da arte brasileira
  • Estruturas rápidas e elementos visuais
  • Conteúdos fáceis de assimilar
  • Linguagem coloquial, com sarcasmo, ironia, humor, gírias e palavrões
  • Artista participa de todas as etapas de produção: criação, impressão e divulgação

Gostou do nosso artigo sobre o que é Poesia Marginal? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador