As Fábulas são um tipo de história caracterizada por ter: personagem, narrador e transmitir uma lição de moral ao final. Outro elemento importante é a presença de animais personificados, com valores humanos. Para entender mesmo o que são fábulas, você ainda precisa compreender a sua estrutura e sua importância!
Neste artigo sobre o que são fábulas, você encontrará:
- O que são fábulas? Características de uma Fábula
- Origem das Fábulas
- Estrutura de uma Fábula
- Importância da Fábula Infantil
- Exemplo de Fábula
- Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!
O que são fábulas? Principais Características
O nome Fábula veio do Latim e está relacionado a ”história, jogo ou narrativa”, trazendo a ideia de algo lúdico. Assim, a Fábula é um Gênero Discursivo e Narrativo, que passa uma mensagem de forma lúdica.
O Gênero Discursivo abrange várias subcategorias, mas o que há de comum em todos eles é a intenção de se comunicar de acordo com o meio em que se está. Já o Gênero Narrativo é caracterizado por se expressar utilizando elementos específicos: personagens, narrador, tempo e espaço.
As principais características de uma fábula são: :
- É Alegórica, ou seja, não se compromete com o mundo real e é imaginativa.
- Costuma ser breve, podendo medir de 3 parágrafos até, no máximo, 1 página (depende do tamanho da fonte).
- O discurso mais presente é o direto, porque é intercalada de diálogos. Mas pode apresentar o discurso indireto também.
- A forma da narração pode ser em prosa ou até em forma de poema épico.
- Tem personagens antropomórficas, ou seja, animais com características e comportamentos humanos que sofreram personificação.
- É mais comum na transmissão oral, mas pode ser registrada de forma escrita.
- Por ser de tradição oral, pode apresentar versões levemente alteradas, mas sempre mantendo a moral final.
- Os personagens são um “Tipo”, ou seja, representam o comportamento humano de forma coletiva, várias pessoas podem se identificar.
- Traz uma lição de moral no final da história e trabalha valores e virtudes.
Estrutura de uma Fábula
Além desses elementos, o modo como essa narrativa se estrutura é bem organizado e está dividida em três momentos ordenados:
- Começo: apresentação das personagens e a situação
- Meio: é o desenvolvimento do enredo, em que há a interação entre personagens
- Fim: é o desfecho da situação e dos personagens, como as coisas se encerram e a história termina, “amarrando os pontos”. No caso das fábulas, o final é surpreendente e traz uma lição de moral.
O título sempre está presente e costuma ser o nome dos animais personagens.
A temática, ou seja, o assunto que se quer abordar, está presente em todos os momentos da narrativa, mas tem o seu ápice ao final, com a lição.
O tema costuma estar relacionado aos animais-personagens, exemplo: o leão representa força, a coruja representa sabedoria, a raposa representa astúcia e por aí vai.
Importância da Fábula Infantil
Como a fábula possui um aspecto lúdico e traz uma lição de moral, ela é um perfeito instrumento pedagógico. Quando trabalhada em veículo oral, melhora a pronúncia, a escuta, a dicção e a memória. Quando utilizada por escrita, treina a leitura, a alfabetização e o próprio ato de escrever.
Além desses aspectos técnicos, ela é um importante auxílio na formação do caráter, por trazer os valores e a moral. Ela também trabalha a imaginação da criança e a interação social. Todos esses ganhos são utilizados para a construção de um adulto saudável.
Origem: Fábulas de Esopo
Você deve estar se perguntando, de onde surgiu tantos aspectos inteligentes e reflexivos? Bom, como quase tudo o que temos hoje, acredita-se que as bases estejam na Grécia Antiga.
Supõe-se que surgiram no século 6 a.C., de modo oral, por um escravo chamado Esopo. Com o passar dos anos, seu trabalho foi conservado e aprimorado, principalmente por Jean de La Fontaine, universalizando o gênero literário.
A partir dessas produções, identificou-se esse gênero e muitos novos escritores foram surgindo. No Brasil, Monteiro Lobato e Millôr Fernandes são grandes representantes que contribuíram tanto para a construção fábulas quanto para a releituras delas.
Exemplos de Fábula
Veja a seguir os títulos das fábulas mais conhecidas, tente lembrar se já leu alguma delas:
- A cigarra e a formiga
- A lebre e a tartaruga
- A rã e o touro
- A raposa e o corvo
- O leão e o rato
- O Galo e a Pérola
- O Lobo e o Cordeiro
- O Lobo e as Ovelhas
- O Rei dos Macacos e dois Homens
- A Andorinha e as outras Aves
- O Rato e a Rã
- O Ladrão e o Cão de Guarda
- O Cão e a Ovelha
- O Cão e a Carne
- A Mosca em cima do carro
- O Cão e a Máscara
- O Leão, a Vaca, a Cabra e a Ovelha
Vamos ler uma Fábula? Tende identificar as características que você estudou ao longo da leitura:
“O lobo e o cordeiro
Estava um Lobo a beber água num ribeiro, quando avistou um Cordeiro que também bebia da mesma água, um pouco mais abaixo. Mal viu o Cordeiro, o Lobo foi ter com ele de má cara, arreganhando os dentes.
— Como tens a ousadia de turvar a água onde eu estou a beber?
Respondeu o cordeiro humildemente:
— Eu estou a beber mais abaixo, por isso não te posso turvar a água.
— Ainda respondes, insolente! — retorquiu o lobo ainda mais colérico. — Já há seis meses o teu pai me fez o mesmo.
Respondeu o Cordeiro:
— Nesse tempo, Senhor, ainda eu não era nascido, não tenho culpa.
— Sim, tens — replicou o Lobo —, que estragaste todo o pasto do meu campo.
— Mas isso não pode ser — disse o Cordeiro —, porque ainda não tenho dentes.
O Lobo, sem mais uma palavra, saltou sobre ele e logo o degolou e comeu.”
A moral dessa história é um pouco mais difícil de identificar, mas ela mostra que existem pessoas tão ruins que, mesmo sem motivos, irão praticar o mal. Dessas, devemos manter distância ou nos arrependeremos mais tarde!
Gostou do nosso artigo sobre o que são fábulas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!