Literatura

Quem é Adélia Prado? Vida, obra e poemas

quem é adélia pradoQuem é Adélia Prado?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Adélia Prado é uma escritora brasileira, ligada ao movimento modernista iniciado em 1922 no país. Seus poemas trazem referências à religião e ao papel feminino na vida cotidiana e são referências para diversos vestibulares. Saiba quem é Adélia Prado e as características de sua obra para responder as provas sem dificuldade!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Tudo fica mais fácil com a ajuda da organização! Baixe o Plano de Estudos Beduka e melhore seus resultados.

Quem é Adélia Prado?

Adélia Luzia Prado Freitas, ou apenas Adélia Prado, é uma escritora, professora e filósofa brasileira. Ela nasceu em Divinópolis (MG), em 1935, e é ligada ao movimento modernista. Sua obra trata de temas como a religião, a condição feminina e o amor.

Os pais de Adélia eram o ferroviário João do Prado Filho e Ana Clotilde Côrrea. Eles à matricularam quando ela tinha 7 anos no Grupo Escolar Padre Matias Lobato, onde foi alfabetizada.

Adélia iniciou a escrita de poemas após a morte de sua mãe, que ocorreu em 1950. No ano seguinte, ingressou na Escola Normal Mário Casassanta, onde fez o curso de magistério.

Concluiu o curso em 1953 e em 1955 começou a lecionar no Ginásio Estadual Luiz de Mello Viana Sobrinho. Em 1958 ela se casou com o funcionário do Banco do Brasil José Assunção de Freitas, com quem teve cinco filhos.

Em 1972 ela perdeu o pai. No ano seguinte, formou-se com o marido em Filosofia. E neste mesmo ano ela enviou cartas contendo textos originais seus a Affonso Romano de Sant’Anna. Ele levou os textos para Carlos Drummond de Andrade, que os indicou para publicação.

Se quiser saber mais sobre Carlos Drummond de Andrade, leia nossos textos sobre o autor:

Antes disso, ela havia feito pequenas publicações de poemas em jornais mineiros e dividiu a autoria do livro A Lapinha de Jesus com Lázaro Barreto. Este livro foi lançado em 1969 e contém poemas natalinos.

Após a indicação de Drummond e a publicação em 1975 de Bagagem, Adélia chamou a atenção do mercado editorial e dos leitores brasileiros.

Desde então, dedicou-se cada vez mais à escrita. Em 1978 publicou O coração disparado, que venceu o Prêmio Jabuti. Estreou em prosa com Soltem os Cachorros, em 1979.

Como a carreira de escritora estava deslanchando, ela abandonou os trabalhos como professora. Fez diversas publicações entre este ano e 1994, entrando em um silêncio poético a partir desta data.

Voltou a publicar somente em 1999. Depois de cinco anos sem produzir, o Brasil se lembraria quem é Adélia Prado. Seu retorno foi marcado pelos livros Oráculos de maio e Manuscritos de Felipa.

Adélia é conhecida como a mais feminina das escritoras brasileiras. A aparição dela tem sido vista como a revalorização do feminino na Literatura Brasileira.

Quais características têm das obras de Adélia Prado?

Bom, depois de sabermos quem é Adélia Prado, vamos conhecer as características de sua obra.

Os temas tratados nos livros de Adélia Prado já estavam presentes na sua primeira publicação, A Lapinha de Jesus (1969). Nele aparecem as referências ao cotidiano da casa, aos diálogos familiares e à religião.

Além desses aspectos, Adélia mexe com a feminilidade e o erotismo. Ela é reconhecida por dizer que odeia escrita elegante, no caso, a escrita elaborada em que a preocupação do artista com o texto está sempre aparecendo.

Seus poemas carregam uma linguagem mais coloquial e simples, o que torna sua obra leve e original.

Principais obras de Adélia Prado

A autora mostra quem é Adélia Prado em uma produção bem grande, com títulos em poesia e em prosa. Vamos conhecer suas publicações.

  • Bagagem (1975)
  • O Coração Disparado (1978)
  • Soltem os Cachorros (1979)
  • Cacos para um Vitral (1981)
  • Terra de Santa Cruz (1981)
  • Os Componentes da Banda (1984)
  • O Pelicano (1987)
  • A Faca no Peito (1988)
  • Poesia Reunida (1991)
  • O Homem da Mão Seca (1994)
  • Duas Horas da Tarde no Brasil (1996)
  • Oráculos de Maio (1999)
  • Estreia do Monólogo Dona da Casa (2000)
  • Quero Minha Mãe (2005)
  • A Duração do Dia (2010)
  • Miserere (2013)

Poemas de Adélia Prado

Depois de saber quem é Adélia Prado, nada melhor do que ler alguns poemas dela, não é? Deste modo fica mais visível tudo aquilo que dissemos acima sobre a obra dela.

Lapinha

Quando éramos pobres e eu menina

era assim o Natal em nossa casa:

quatro semanas antes

a palavra advento sitiava-nos,

domingo após domingo.

Comeríamos melhor naquele dia,

seríamos pouco usuais:

vinho, doces, paciência.

Porque o menino estremecia no feno

e nos compadecíamos de Deus até as lágrimas.

Olhando a manjedoura, o que eu sentia

– sem arrimo de palavras – 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

era o que eu sinto ainda:

‘O desejo de esbeltez será concretizado.’

À luz que não tolera excessos,

o musgo, a areia, a palha cintilavam,

a pedra. Eu cintilava.

A Serenata

Uma noite de lua pálida e gerânios

ele virá com a boca e mão incríveis

tocar flauta no jardim.

Estou no começo do meu desespero

e só vejo dois caminhos:

ou viro doida ou santa.

Eu que rejeito e exprobo

o que não for natural como sangue e veias

descubro que estou chorando todo dia,

os cabelos entristecidos,

a pele assaltada de indecisão.

Quando ele vier, porque é certo que vem,

de que modo vou chegar ao balcão sem juventude?

A lua, os gerânios e ele serão os mesmos

– só a mulher entre as coisas envelhece.

De que modo vou abrir a janela, se não for doida?

Como a fecharei se não for santa?

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre quem é Adélia Prado tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.