Literatura

Quem foi Guimarães Rosa? Biografia, Obras e frases

Quem foi Guimarães RosaQuem foi Guimarães Rosa?
Sala do Saber - melhor cursinho online

João Guimarães Rosa foi um dos grandes nomes da literatura nacional. Sua obra é recheada de experimentações, com neologismos e formas de retratar o sertão mineiro. Veja quem foi Guimarães Rosa e as principais características de sua obra neste texto.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Tudo fica mais fácil com a ajuda da organização! Baixe o Plano de Estudos Beduka e melhore seus resultados.

Quem foi Guimarães Rosa?

João Guimarães Rosa foi um dos maiores nomes da Literatura Brasileira do século XX. Traduzido para diversas línguas, colocou o nome do país em destaque internacional.

Ele nasceu em Minas Gerais, na cidade de Cordisburgo, em junho de 1908. Era o primeiro de seis filhos do casal Francisca Guimarães Rosa e Florduardo Pinto Rosa, comerciante, juiz e contador de histórias.

Rosa iniciou seus estudos primários na sua cidade natal, na escola Mestre Candinho. Mas concluiu aos 9 anos em Belo Horizonte, no Grupo Escolar Afonso Pena. Mais tarde foi matriculado no Colégio Arnaldo, o mesmo em que estudou Carlos Drummond de Andrade.

Nesse período, já tinha tomado gosto pelo seu principal hobbie: estudar idiomas. Começou os estudos de francês aos 7 anos, sozinho. No Colégio Arnaldo, dirigido por padres alemães, fez estudos de alemão.

Guimarães Rosa se matriculou no curso de Medicina da então Universidade de Minas Gerais, que se tornou anos depois a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele estava com apenas 16 anos.

Ele começou a dedicar-se à escrita durante o curso e fez sua estreia em 1929 escrevendo quatro contos:

  • Caçador de camurças, 
  • Chronos Kai Anagke (Tempo e Destino, em grego), 
  • O mistério de Higmore Hall e
  • Makiné.

Todos foram levados a um concurso da revista O Cruzeiro e saíram vencedores.

Guimarães Rosa se casou em 1930 com Lígia Cabral Penna, com quem teve duas filhas: Vilma e Agnes. A primeira delas foi ele mesmo quem fez o parto.

Em 1932 inscreveu-se como médico das forças oficiais durante a Revolução Constitucionalista, iniciada pelos paulistas contra o governo provisório de Getúlio Vargas. Porém, anos depois abandonou a medicina e fez o concurso para o Itamarati, tornando-se diplomata.

Em 1938, foi nomeado cônsul do Brasil na Alemanha. Lá, foi preso após a declaração de guerra feita por Getúlio em 1942 contra este país.

Após ser libertado, rumou para a Colômbia, onde atuou como secretário da Embaixada Brasileira. De 1946 a 1951 serviu na embaixada da França, dedicando-se à escrita.

Em 1963, foi eleito um imortal da Academia Brasileira de Letras por unanimidade. Tomou posse apenas em 1967, três dias antes de falecer, vítima de um infarto.

Agora que já vimos quem foi Guimarães Rosa, vamos conhecer as características de sua obra.

Quais são as características literárias de Guimarães Rosa?

Guimarães Rosa tinha como característica principal a busca pela criação de um retrato da vida sertaneja. O livro principal é Grande Sertão: Veredas. Além de revelar traços do sertão mineiro, ele introduziu neologismos que mostram o experimentalismo de sua obra.

Sua literatura versa com aspectos da cultura religiosa como a ideia de redenção do conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, que compõe o livro Sagarana.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Sagarana, inclusive, é composto de uma palavra que vem dos mitos germânicos (Saga) e outra tupi (rana, semelhante). Deste modo, percebe-se que seu interesse era unir a cultura regional brasileira e a forma de produção europeia.

Sua narrativa seria semelhante aos mitos daquele continente, contada de modo épico e isso ajuda muito a entender quem foi Guimarães Rosa.

O tempo é apresentado de modo não-linear, como em Grande Sertão.

Guimarães Rosa foi incluído entre os autores do boom latino-americano, que contou com nomes como o de Gabriel Garcia Marquez e Juan Rulfo.

Obras de Guimarães Rosa

Guimarães Rosa foi um escritor a quem todos teriam como versátil, pois escreveu em diversos gêneros. Suas obras publicadas são:

  • Sagarana (1946)
  • Com o Vaqueiro Mariano (1947)
  • Corpo de Baile (1956)
  • Grande Sertão: Veredas (1956)
  • Primeiras Estórias (1962)
  • Noites do Sertão (1965)
  • Tutameia – Terceiras Histórias (1967)
  • Estas Estórias (1969) (Obra póstuma)
  • Ave, Palavra (1970) (Obra póstuma)
  • Magma (1997) (Obra póstuma)

Curiosidades sobre Guimarães Rosa

Bem, você já sabe quem foi Guimarães Rosa, mas vamos ver algumas curiosidades sobre ele.

  • Foi o segundo marido de Aracy de Carvalho, funcionária da embaixada brasileira na Alemanha, conhecida por emitir mais passaportes que o número limite para judeus que fugiram do nazismo.
  • Ele seria indicado ao Prêmio Nobel de Literatura, mas faleceu antes disso.
  • Sua obra refletia sobre temas existenciais como o problema de Deus, o mandonismo, a guerra, a redenção etc.
  • Falava diversas línguas, entre elas russo, alemão, francês, inglês e espanhol.
  • Recebeu diversos prêmios por livros seus: Prêmio da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Filipe d’Oliveira, Prêmio Humberto de Campos, Prêmio Machado de Assis, Prêmio Carmen Dolores Barbosa, o Prêmio Paula Brito e Prêmio do PEN Clube do Brasil.

Frases de Guimarães Rosa

Vamos ver algumas frases que ilustram bem quem foi Guimarães Rosa, elas podem ilustrar sua redação do Enem.

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”

“Olhe: Deus come escondido, e o diabo sai por toda parte lambendo o prato…”

“O sertão é do tamanho do mundo.”

O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado!”

Entre na faculdade com o Beduka

Esperamos que esse texto sobre quem foi Guimarães Rosa tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.