Literatura

Entenda tudo sobre as principais obras de Maria Firmina dos Reis!

Entenda tudo sobre as principais obras de Maria Firmina dos ReisEntenda tudo sobre as principais obras de Maria Firmina dos Reis
Sala do Saber - melhor cursinho online

As obras de Maria Firmina dos Reis refletem o contexto da época de sua publicação, abordando temas como escravidão e ideiais abolicionistas. Apesar de precursora da produção literária negra no país, a autora foi completamente esquecida do cânone nacional por muitos anos. Atualmente, sua obra é lembrada nos vestibulares e para te ajudar a entender tudo sobre a obra de Maria Firmina dos Reis, fizemos este artigo!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Antes de conhecer tudo sobre as principais obras de Maria Firmina dos Reis, entenda quem foi a escritora!

Quem foi Maria Firmina dos Reis?

A escritora Maria Firmina dos Reis nasceu no dia 11 de Março de 1822, na cidade de São Luís no estado do Maranhão. 

Maria Firmina era filha da escrava alforriada Leonor Felipa dos Reis e de João Pedro Esteves, um homem rico da região.

Além de escritora, Maria Firmina também foi professora primária entre os anos de 1847 e 1881 e musicista. Sendo a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público do Maranhão.

Publicou sua obra mais conhecida, “Úrsula”, no ano de 1859 com o pseudônimo de “Uma Maranhense”. A partir deste ano, a autora passou a escrever para diversos jornais, onde publicava suas poesias e outras produções.

A escritora é considerada uma das primeiras mulheres brasileiras a escrever um romance e também a primeira escritora negra do nosso país.

Maria Firmina dos Reis faleceu em 11 de novembro de 1917. Sua obra ficou esquecida até o ano de 1962, quando o historiador Horácio de Almeida a colocou em evidência com seus estudos.

Nos últimos anos, pesquisas sobre a vida da autora e sua obra vêm aumentando e dessa forma seguem resgatando os trabalhos e a importância de Maria Firmina para a literatura brasileira.

Continue lendo o artigo para descobrir quais são as obras de Maria Firmina dos Reis e suas principais características!

Obras de Maria Firmina dos Reis

Entre as obras de Maria Firmina dos Reis, além do romance Úrsula, estão uma novela, um livro de poesias e composições musicais.

Veja a seguir as principais obras de Maria Firmina dos Reis:

  • Úrsula (1859) – romance
  • Gupeva (1861) – novela
  • Cantos à beira-mar (1871) – poesias
  • A escrava (1887) – conto
  • Hino da libertação dos escravos (1888) – letra e música
  • Hino à mocidade – letra e música
  • Auto de bumba meu boi – letra e música
  • Valsa – música
  • Rosinha – letra e música
  • Pastor estrela do Oriente – letra e música
  • Canto de recordação – letra e música

Estudando para o vestibular da UFRGS? Conheça a lista completa das leituras obrigatórias aqui!

Depois de saber quais são as obras de Maria Firmina dos Reis, entenda as características de sua produção literária!

Características das obras de Maria Firmina dos Reis

A escritora Maria Firmina dos Reis nasceu em 1822, ano da Proclamação da Independência do Brasil. Fato histórico que fortaleceu o sentimento de nacionalidade dos artistas brasileiros. Nesse contexto, o Romantismo chegou ao Brasil. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Fortemente influenciada por sua época, as obras de Maria Firmina dos Reis, apresentavam as seguintes características românticas:

  • Subjetividade
  • Adjetivação intensa
  • Bucolismo
  • Uso abundante de exclamações, interrogações e reticências
  • Personagens heroicos
  • Mulher idealizada
  • Amor idealizado

Uma das vertentes do Romantismo no Brasil foi o indianismo, sendo José de Alencar com suas obras O Guarani (1857) e Iracema (1865), o único autor consagrado dessa temática. 

No entanto, apesar de não ser tão lembrada, Maria Firmina dos Reis também escreveu uma obra do gênero, a novela “Gupeva”, publicada em 1861, anterior ao livro Iracema.

Na prosa indianista romântica, o índio é retratado como herói nacional, com o objetivo de despertar o sentimento nacionalista. 

Em Gupeva, é contada a história de amor entre o francês Gastão e a índia Épica. Gupeva refere-se ao nome do vilão da narrativa, um dos obstáculos que impede o casal principal de ficarem juntos.

Já no romance Úrsula (1859), os elementos presentes são os ideais abolicionistas do século XIX. Tema também retratado por Bernardo Guimarães em “A Escrava Isaura” anos mais tarde, em 1875.

Úrsula é a obra mais conhecida de Maria Firmina dos Reis. Com ela a autora torna-se uma das precursoras da literatura antiescravista e da produção literária negra no Brasil.

Esperamos ter ajudado você a conhecer as principais obras de Maria Firmina dos Reis!

Entre na faculdade com o Beduka!

Quer fazer graduação em uma das melhores faculdades mas não quer ficar meses estudando para o Enem ou Vestibular? Nós temos uma solução: o Beduka Bolsas!

Com a plataforma do Beduka Bolsas, você compra uma bolsa de estudos que pode chegar a até 65% de desconto nas mensalidades. 

É uma excelente oportunidade de cursar uma faculdade pagando pouco!

Escolha entre os mais 90 cursos oferecidos, em 8 universidades parceiras!

Esperamos ter ajudado com seus estudos para o vestibular. Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos sobre Enem e Vestibulares todos os dias!

Obrigada por ler até o final!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.