Blog do Beduka | Matérias resumidas, Dicas e Exercícios Enem
Literatura

Resumo de São Bernardo de Graciliano Ramos! Tudo sobre!

Resumo de São Bernardo, de Graciliano Ramos!Resumo de São Bernardo, de Graciliano Ramos!

São Bernardo é uma das obras mais famosas de Graciliano Ramos. A história do pequeno Paulo Honório vai se desenrolando até se tornar um típico latifundiário de 50 anos. A influência do sertão, o contexto histórico e a rudeza do protagonista são cenários perfeitos para uma profunda reflexão das relações sociais. Fique conosco para saber tudo sobre o resumo de São Bernardo de Graciliano Ramos!

 Neste artigo com o resumo de São Bernardo de Graciliano Ramos, você encontrará:

  1. Informações gerais: ficha técnica 
  2. Resumo de São Bernardo de Graciliano Ramos: personagens e história (enredo inicial, desenvolvimento e desfecho)
  3. Análise da obra 
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Informações gerais

É importante, principalmente se você não tiver muito tempo para ler a obra completa, conhecer e se recordar dos aspectos técnicos, que podem te guiar na leitura do resumo de São Bernardo de Graciliano Ramos

Ficha técnica:

Título: São Bernardo

Autor: Graciliano Ramos

Ano de publicação: 1934

Nacionalidade: Brasileiro

Capítulos: 36

Narração: 1° pessoa, forma de flashbacks

PDF: São Bernardo – Graciliano Ramos

Movimento literário: Segunda fase do Modernismo

Resumo de São Bernardo de Graciliano Ramos + personagens

Conhecendo brevemente os personagens, o contexto e o autor, poderemos ler o resumo de São Bernardo de Graciliano Ramos com melhor entendimento! Fique atento, memorize os nomes e volte sempre para consultar, pois a trama é complexa!

Veja:

Principais personagens

  • Paulo Honório: O protagonista, um homem de origem pobre que perdeu os pais cedo. Porém, era ambicioso, tratava as pessoas como meras peças para alcançar suas conquistas e era bastante ardiloso.
  • Margarida: Uma mulher mais velha, negra, que fazia doces e ajudou a criar Paulo Honório na sua infância.
  • Madalena: Uma professora, aparentemente simples, mas muito culta e atenta. Casou-se com Paulo Honório.
  • Casimiro Lopes: Amigo íntimo e totalmente fiel ao Paulo Honório, fazia tudo o que ele mandava.
  • Luís Padilha: Herdeiro da fazenda São Bernardo, era jovem e boêmio, sem maturidade para mantê-la. Acabou se afundando em dívidas e vendeu-a para Paulo Honório.
  • Ribeiro: Contador e guarda-livros de Paulo Honório. Teve um passado abastado, era feliz e culto, mas acabou perdendo tudo.
  • Glória: Tia de Madalena, sempre presente junto a ela. 
  • Azevedo Gondim: Um jornalista amigo e aliado a Paulo Honório, sempre por dentro das falcatruas.

Enredo Inicial

O livro inicia deixando claro que aquela escrita se trata do próprio Paulo Honório registrando a sua história: ele era um garoto órfão, criado por Margarida – uma negra doceira – e um cego da região. Eles moravam na cidade de Viçosa, interior do Alagoas, ajudando-os na venda e na fazenda.

Aos 18 anos, cometeu seu primeiro crime: esfaqueou João Fagundes. Tudo isso porque havia se relacionado pela primeira vez com Germana, e sentia muito ciúme dela. Passado um tempo, João Fagundes se envolveu com a mesma moça e Paulo Honório resolveu descontar.

Assim, foi mandado à prisão, onde ficou por quase 4 anos. Neste tempo, aprendeu a ler com um sapateiro chamado Joaquim. Conhecendo um pouco mais da vida, só pensava em prosperar e juntar riquezas. 

Ao fim do cárcere, pegou dinheiro com um agiota chamado Pereria e saia sertão afora negociando gado, terra, e tudo o que podia. Acabou enfrentando algumas injustiças e cometendo outras, passou pela fome e pela sede. Passava por tudo isso com muita frieza e utilizava até meio violentos para conseguir o que queria – ameaças de morte e roubo.

Desenvolvimento

Após juntar riquezas, retorna a sua terra natal com o intuito de adquirir a Fazenda São Bernardo, onde havia trabalhado na juventude. Padilha era herdeiro da fazenda, um jovem rico, vivia em festejos, muito imaturo. Paulo Honório começa a se aproximar dele e criar uma amizade interesseira e propõe a Padilha que financie maus negócios para levá-lo à falência. 

Conseguido o feito, Padilha vendeu a fazenda a baixo custo para Paulo Honório. Havia uma fazenda vizinha em que morava Mendonça e, Paulo Honório, manda que Casimiro Lopes, seu fiel capanga, mate o proprietário. Feito isso, adquire novas terras e expande sua propriedade.

Criou uma rede de relacionamentos, por exemplo com o jornalista Gondim e com o advogado Nogueira, que lhe garantia tudo o que precisava para investir. Investiu em maquinário para plantação de algodão e mamona, construiu estradas, escola, contratou Ribeiro para cuidar das contabilidades, Luís Padilha como professor, trouxe Margarida para morar consigo na fazenda… Diante de toda essa riqueza, percebeu que deveria ter um herdeiro.

Acabou conhecendo a professora Madalena na casa do juiz Magalhães. Nenhuma das mulheres que conhecera lhe chamava tanta atenção, ela era simples e culta. Assim como conseguia persuadir as pessoas, Paulo Honório convence Madalena a se casar com ele. 

Aos poucos, Paulo Honório foi percebendo que a rotina na São Bernardo começa a se alterar. Madalena se interessa pela vida dos empregados e dá opiniões sobre as condições precárias demais trabalhadores.

Desfecho de São Bernardo

Paulo Honório incomoda-se profundamente com o comportamento dela e começam as brigas do casal. Não conseguindo dominar a personalidade de Madalena, como fazia com todos, Paulo demonstra-se cada vez mais violento. Mesmo o nascimento do filho não ameniza o ciúmes que sente de Madalena e suas desconfianças de traição.

Certa noite, o juiz Magalhães visita o casal e conversa animadamente com Madalena, despertando mais desconfiança. Paranoicamente, fica comparando-se ao juiz, sente-se bruto e inculto e chega à conclusão de que a traição era inevitável. Assim, agride Madalena grosseiramente.

Várias situações acontecem que deixam Paulo mais louco, embora Madalena fosse inocente.Enquanto isso, Madalena sofria e seu desgosto aumentava, sentindo-se humilhada. Por fim, perde o interesse pelo próprio filho.

Certo dia, Paulo contemplava sua propriedade do alto da torre da igreja quando viu Madalena escrevendo e acha uma folha no chão. Ele teve certeza de que era uma carta endereçada para um homem. Ele exige explicações, mas ela lhe diz – desanimadamente – que o restante das folhas estava no escritório. 

Por fim, Paulo passa a noite só, fora de casa. No dia seguinte, descobre que Madalena havia suicidado e deixado uma carta de despedida. Faltava apenas uma página, justamente aquela que ele havia encontrado no chão.

Após a morte de Madalena, os limites da fazenda passam a ser contestados e os funcionários vão se debandando. Paulo Honório se encontra abandonado. Em meio a solidão e somente com a companhia de Casimiro Lopes, Paulo Honório escreve sua narrativa. 

Análise de São Bernardo – Graciliano Ramos

Resumo-de-São-bernardo-de-Graciliano-Ramos-foto-do-autor-do-livro-usando-óculos-e-de-perfil-com-uma-caricatura-do-lado

Nos anos 1930, a Europa vivia a expansão nazista e, No Brasil, havia a ascensão de Vargas. Neste contexto, Graciliano conseguiu expressar o clima de tensão social e sua influência psicológica nas personagens.

Na sua outra famosa obra ”Vidas Secas”, Graciliano aborda a visão do oprimido, já em São Bernardo, o ponto de vista do opressor. Portanto , é notório uma análise social complementar em suas obras.

A escolha de Graciliano por linguagem seca, formada por frases curtas e detalhamento expressivo; encaixa perfeitamente com o protagonista rude que escreve sua própria história.

Analisando a mentalidade de Paulo Honório, podemos perceber que ele compreende tudo a partir da utilidade que as coisas podem ter para ele. Portanto, até as pessoas sofrem uma coisificação. 

Incluindo a posse e o poder, tudo se confunde com Paulo. Exemplo disso é que ele decai junto a sua fazenda, como se fossem um. Por esse motivo, o livro leva o nome da propriedade embora conte a história do Honório.

Gostou do nosso artigo com o resumo de São Bernardo de Graciliano Ramos? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador