Elipse é uma figura de linguagem de sintaxe na qual ocorre a omissão de alguns textos na sentença. São termos que não foram mencionados hora nenhuma, e podem ser compreendidos pelo contexto ou pela gramática. A ausência desses termos não prejudica a compreensão da frase. Há alguns tipos e vamos dar exemplos.
O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é Elipse, seus tipos e exemplos; e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.
Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.
Confira o artigo completo sobre Figuras de Linguagem.
Nesse artigo vamos falar sobre:
- O que é Elipse;
- Tipos de Elipse;
- Elipse e Zeugma.
O que é Figura de Linguagem?
Figuras de linguagem são estratégias que o orador ou escritor utiliza para fazer com que sua mensagem seja mais expressiva. As figuras de linguagem são importantes pois, sabendo identificá-las, é possível interpretar com mais facilidade as grandes diversidades de texto.
Compreender e saber usar as figuras de linguagem possibilita o uso mais eficaz da linguagem como fenômeno social, ajudando a compreender o simbolismo de alguns textos e obras literárias, por exemplo.
As figuras de linguagem podem ser divididas em quatro tipos:
- Figuras de som;
- Figuras de construção (ou sintaxe);
- Figuras de pensamento;
- Figuras de palavras.
Não deixe de conferir nossos exercícios de Figuras de Linguagem.
O que é Elipse?
Elipse é uma figura de linguagem de construção (ou sintaxe), pois seu uso está associado com a construção sintática de frases, enunciados e textos. A elipse é utilizada na omissão de termos em um enunciado que não foram citados anteriormente. Contudo, esses termos são de fácil identificação.
Exemplo de elipse:
Comi duas fatias de pizza ontem.
No exemplo, sabemos pelo verbo “comi”, que está na primeira pessoa do singular, que o termo omitido da sentença é o pronome pessoal “eu”. Nesse casos, temos uma elipse de sujeito. Além deste, existem diversos outros tipos de elipse, como veremos mais à frente.
A elipse é utilizada principalmente nos discursos informais, e também em textos, com o objetivo de deixá-los mais dinâmicos e evitar a repetição de alguns termos. Vale ressaltar que a ausência dos termos não interfere na compreensão do enunciado.
Tipos de Elipse
Elipse do Sujeito
Nesse caso, há a omissão do sujeito da frase.
Exemplos de elipse do tipo sujeito:
- Gostaria que você fosse conosco (elipse do pronome pessoal eu);
- Estivemos juntos durante toda a festa (elipse do pronome pessoal nós).
Elipse de Verbos
Nesse caso, há a omissão de verbos.
Exemplos de elipse do tipo verbo:
- Nenhum sequer disposto a ajudar (elipse do verbo estava);
- Quanta audácia no seu discurso (elipse do verbo há).
Elipse de Preposições
Nesse caso, há a omissão de preposições.
Exemplos de elipse do tipo preposição:
- Volto a trabalhar segunda-feira (elipse da preposição na);
- Estou certa que chegaremos até lá (elipse da preposição de).
Elipse de Conjunções
Nesse caso, há a omissão de conjunções.
Exemplos de elipse do tipo conjunção;
- Saiu sozinha, feliz, preparada para viver de fato(elipse da preposição e);
- Não fosse você, não sei o que faria (elipse da conjunção se).
Aprenda também o que é Conotação e Denotação.
Diferença entre elas elipse e zeugma
Assim como a elipse, a zeugma também é uma figura de construção. Em ambos os casos há a omissão de termos. A diferença entre essas duas figuras de linguagem é que, na elipse, os termos omitidos podem ser identificados pelo contexto ou pela gramática. No entanto, esses termos não foram citados anteriormente. Na zeugma, os termos omitidos já foram mencionados em algum momento.
Exemplos:
- Elipse: Fui lá eram nove horas. (Eu)
- Zeugma: Juliana comprou duas blusas, já eu, somente uma. (Comprei)
Além de aprender sobre o que é Elipse você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.
Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!