Português

O que é Elipse? Veja os tipos de elipse e os exemplos

O que é ElipseO que é Elipse?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Elipse é uma figura de linguagem de sintaxe na qual ocorre a omissão de alguns textos na sentença. São termos que não foram mencionados hora nenhuma, e podem ser compreendidos pelo contexto ou pela gramática. A ausência desses termos não prejudica a compreensão da frase. Há alguns tipos e vamos dar exemplos.

O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é Elipse, seus tipos e exemplos; e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

Confira o artigo completo sobre Figuras de Linguagem.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Elipse;
  • Tipos de Elipse;
  • Elipse e Zeugma.

O que é Figura de Linguagem?

Figuras de linguagem são estratégias que o orador ou escritor utiliza para fazer com que sua mensagem seja mais expressiva. As figuras de linguagem são importantes pois, sabendo identificá-las, é possível interpretar com mais facilidade as grandes diversidades de texto.

Compreender e saber usar as figuras de linguagem possibilita o uso mais eficaz da linguagem como fenômeno social, ajudando a compreender o simbolismo de alguns textos e obras literárias, por exemplo.

As figuras de linguagem podem ser divididas em quatro tipos:

  • Figuras de som;
  • Figuras de construção (ou sintaxe);
  • Figuras de pensamento;
  • Figuras de palavras.

Não deixe de conferir nossos exercícios de Figuras de Linguagem.

O que é Elipse?

Elipse é uma figura de linguagem de construção (ou sintaxe), pois seu uso está associado com a construção sintática de frases, enunciados e textos. A elipse é utilizada na omissão de termos em um enunciado que não foram citados anteriormente. Contudo, esses termos são de fácil identificação.

Exemplo de elipse:

Comi duas fatias de pizza ontem.

No exemplo, sabemos pelo verbo “comi”, que está na primeira pessoa do singular, que o termo omitido da sentença é o pronome pessoal “eu”. Nesse casos, temos uma elipse de sujeito. Além deste, existem diversos outros tipos de elipse, como veremos mais à frente.

A elipse é utilizada principalmente nos discursos informais, e também em textos, com o objetivo de deixá-los mais dinâmicos e evitar a repetição de alguns termos. Vale ressaltar que a ausência dos termos não interfere na compreensão do enunciado.

Tipos de Elipse

Elipse do Sujeito

Nesse caso, há a omissão do sujeito da frase.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Exemplos de elipse do tipo sujeito:

  • Gostaria que você fosse conosco (elipse do pronome pessoal eu);
  • Estivemos juntos durante toda a festa (elipse do pronome pessoal nós).

Elipse de Verbos

Nesse caso, há a omissão de verbos.

Exemplos de elipse do tipo verbo:

  • Nenhum sequer disposto a ajudar (elipse do verbo estava);
  • Quanta audácia no seu discurso (elipse do verbo ).

Elipse de Preposições

Nesse caso, há a omissão de preposições.

Exemplos de elipse do tipo preposição:

  • Volto a trabalhar segunda-feira (elipse da preposição na);
  • Estou certa que chegaremos até lá (elipse da preposição de).

Elipse de Conjunções

Nesse caso, há a omissão de conjunções.

Exemplos de elipse do tipo conjunção;

  • Saiu sozinha, feliz, preparada para viver de fato(elipse da preposição e);
  • Não fosse você, não sei o que faria (elipse da conjunção se).

Aprenda também o que é Conotação e Denotação.

Diferença entre elas elipse e zeugma

Assim como a elipse, a zeugma também é uma figura de construção. Em ambos os casos há a omissão de termos. A diferença entre essas duas figuras de linguagem é que, na elipse, os termos omitidos podem ser identificados pelo contexto ou pela gramática. No entanto, esses termos não foram citados anteriormente. Na zeugma, os termos omitidos já foram mencionados em algum momento.

Exemplos:

  • Elipse: Fui lá eram nove horas. (Eu)
  • Zeugma: Juliana comprou duas blusas, já eu, somente uma. (Comprei)

Além de aprender sobre o que é Elipse você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.