Português

O que é Aliteração?

O que é AliteraçãoO que é Aliteração?

A aliteração é uma figura de linguagem de som que consiste na repetição consonantal, isto é, a repetição de consoantes em uma frase, texto ou enunciado.

O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é Aliteração e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

Confira o artigo completo sobre Figuras de Linguagem.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Aliteração;
  • Aliteração e Assonância;
  • Exemplos de Aliteração.

O que é Figura de Linguagem?

Figuras de linguagem são estratégias que o orador ou escritor usa para tornar a mensagem que ele transmite mais expressiva. As figuras de linguagem são importantes pois, sabendo identificá-las, é possível interpretar melhor as diversas variedades de texto.

Compreender e saber usar as figuras de linguagem possibilita o uso mais eficiente da linguagem como fenômeno social, ajudando a perceber o simbolismo de alguns textos e obras literárias, por exemplo.

As figuras de linguagem podem ser divididas em quatro tipos:

  • Figuras de som;
  • Figuras de construção (ou Sintaxe);
  • Figuras de pensamento;
  • Figuras de palavras.

Não deixe de conferir nossos exercícios de Figuras de Linguagem.

O que é Aliteração?

A aliteração é uma figura de linguagem de som que é definida como a repetição de sons consonantais em uma frase, texto ou enunciado. Podemos dizer que esses sons são semelhantes ou iguais e, normalmente, estão presentes no começo da palavra, mas podem estar localizados no meio ou no fim da palavra.

A aliteração é fundamentada na sonoridade que as consoantes posicionadas proporcionam. Ela diz respeito à alternativa linguística que é utilizada estrategicamente para tornar o ritmo mais intenso e dar ênfase ao texto através do efeito sonoro.

Portanto, podemos definir a aliteração como sendo um recurso utilizado, principalmente, em textos poéticos para dar ênfase e expressividade a eles.

Aliteração e Assonância

A aliteração pode ser comumente confundida com a assonância. Contudo, estas apresentam diferenças cruciais: enquanto a aliteração consiste na repetição de consoantes, a assonância é a repetição de sons vocálicos (vogais).

Exemplos:

  • Aliteração: “Chove chuva” (repetição das consoantes “ch”);
  • Assonância: “É a paixão do meu coração” (repetição das vogais “ão”).

Não deixe de conferir o artigo completo sobre Vícios de Linguagem.

Exemplos de Aliteração

  • “Quem com ferro fere com ferro será ferido.” – repetição da consoante “f”.
  • “O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.” – repetição da consoante “s”.
  • “Voou o vento, é a voz do vulcão vivo” – repetição da consoante “v”.
  • “O rato roeu a roupa do rei de Roma.” – repetição da consoante “r”.

Além de aprender sobre o que é Aliteração você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador