Português

O que é Assonância?

O que é AssonânciaO que é Assonância?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A assonância é uma figura de linguagem muito utilizada na música e na literatura, que consiste na repetição de vogais com o objetivo de trazer mais expressividade e ênfase ao texto, frase ou enunciado.

O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é Assonância e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

Confira o artigo completo sobre Figuras de Linguagem.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Assonância;
  • Assonância e Aliteração;
  • Exemplos de Assonância.

O que é Figura de Linguagem?

As figuras de linguagem são o conjunto de estratégias utilizadas para tornar a mensagem transmitida mais expressiva. As figuras de linguagem são importantes pois, sabendo identificá-las, é possível interpretar melhor as diversas variedades de texto.

Compreender as figuras de linguagem e saber como utilizá las possibilita o uso mais eficiente da linguagem como fenômeno social, percebendo o simbolismo de textos e obras literárias, por exemplo.

As figuras de linguagem podem ser divididas em quatro tipos:

  • Figuras de som;
  • Figuras de construção (ou Sintaxe);
  • Figuras de pensamento;
  • Figuras de palavras.

Não deixe de conferir nossos exercícios de Figuras de Linguagem.

O que é Assonância?

A assonância é uma figura de linguagem de som. Ela é caracterizada pela repetição vocálica em uma frase, texto ou enunciado. A aliteração é muito utilizada na literatura e na música, por exemplo, pois ela atribui muita expressividade e ênfase ao texto. Isso acontece devido à intensificação da musicalidade e do ritmo.

A repetição vocálica (vogais) pode acontecer nas sílabas tônicas das palavras ou pode se destacar por meio da regularidade em uma sentença. A assonância pode compor (ou ajudar a compor) rimas em poemas e letras de músicas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A assonância é bastante utilizada em conjunto com a aliteração, para que haja um paralelismo entre palavras, produzindo a rima. Nesses casos, o som das vogais complementa a aliteração, proporcionando melodia à sequência de versos.

Não deixe de conferir o artigo completo sobre Vícios de Linguagem.

Aliteração e Assonância

A assonância pode ser confundida com a aliteração. No entanto, estas apresentam diferenças: enquanto a aliteração consiste na repetição consonantal (consoantes), a assonância é a repetição de sons vocálicos (vogais).

Exemplos:

  • Aliteração: “O pato pateta pintou” – repetição das consoantes “p” e “t”.
  • Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

Exemplos de Assonância

  • “Jurei mas não acreditei. Não fiquei quando eu pensei: “nunca hesitei, então irei”.
  • “A ponte aponta e não desaponta”.

Assonância na Música

Quem sou eu, afinal? Ilusão total?

Ou será que esse eu é só uma construção social?

Ou que na real não existe eu, só nós

Deve ser por isso que S.O.S. também escreve sós

Coincidência da semântica ou uma súplica oculta

Solitário ou solidário? Sol e árido

É o deserto das paixões que nos afaga e nos insulta

Eu falei, não me deram corda, me deram uma corda

Eu disse que precisava de “hope”, não de “rope”

Me poupe, no fundo do poço

Ou uso ela pra escalar até o topo

Ou enrolo no pescoço

Trecho de “Jurei/Odin” de Fábio Brazza (part. Cynthia Luz)

Além de aprender sobre o que é Assonância você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.