Português

O que é narrador observador? Aprenda a identificá-lo e veja os exemplos

o que é narrador observadoro que é narrador observador
Sala do Saber - melhor cursinho online

O narrador observador é aquele que sabe tudo sobre uma história e por isso tem o poder de contá-la. No entanto, ele não participa dela, não é um personagem e não tem contato direto com eles.

Exatamente por isso recebeu o nome de observador.  Isso o torna imparcial, mas não o dá acesso a alguns aspectos como: conhecer fatos que não puderam ser vistos, ter livre acesso ao psicológico dos personagens etc.

Nesse artigo, você vai aprender não só o que é narrador observador, mas também a identificá-lo em uma obra ou trecho literário. Além de ver vários exemplos.  

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que é narrador observador. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é narrador observador?
  2. Como identificar um narrador observador?
  3. Qual o foco narrativo de um narrador observador?
  4. 3 exemplos de narrativas com narrador observador

O que é narrador observador vai te ajudar a ser mais criativo, e isso é fundamental na universidade. Caso você ainda não esteja em uma, o Beduka Bolsas tem um super presente para você: uma bolsa de 65% até o final do curso dos seus sonhos!

O que é narrador observador?

Narrador observador é aquele que conta uma história da qual não faz parte. Ele, literalmente, narra aquilo que observa.

Muita gente confunde esse tipo de narrador com o onisciente, mas um narrador observador tem um poder bem mais restrito. 

Ele conta apenas aquilo que vê, não tem acesso ao passado ou ao futuro e nem à mente dos personagens.

Não é tão fácil encontrar um narrador puramente observador, até porque muitos autores alternam o foco narrativo (aquele que define a posição que o narrador ocupa em relação a uma história). 

Por falar em narração, que tal se aprofundar mais em assuntos relacionados ao que é narrador observador? Basta acessar:

Como identificar um narrador observador?

Analisando o nível de conhecimento que ele tem dos fatos. Vamos simplificar. Imagine que você viu uma briga e resolveu narrá-la em uma publicação no Instagram (com foto e tudo).

Porém, decidiu fazer isso de forma consciente, narrando apenas aquilo que viu. Não contou o que aconteceu antes (já que não presenciou) e nem falou sobre o que aconteceria depois (já que não tem acesso ao futuro).

Também não falou se os participantes do conflito estavam enfrentando algum terror psicológico, nem descreveu o que eles sentiram em seus corpos na hora da confusão. 

Apenas disse como a briga se desenrolou, quem fugiu, quem ficou, o que o semblante dos envolvidos transpareceu, entre outros elementos.

Resumindo: você foi um narrador observador e havia muitas partes da história que não puderam ser contadas, simplesmente, porque você não tinha acesso a todos os fatos.

Qual o foco narrativo de um narrador observador?

O foco narrativo é indispensável para entendermos o que é narrador observador. Ele apresenta foco narrativo em terceira pessoa, pois não participa do enredo. Literalmente, apenas observa e conta aquilo que está acontecendo.

O que é foco narrativo? 

Foco narrativo é aquele que determina o modo como o narrador vê uma história. Se o narrador assume a posição de quem apenas assiste o desenrolar dos fatos, a tendência é que estamos diante de um narrador observador.

Agora pergunte-se: o narrador faz parte do enredo? Ele protagoniza os fatos? Ele tem acesso ao passado ou ao futuro? Ele sabe o que os personagens estão pensando? Sabe o que eles sentem? 

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for “sim”, muito provavelmente não estamos mais lidando com um narrador observador, mas um onisciente.

Para que você possa entender melhor, vamos fazer uma analogia aos olhos humanos.

O narrador protagonista, por exemplo, tem uma visão direta de tudo que está ocorrendo. Mas devido o foco ser tão próximo, ele se envolve e não consegue ser imparcial. Também acaba perdendo muitos detalhes.

Já um narrador observador tem um ângulo de visão maior, logo ele consegue ver com mais clareza e objetividade. Pense comigo! 

Se houvesse alguém com uma arma atrás do protagonista, o mesmo não enxergaria. Mas a pessoa que observa de uma posição mais distante, sim. 

A posição que ambos assumem em relação a história dá a cada um uma perspectiva diferente, ou seja, muda-se o foco. 

O foco narrativo também determina e é determinado pelas pessoas do discurso: primeira pessoa do singular (eu) e terceira pessoa do singular e plural (ele, ela, eles, elas). 

Como já vimos, o narrador observador apresenta foco em terceira pessoa, ou seja, ele fala sobre alguém e não sobre si mesmo.

Agora que você já sabe o que é narrador observador, é hora de identificar esse tipo de narrativa em trechos literários. Vamos lá.

3 exemplos de narrativas com narrador observador

Entender o que é narrador observador fica muito mais fácil quando lemos algo escrito por um. Por isso, separamos 3 trechos para que você veja como é escrita uma narrativa em terceira pessoa e do ponto de vista de quem apenas observa. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

1 – Narrador observador em trecho da obra O Falcão Maltês

O despertador […] marcava três e quarenta quando Spade acendeu de novo a luz do lustre. Deixou cair o chapéu e o sobretudo sobre o leito e dirigiu-se à cozinha, voltando ao quarto com um copo e uma garrafa […]. Pôs a garrafa e o copo sobre a mesa, sentou-se na beirada da cama de frente para eles, e enrolou um cigarro.

O falcão maltês, Dashiell Hammett

No trecho acima, veja como o narrador é quase uma pessoa na casa, sem vínculo ou participação na história, apenas observando a cena. 

Também podemos notar que a narrativa está em terceira pessoa. Percebemos isso em trechos como “quando Spade acendeu de novo…”, ou seja, “quando ele acendeu…”.

2 – Narrador observador em trecho da obra Baleia

Por isso Fabiano imaginara que ela estivesse com um princípio de hidrofobia e amarrara-lhe no pescoço um rosário de sabugos de milho queimados. Mas baleia, sempre de mal a pior, roçava-se nas estacas do curral ou metia-se no mato, impaciente, enxotava os mosquitos sacudindo as orelhas murchas, agitando a cauda pelada e curta, grossa na base, cheia de roscas, semelhante a uma cauda de cascavel.

Então Fabiano resolveu matá-la. Foi buscar a espingarda de pederneira, lixou-a, limpou-a com o saca-trapo e fez tenção de carregá-la bem para a cachorra não sofrer muito.”

Baleia, Graciliano Ramos

Mais uma vez, temos uma narrativa em terceira pessoa expressa no trecho: “Fabiano resolveu” (ele resolveu). 

Nesse trecho, também fica clara uma outra característica de um narrador observador: ele não faz rodeios, ele apenas descreve os fatos. 

Diferente de outros tipos de narrativas, nas quais parte do texto é usada para questionar atitudes, falar sobre sensações e sentimentos, filosofar, enfim, essas coisas de escritor.

Você consegue ver a cena, mas o texto não te incentiva a questionar sobre ela. É o acontecimento nu e cru.

3 – Narrador observador em trecho de Quincas Borba

“Rubião é que não perdeu a suspeita assim tão facilmente. Pensou em falar a Carlos Maria, interrogá-lo, e chegou a ir à Rua dos Inválidos, no dia seguinte, três vezes; não o encontrando, mudou de parecer. Encerrou-se por alguns dias; o Major Siqueira arrancou-o à solidão. Ia participar-lhe que se mudara para a Rua Dois de Dezembro. Gostou muito da casa do nosso amigo, das alfaias, do luxo, de todas as minúcias, ouros e bambinelas. Sobre este assunto discorreu longamente, relembrando alguns móveis antigos. Parou de repente, para dizer que o achava aborrecido; era natural, faltava-lhe ali um complemento.”

Quincas Borba, Machado de Assis

No parágrafo acima, além do foco estar em terceira pessoa, você pode notar a velocidade da narrativa. Isso acontece porque o narrador relata apenas aquilo que vê, sem opiniões, sem comentários. 

Às vezes topamos com tantas coisas legais de ler, mas nem imaginamos a complexidade que as envolve, né?

E, se tem um tipo de produção textual que é complicada, é a dissertativa-argumentativa. O pior é que todos os vestibulares exigem que você faça uma.

Mas não tem problema, O Guia Completo de Redação Beduka pode te ajudar nisso. Ele te dá o passo a passo de como escrever uma redação para qualquer tipo de vestibular.

E aí? Ficou com vontade de escrever uma história agora que entendeu o que é narrador observador? 

Esperamos que nosso texto tenha te ajudado e desejamos sorte em toda a sua vida acadêmica. 

Volte sempre ao Beduka quando quiser estudar! Estaremos aqui para você!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.