Português

O que é Polissemia? Veja a definição e os exemplos

O que é PolissemiaO que é Polissemia?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Polissemia é o ramo da Semântica responsável por estudar as palavras que apresentam uma grande multiplicidade de significados. Os termos polissêmicos possuem significados diferentes que vão variar de acordo com o contexto em que estão empregados.

O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é Polissemia e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Entender sobre essa matéria também é importante na hora de escrever a redação no ENEM. Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

Confira o artigo completo sobre o que é Semântica.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Polissemia;
  • Exemplos de Polissemia;
  • Diferença entre Polissemia e Ambiguidade.

O que é Polissemia?

A Polissemia é a área da Semântica que estuda as palavras que possuem uma multiplicidade de significados. A palavra possui origem na palavra grega polysemy, que significa “muitos significados”. Os termos polissêmicos apresentam significados distintos de acordo com o contexto em que estão sendo empregados. Contudo, eles possuem a mesma origem em termos de ideia.

Exemplos de Polissemia

exemplos polissemia

Nos três exemplos, a palavra “cabeça” possui significados diferentes, variando de acordo com o contexto. Na frase 1, o termo “cabeça” é empregado como estado mental. Já na frase 2, o termo é empregado como a parte física do corpo humano, e na frase 3, o termo é utilizado como pessoa pensante fundamental.

Vemos que, apesar do contexto, todos os significados possuem a mesma origem: a ideia de mente. Vamos conferir outro exemplo:

polissemia

A palavra “letra” possui significados diferentes, variando conforme o contexto. Na frase 1, o termo “letra” é empregado como caligrafia. Já na frase 2, o termo é empregado como canção, e na frase 3, é utilizado como letra do alfabeto.

Polissemia e Ambiguidade

A polissemia pode ser confundida com a ambiguidade. Em casos de ambiguidade, a sentença adquire duplo sentido na interpretação. Por exemplo:

  • Rafael pegou seu cachorro correndo na rua. (Quem estava correndo? Rafael ou o seu cachorro?)

A ambiguidade faz com que exista duplo sentido na interpretação da sentença, diferentemente da Polissemia. Os termos polissêmicos mudam o seu significado conforme o contexto em que estão e não existe duplo sentido na interpretação da sentença.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Confira o artigo completo sobre Vícios de Linguagem.

Polissemia e Homonímia

A Homonímia também diz respeito à multiplicidade de significados de uma palavra. A diferença entre palavras homônimas e polissêmicas está em sua origem.

Retomando o exemplo:

  1. Ele tinha uma letra bonita;
  2. A letra da música “Dom Quixote” é maravilhosa;
  3. Meu nome se escreve com a letra R.

Todos os significados para o termo letra possuem a mesma origem e o mesmo conceito: a escrita. No caso das palavras homônimas, elas são iguais mas têm origem e conceitos diferentes. Por exemplo:

A palavra banco pode ser um lugar para sentar, uma agência bancária, ou o ato de arcar com os custos de algo. Os três conceitos que a palavra pode adquirir não se relacionam em momento algum, diferente da Polissemia.

Além de aprender sobre o que é Polissemia, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre o que é Polissemia? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários