Zeugma é a figura de linguagem que consiste na omissão de termos que já foram citados anteriormente na frase, enunciado ou texto. A zeugma é utilizada para evitar a repetição desses termos, sendo empregada em textos poéticos e músicas.
O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é Zeugma e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.
Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.
Confira o artigo completo sobre Figuras de Linguagem.
Nesse artigo vamos falar sobre:
- O que é Zeugma;
- Zeugma e Elipse;
- Exemplos de Zeugma.
O que é Zeugma?
A zeugma é uma figura de linguagem de construção (sintaxe). Nesse caso, há a omissão de alguns termos que já foram mencionados na frase, enunciado ou período. O termo fica subentendido, e sua ausência não prejudica a compreensão da frase.
A zeugma se assemelha bastante com a elipse, como veremos mais à frente. A grande diferença entre zeugma e elipse é que, na elipse, os termos omitidos não foram citados em momento algum na sentença. Na zeugma, os termos omitidos foram necessariamente citados anteriormente.
Assim como a elipse, a zeugma tem o objetivo de evitar a repetição desnecessária de alguns termos, como verbos e substantivos. Essa figura linguagem é empregada principalmente na linguagem informal, sendo utilizada também em textos poéticos e músicas.
Zeugma e Elipse
Como já começamos a explicar acima, a zeugma pode ser confundida com outra figura de linguagem: a elipse! Essa confusão acontece porque ambas figuras de linguagem se assemelham: elas consistem na omissão de alguns termos nas sentenças, textos e frases.
A elipse consiste na omissão de termos que não foram citados em momento algum na sentença. Como por exemplo:
- Fui à praia, mercado, restaurante, parques… (omissão da preposição a).
Já na zeugma, os termos omitidos precisam ter sido obrigatoriamente citados anteriormente para caracterizar um caso de zeugma. Por exemplo:
- Marcos gosta de pizza, eu, de hambúrgueres (omissão do verbo gosto).
Aprenda mais sobre o que são Vícios de Linguagem.
Exemplos de Zeugma
- Eu cheguei às 11, ele, às 13 (zeugma do verbo chegou);
- Manoel queria saber se eu iria a festa de carro, Juliana, se eu iria de moto (zeugma dos verbos queria saber);
- A vida é um sopro e o destino, inevitável (zeugma do verbo é);
- Li os livros de Machado de Assis, de Monteiro Lobato e de Guimarães Rosa (zeugma do substantivo livros);
- A primeira porta é de madeira, a segunda é de vidro (zeugma do substantivo porta).
Além de aprender sobre o que é Zeugma você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.
Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!