Português

Qual o objetivo principal do gênero textual notícia? Entenda a produção jornalística 

Qual o objetivo principal do gênero textual notíciaQual o objetivo principal do gênero textual notícia
Sala do Saber - melhor cursinho online

“Extra, extra, preparem a pipoca, o cinema chegou à cidade!”. Era assim que os vendedores de jornais anunciavam uma notícia e atraiam compradores. Muita coisa mudou desde então e esse gênero textual vem se moldando a isso.

Agora, nem precisamos comprar nada para saber de algo, é só abrir as redes sociais ou alguma página de noticiários. Independentemente disso ser bom ou ruim, notícias ainda são informações e servem para nos deixar a par dos acontecimentos.

E, se tem uma coisa que o Enem adora é atualidades. Então, prepare-se, porque nesse artigo você vai aprender qual é o objetivo principal do gênero textual notícia, compreender como ele é produzido e treinar respondendo questões com gabarito.

Este artigo vai te ajudar a entender qual o objetivo principal do gênero textual notícia. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é notícia e qual o principal objetivo do gênero textual notícia?
  2. Como produzir uma notícia? (Estrutura e exemplo)
  3. Título e subtítulo
  4. Lide
  5. Corpo da notícia
  6. Qual a diferença entre notícia e reportagem?
  7. Exercícios sobre o gênero textual notícia (com gabarito comentado)

O que é e qual o principal objetivo do gênero textual notícia?

Notícia é um gênero textual responsável por passar uma informação sobre algo que aconteceu ou está acontecendo. Sendo assim, seu objetivo principal é o de informar as pessoas!

Ela está presente todos os dias na nossa vida e pode estar relacionada a diferentes áreas da sociedade, como: política, economia, ciência, esportes, entretenimento, cultura e outros. 

É através dela que conseguimos ficar por dentro de fatos e mudanças que estão ocorrendo na nossa cidade, país e no mundo. Além disso, a notícia tem o poder de impactar um grupo muito grande de pessoas e até mesmo de formar opiniões.

Na teoria, ela deve ser passada com imparcialidade, mas na prática isso é impossível. Afinal, todo tipo de escrita, incluindo a notícia, carrega consigo uma linha de pensamento de quem a escreve ou do veículo de comunicação que a produziu.

Apesar disso, o objetivo ao se produzir uma é tentar chegar o mais perto possível dessa imparcialidade. Para isso, há alguns padrões na hora de produzi-la, como checagem de fatos, busca de fontes confiáveis, linguagem objetiva, direta e sem argumentação. 

E, por falar nos meios através dos quais elas são transmitidas, há diversos: jornais, revistas, rádio, televisão, sites de notícias e redes sociais. Esse é um dos fatores que fazem dela um gênero textual. 

Como assim? O que é um gênero textual?

Gêneros textuais nada mais são do que os modos como um texto se apresenta e esses modos são mutáveis. Ou seja, um gênero interage com as mudanças que vão ocorrendo na sociedade.

É por isso que a notícia foi ganhando várias formas de alcançar as pessoas. Lá no início, tínhamos apenas o jornal impresso. Hoje, a notícia já nos alcança até mesmo por meio das redes sociais.

E a linguagem não é a mesma. Basta você pegar um jornal impresso e uma informação dada no Instagram para perceber que até o tipo de escrita é diferente. Logo, por ser um gênero, ela vem se adequando a novos padrões de vida e comportamento.

Caso você queira se aprofundar em relação a qual o objetivo principal do gênero textual notícia e até mesmo em relação aos tipos textuais, temos vários artigos que podem te ajudar. Acesse:

Tudo que foi mencionado também responde ao questionamento sobre qual o objetivo principal do gênero textual notícia.

Afinal, é preciso se adaptar às mudanças para que as informações alcancem de forma mais eficiente o maior número de pessoas possível. 

Já que estamos falando em eficiência, é preciso ter um cronograma completo para passar no Enem. E nós temos um prontinho para te ajudar! Com o Plano de Estudos do Beduka, você terá acesso aos conteúdos que mais caem divididos em tempo acessível de estudo.

E mais dicas exclusivas que só o nosso Plano tem, como repertório para redação e linha de tempo histórica.  

Como produzir uma notícia? (Estrutura e exemplo)

Isso vai depender muito do meio de comunicação que irá transmiti-la e saber que podem ocorrer essas mudanças também vai te ajudar a entender qual o objetivo principal do gênero textual notícia. Mas, no geral, elas apresentam as seguintes estruturas:

Título e subtítulo

As notícias costumam ser formadas por dois títulos: um principal e um auxiliar (também conhecido como Bigode). 

O principal, também conhecido como manchete, é curto, direto e apenas informa o que será dito de uma forma geral, sem nenhum tipo de detalhe. Além disso, ele sempre é escrito no presente; nunca no passado. 

o subtítulo é uma espécie de título auxiliar e adianta algumas informações sobre o que será dito no texto referente a notícia. Ou seja, é como se fosse um trechinho dela. Assim, como você pode ver no exemplo abaixo:

Título: No Twitter, Lula parabeniza Erdogan por eleição na Turquia

Subtítulo: Com 99% das urnas apuradas, Erdogan tinha 52% dos votos válidos e garantiu a reeleição. Lula disse que ele pode contar com a parceria do Brasil para a busca pela paz no mundo e combate à pobreza.

A notícia completa pode ser encontrada no portal do G1

Lide

Uma das primeiras coisas que os estudantes de jornalismo aprendem é como escrever o “lide”, que é como se fosse um guia de como montar uma notícia. Ela nos dá uma diretriz lógica de como encadear os acontecimentos e passar a informação sem ruídos. 

A estrutura básica do Lide é: “Quem fez o que, como, quando, onde e por que ?”. Todas essas perguntas são respondidas logo no primeiro parágrafo, de forma que se o leitor ler apenas o início da matéria, já consegue compreender a parte mais importante da informação.

Essa estrutura é o primeiro passo do que é conhecido como pirâmide invertida, pois traz logo no início a informação mais importante. Como dissemos sobre qual o objetivo principal do gênero textual notícia, ele deve informar, logo, não faz sentido guardar informação. 

Inclusive, essa é uma das principais diferenças de um texto jornalístico para um ficcional ou publicitário, que costumam deixar o melhor para o final. Ou seja, faz com que nem seja necessário a pessoa ler tudo para saber o que aconteceu. Basicamente, é como colocar o final de um livro na primeira página.

Logo, se houve um assalto, será contado de cara quais armas foram utilizadas, a motivação do crime ou quanto tempo durou, assim como quem o cometeu. Assim, como você pode ver no exemplo abaixo:

Na última sexta-feira (26), policiais militares do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano prenderam dois indivíduos suspeitos de fazer uma família refém por mais de 24 horas em uma chácara localizada na avenida do Paiol, em Ferraz de Vasconcelos.

De acordo com a PM/SP, no momento da invasão estavam na residência a mãe e dois irmãos, que foram surpreendidos pelos criminosos armados. Após renderem as vítimas, os homens passaram a realizar diversas transferências via Pix das contas bancárias da família.

Observe que já no primeiro parágrafo você tem os sujeitos que participam do acontecimento: “policiais e ladrões”, respondendo assim à primeira pergunta do lide:  “quem?” e cumprindo qual o objetivo principal do gênero textual notícia. 

Também há as respostas para “o que?” e “quando?”, ou seja, “prenderam indivíduos suspeitos de fazer uma família refém” (acontecimento) e “na última sexta-feira” (dia do ocorrido). 

Depois é dito onde (chácara) e porque (realizar transferências bancárias). Por fim, é dito como ocorreu: 

Ainda segundo a corporação, depois de cerca de 30 horas mantendo a família refém, os indivíduos pegaram no sono e um dos irmãos aproveitou a distração para fugir da chácara e acionar a Polícia Militar.  

A notícia completa pode ser acessada no portal de notícias Terra. 

Corpo da notícia  

Uma vez concluído qual o objetivo principal do gênero textual notícia no lead, o corpo da notícia é o local no qual é acrescentado todas as informações extras. É onde o assunto pode ser melhor desenvolvido, já que muitos não são exatamente um acontecimento simples e não seguem uma ordem tão clara. Exemplo:

Entenda as acusações 

De acordo com a coligação “É a vez do povo!”, Crivella teria organizado um esquema com o objetivo de “monitorar e impedir a comunicação entre cidadãos e profissionais da imprensa”, visando bloquear a divulgação de informações sobre o sistema de saúde do Rio durante o período eleitoral.

Com base na acusação, o ex-prefeito teria utilizado servidores públicos municipais, conhecidos como “Guardiões do Crivella”, em desvio de função, para implementar o esquema de monitoramento e impedir a comunicação entre cidadãos e profissionais da imprensa.

Na sentença, a magistrada afirmou que a decisão tinha “caráter pedagógico-preventivo” e também demonstrava o repúdio à “conduta moral e ilegal perpetrada”.

Na notícia acima, que pode ser acessada no portal Terra, foi acrescentada a história completa para que os leitores entendam tudo que ocorreu antes de chegar ao fato mencionado. Ou seja, a narrativa veio após o desfecho.

Qual a diferença entre notícia e reportagem?

A principal diferença é o tempo que é gasto com cada uma. A notícia é mais veloz, tem pouco tempo para ser escrita e transmitida, é veiculada em tempo real. Já a reportagem tem muito mais tempo para ser produzida.

Além disso, a reportagem se aprofunda em um assunto ou acontecimento específico, buscando testemunhas, entrevistando pessoas, investigando fatos e motivos, analisando contextos e assim por diante.

Outro fator que as diferencia é o fato de que notícias são sempre sobre atualidades, já reportagens podem ser sobre algo bastante antigo, como um período musical, um crime ou uma doença de dez anos atrás.

Resumindo…

Quando falamos de qual o objetivo principal do gênero textual notícia é importante termos em mente que é informar rapidamente. Afinal, muitos fatos e descobertas precisam ser expostos imediatamente. Pensando nisso, você nunca mais vai confundir reportagem e notícia.

Exercícios sobre o gênero textual notícia (com gabarito comentado)

Não basta saber qual o objetivo principal do gênero textual notícia se você não treinar. Afinal, alguns textos podem apresentar semelhanças e nos confundir. Por isso, selecionamos uma questão e fizemos questão de comentá-la para você. 

É só responder e conferir a explicação no tópico seguinte.

Questão 1-  (Enem 2020 / 1ª Aplicação)

Mulher tem coração clinicamente partido após morte de cachorro

Como explica o The New England Journal of Medicine, a paciente, chamada Joanie Simpson, tinha sinais de infarto, como dores no peito e pressão alta, e apresentava problemas nas artérias coronárias. Ao fazerem um ecocardiograma, os médicos encontraram o problema: cardiomiopatia de Takotsubo, conhecida como síndrome do coração partido.

Essa condição médica tipicamente acontece com mulheres em fase pós-menstrual e pode ser precedida por um evento muito estressante ou emotivo. Nesses casos, o coração apresenta um movimento discinético transitório da parede anterior do ventrículo esquerdo, com acentuação da cinética da base ventricular, de acordo com um artigo médico brasileiro que relata um caso semelhante. Simpson foi encaminhada para casa após dois dias e passou a tomar medicamentos regulares.

Ao Washington Post, ela contou que estava quase inconsolável após a perda do seu animal de estimação, um cão da raça yorkshire terrier. Recuperada após cerca de um ano, ela diz que não abrirá mão de ter um animal de estimação porque aprecia a companhia e o amor que os cachorros dão aos humanos. O caso aconteceu em Houston, nos Estados Unidos.

Disponível em: <https://exame.abril.com.br>. Acesso em: 1 dez. 2017.

Pelas características do texto lido, que trata das consequências da perda de um animal de estimação, considera-se que ele se enquadra no gênero

a) conto, pois exibe a história de vida de Joanie Simpson.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) depoimento, pois expõe o sofrimento da dona do animal.

c) reportagem, pois discute cientificamente a cardiomiopatia.

d) relato, pois narra um fato estressante vivido pela paciente.

e) notícia, pois divulga fatos sobre a síndrome do coração partido.

Gabarito comentado

Abaixo você pode entender melhor como responder na prática qual o objetivo principal do gênero textual notícia. Afinal, cada alternativa tenta te confundir em relação às características do texto. Confira:

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) notícia, pois divulga fatos sobre a síndrome do coração partido.

O texto apresentado na questão nos responde muito bem qual o objetivo principal do gênero textual notícia: relatar um acontecimento ou nos dar uma informação. 

Ele faz ambos: contando-nos um fato inusitado que ocorreu com uma mulher em Houston e nos informado sobre um tipo de estado clínico pouco conhecido ou divulgado. 

Ou seja, é direto, objetivo, informativo, sobre algo real, atual e segue o padrão da lide (responde às questões: quem, o quê, quando, onde, por quê e como. Logo, a única resposta possível é a letra E. 

Mas por que não pode ser uma das demais alternativas?

Não pode ser um conto, porque não possui enredo com personagens e acontecimentos fictícios. 

Nem pode ser um depoimento ou relato, já que em momento algum aparece a voz de Joanie de forma direta, isto é, ela mesma contando sua experiência.

Se fosse uma reportagem, o texto seria bem mais detalhado, contendo entrevistas, depoimentos, etc. 

Mude de vida com o Beduka! 

Entender qual o objetivo principal do gênero textual notícia é pouco diante das dezenas de assuntos que caem no Enem. E pegar o primeiro conteúdo que vem à mente para estudar não vai te ajudar muito.

É preciso ter um direcionamento para realmente avançar nos estudos! Por isso, criamos para você o  Plano de Estudos do Beduka . Com ele, você:

  • Sabe o que, como e por quanto tempo estudar;
  • Tem dicas de filmes úteis para usar na prova;
  • Tem dicas de temas de redação para treinar;
  • Links de artigos exclusivos sobre o conteúdo de estudo de cada dia;

E muito mais! Não perca mais tempo e experimente ainda esse ano a magia de ser aprovado.

No mais, desejamos sucesso na sua nova jornada. Qualquer coisa, mande-nos um direct no Instagram.

Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.