Química

O que é Ligação Metálica? Entenda como essa ligação química está presente no seu dia a dia!

O que é Ligação Metálica?
Simulado Beduka

A ligação metálica acontece entre os metais, esses elementos estão em maioria na tabela periódica e também marcam presença em nosso dia a dia. Neste artigo, você vai entender o que é ligação metálica, quais são as características dos elementos metálicos e ver exemplos de ligas metálicas no cotidiano!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Estudando Química para o Enem? Depois de ler nosso resumo sobre o que é ligação metálica, teste seus conhecimentos com o Simulado Beduka do Enem. Ele é totalmente gratuito e personalizável, acesse agora!

O que é Ligação Metálica?

Como o próprio nome diz, as ligações metálicas são as ligações químicas que ocorrem entre os metais. 

A maioria dos elementos da Tabela Periódica são classificados como metais e todos eles tem como sua principal característica a eletropositividade

A eletropositividade, nada mais é, do que a facilidade que o átomo de um elemento tem em ceder seus elétrons

Quando um metal perde seus elétrons da última camada (camada de valência), ele se transforma em um cátion. Esse é o nome dado a um elemento que apresenta um número de prótons maior do que o número de elétrons.

Na ligação metálica, os cátions dos elementos metálicos agrupam-se formando um retículo cristalino e são envolvidos pelos elétrons livres que foram cedidos de suas camadas de valência

Este fenômeno é chamado de Teoria da Nuvem Eletrônica ou Teoria do Mar de Elétrons

Dessa forma, podemos dizer que a ligação metálica é a união entre os átomos de metais, que podem ser do mesmo elemento ou de diferentes elementos metálicos, através da nuvem de elétrons livres.

O nome “mar de elétrons” vem do movimento que esses elétrons livres apresentam e esse fato também explica a excelente condutividade dos metais.

Agora que você entendeu o que é ligação metálica, conheça as principais características dos elementos metálicos!

Quais são as características dos elementos metálicos?

Os metais apresentam diversas características que os diferenciam de outros elementos.

Eles são excelentes condutores de calor e corrente elétrica, apresentam maleabilidade (podendo ser transformados em chapas e lâminas finas) e são dúcteis (podem ser transformados em fios).

Abaixo listamos as principais características dos elementos metálicos:

  • Sólidos em temperatura ambiente (com exceção do mercúrio);
  • Brilho;
  • Condutividade;
  • Pontos elevados de fusão e ebulição;
  • Ductilidade;
  • Maleabilidade.

Depois de entender o que é ligação metálica e suas características, descubra exemplos de ligas metálicas no seu cotidiano.

5 exemplos de Ligas Metálicas no seu cotidiano

As ligas metálicas são substâncias formadas por dois ou mais tipos de metais e são o resultado das ligações metálicas. 

As ligas metálicas são empregadas na confecção de muitos materiais presentes em nosso cotidiano. Olhe a sua volta, tenho certeza que você vai encontrar pelo menos um exemplo de liga metálica!

Para entender de maneira prática o que é ligação metálica, preparamos uma lista com 5 cinco exemplos de ligas metálicas em nosso cotidiano. Confira a seguir!

Beduka Bolsas Direito

1- Aço

Essa liga metálica é formada por ferro (Fe) e carbono (C) e tem como principal característica sua grande capacidade de resistência. Normalmente é empregada em peças metálicas que sofrem bastante tração

Além disso, por ser mais dura que o ferro, pode ser trabalhado com forja, laminação e extrusão. Veja algumas de suas aplicações:

  • Construção Civil (estrutura de pontes e edificações);
  • Eletrodomésticos (fogão, geladeira);
  • Ferramentas (pregos, parafusos e alicates).

2 – Aço Inoxidável

Composta por ferro (Fe), carbono (C), cromo (Cr) e níquel (Ni). Ao contrário do aço comum, essa liga metálica não sofre oxidação quando entra em contato com o oxigênio e a umidade do ar, ou seja, não enferruja.

Em geral, o aço inox é utilizada na fabricação dos seguintes materiais:

  • Peças automotivas;
  • Utensílios cirúrgicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Utensílios de cozinha.

3 – Bronze

Essa liga metálica é composta por cobre (Cu) e estanho (Sn). Sua principal característica é a resistência ao desgaste. Por esse motivo, ele é utilizado na fabricação dos seguintes objetos:

  • Moedas;
  • Válvulas; 
  • Sinos.
  • Parafusos.

4 – Latão

Formada por cobre (Cu) e zinco (Zn), essa liga metálica é conhecida pela propriedade altamente flexível.

Conheça alguns exemplos de materiais produzidos com latão:

  • Torneiras;
  • Arames; 
  • Armas;
  • Instrumentos musicais de sopro (trompete, flauta e saxofone).

5 – Ouro

O ouro utilizado na fabricação de jóias não está em sua forma pura, na verdade é uma liga metálica formada por 75% de ouro (Au) e 25% de cobre (Cu) ou prata (Ag).

As principais propriedades do ouro são o brilho e a facilidade em ser riscado. Veja onde o ouro nessas condições é empregado:

  • Anéis;
  • Alianças;
  • Correntes.

Gostou do nosso resumo sobre o que é ligação metálica? Não deixe de conferir outros artigos igualmente interessantes aqui do blog.

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso texto sobre o que é ligação metálica.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador