Química

O que são prótons e elétrons? Entenda porque os átomos precisam dessas partículas 

o que são prótons e elétronso que são prótons e elétrons
Sala do Saber - melhor cursinho online

A estrutura atômica é formada por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa).

Neste resumo completo você vai aprender o que são prótons, elétrons e nêutrons e como essas partículas foram descobertas. 

Além disso, também vai entender de que maneira essas descobertas contribuíram para o avanço do entendimento sobre o que são átomos. Bons estudos!

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que são prótons e elétrons. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Entre na faculdade dos seus sonhos com ajuda do Beduka! Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse já!

O que é um átomo?

Antes de compreender o que são prótons e elétrons é fundamental revisar sobre a estrutura da qual essas partículas fazem parte: o átomo.

O átomo pode ser definido como a unidade fundamental da matéria. 

De maneira geral, ele é composto por um núcleo, que possui prótons e nêutrons, e ao redor do núcleo ficam dispostos os elétrons.

Desde a Antiguidade, temos discutido a respeito do que são formadas as coisas ao nosso redor e o conceito de átomo vem sendo construído a partir de então.

Tanto no Oriente quanto no Ocidente muitas teorias foram levantadas, mas o filósofo grego Demócrito foi o primeiro a sistematizar essas referências e cunhar o termo “átomo”.

Como os átomos são a menor fração da matéria, é impossível saber como eles são de fato. Dessa forma, ao longo da história do pensamento científico, diversos modelos foram propostos.

Leia aqui nosso resumo completo sobre a evolução dos modelos atômicos!

O que são prótons e elétrons?

Agora que você já tem uma noção sobre o átomo e a estrutura atômica, entenda detalhadamente o que são prótons e elétrons.

Os elétrons são partículas de carga negativa que fazem parte do átomo. Eles ficam contidos na eletrosfera atômica, movimentando-se ao redor do núcleo em órbitas circulares, que chamamos de camadas eletrônicas.

Essas partículas são fundamentais para a ocorrência de fenômenos de condutividade elétrica, condutividade térmica e formação de ligações químicas.

Assim como os elétrons, os prótons são partículas subatômicas, a diferença é que os prótons possuem carga positiva e estão localizadas no núcleo atômico junto com os nêutrons.

Os prótons são importantes pois sua quantidade no núcleo atômico determina as propriedades químicas de um átomo. 

Os elétrons foram descobertos a partir de experiências realizadas com o tubo de raios catódicos pelo físico inglês Joseph John Thomson (1856‐1940).

Thomson concluiu que os raios catódicos são constituídos pelo fluxo de partículas menores que o átomo e dotadas de carga elétrica negativa.

Essa descoberta indicava que um átomo não é indivisível como sugeria o modelo de Dalton. Dessa maneira, J.J. Thomson propôs um novo modelo atômico. 

De acordo com ele, o átomo era formado por uma esfera de carga elétrica positiva, possuindo elétrons anexos

Assim, a carga elétrica total de um átomo seria nula, pois a carga negativa dos elétrons compensaria a carga positiva da esfera que os contém, esse modelo é conhecido como “modelo do pudim de passas”.

Os prótons, por sua vez, foram descobertos após modificações realizadas no tubo de raios catódicos feitas pelo físico alemão Eugene Goldstein. 

Depois de ler este resumo sobre o que são prótons e nêutrons, que tal praticar com nossa lista de exercícios sobre átomos?

O que são nêutrons?

Em 1932, o físico inglês James Chadwick (1891‐1974) descobriu outra partícula subatômica de massa muito próxima à do próton, porém sem carga elétrica. 

Essa partícula, que passou a ser chamada de nêutron, localiza‐se no núcleo do átomo, juntamente com os prótons.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A principal função dos nêutrons é estabilizar o núcleo energeticamente, reduzindo as forças de repulsão próton-próton.

Dessa forma, no início do século XX, com a descoberta sobre o que são prótons e elétrons, a ideia de que o átomo não é indivisível já estava comprovada.

Além disso, até mesmo o modelo de Thomson também estava incompleto, pois não levava em conta a existência dos prótons.

Portanto, um novo modelo se fazia necessário. Foi então que o neozelandês naturalizado britânico, Ernest Rutherford (1871-1937), elaborou um novo modelo para o átomo.

Segundo Rutherford, o átomo tem duas regiões: 

  • Núcleo: região central constituída por partículas carregadas positivamente (prótons) e por partículas sem carga (nêutrons) que daria estabilidade ao acúmulo de cargas positivas; 
  • Eletrosfera: região ao redor da central constituída por partículas carregadas negativamente (elétrons)

Aprenda como calcular o número de nêutrons aqui

Esperamos que este resumo sobre o que são prótons e elétrons tenha despertado em você a vontade de estudar mais sobre o incrível mundo da Química!

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem, no TikTok você se diverte aprendendo e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que são prótons e elétrons.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.