Substantivo derivado, como o próprio nome já nos diz, é aquele que se origina (deriva) de um já existente. Para isso, prefixos e sufixos se unem ao radical do nome de origem.
A esse processo damos o nome de derivação. Existem 5 tipos de derivação: prefixal, sufixal, parassintética, regressiva, e imprópria. As três primeiras estão diretamente ligadas ao surgimento de substantivos derivados.
Neste artigo, além de entender o que é substantivo derivado, você vai ver vários exemplos que vão te ajudar a compreender melhor o assunto.
Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que é substantivo derivado. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:
- O que é substantivo derivado?
- Exemplos de substantivos derivados
- Quais são os tipos de derivação?
- Qual a diferença entre substantivo derivado e substantivo comum?
Depois que você aprender o que é substantivo derivado, que tal fazer exercícios de fixação que caem no Enem? Basta acessar o Simulado Beduka. Ele é 100% gratuito e vai te ajudar a se preparar e ganhar agilidade e confiança para qualquer vestibular.
O que é substantivo derivado?
Substantivo derivado é um nome que se origina de outro já existente. Ele faz parte da classificação de substantivos.
Para que surja esse tipo de substantivo, prefixos e sufixos se unem a um radical. Mas olha só que curioso: eles também podem surgir de outro substantivo derivado, não apenas de substantivos primitivos.
E o que são substantivos primitivos? São aqueles que independem de uma pré-existência, pois já são os primeiros a existir.
Exemplos de substantivos derivados
Ver como tudo isso funciona por meio das palavras, vai te ajudar muito a entender o que é substantivo derivado e a reconhecê-lo em uma questão de vestibular. Veja:
- Carne = carnaval
- Migrar = imigrante
- Teatro = anfiteatro
Observe como os substantivos derivados possuem uma ligação direta, em relação ao significado, com os substantivos primitivos. Estudar esse processo também é bem útil para entender alguns fenômenos históricos e sociais, como a festa de carnaval.
Quais são os tipos de derivação?
Substantivos derivados originam-se por meio de um processo conhecido como derivação. Os tipos de derivação tem a ver com o modo em que morfemas (prefixos, sufixos e radicais) se unem para formar uma nova palavra.
Veja a seguir quais são os tipos de derivação mais significativos em relação ao surgimento de novos substantivos:
1 – Derivação Prefixal
A derivação prefixal é aquela que ocorre quando acrescenta-se um prefixo à palavra. Mas o que é prefixo? É um morfema, pequena unidade de significação, que é colocado na frente do radical de uma palavra, inclusive de um substantivo primitivo. Veja o exemplo:
- Montar = desmontar
- Fazer = refazer
- Som = ultrassom
A parte em negrito das palavras acima são os prefixos, notou como eles ressignificam o sentido do vocábulo? Isso é o que é substantivo derivado por prefixo.
2 – Derivação sufixal
Derivação sufixal é o processo no qual surge uma nova palavra por meio do acréscimo de um sufixo a outra já existente. Mas o que são sufixos? São morfemas acrescidos após o radical de um vocábulo. Veja abaixo:
- Terra – terraço
- Pedra – pedraria
- Roupa – roupagem
Tudo que está em negrito nas palavras acima são sufixos. Nesse caso, o substantivo primitivo ganha um novo significado por meio de uma unidade de sentido colocada após o radical. Isso é o que é substantivo derivado por sufixo.
3 – Derivação Parassintética
A derivação parassintética é aquela que origina uma palavra por meio do acréscimo tanto de um sufixo quanto de um prefixo.
Uma boa dica em relação a esse tipo de derivação é que, se um dos dois for retirado, não teremos mais uma palavra existente na Língua Portuguesa. Veja os exemplos:
- Alma = desalmado
- Caderno = encadernação
Agora, tente tirar o prefixo ou sufixo. Você conseguirá “almador” e “desalma”, não faz sentido, né? Isso é o que é substantivo derivado por parassíntese.
Qual a diferença entre substantivo derivado e substantivo primitivo?
Para sabermos a diferença entre os dois, é só nos ligarmos nos adjetivos que acompanham a palavra substantivo: primitivo e derivado. Ou seja, primitivo tem a ver com primórdios, origem, primeira existência. Já derivado tem a ver com “se originar a partir de algo”, proceder, ser proveniente de etc
Logo, um substantivo primitivo independe de outro e geralmente é um nome abrangente dado a um grupo de coisas, seres e animais.
Campo, por exemplo, é um substantivo comum e primitivo que se refere a todo local afastado da cidade, plano e que tem plantações ou criação de animais.
Isso não significa que substantivos primitivos surjam do nada, mas eles não surgem de palavras da Língua Portuguesa, e sim de outros idiomas, como do Latim e do Grego.
Para entender melhor, leia o artigo abaixo, ele explica como substantivos primitivos se originam.
Já substantivos derivados originam-se de nomes já existentes, sejam eles comuns ou já derivados. São substantivos que surgem da necessidade de originar um sentido mais específico em relação a algo.
É o caso da palavra “carnaval”. Como você já viu, esse substantivo deriva de “carne” e refere-se a uma festa que possui uma explicação complexa e até histórica.
Isso acontece porque o surgimento de novas palavras está diretamente ligado a necessidades comunicativas e sociais. Logo, a Língua está envolvida em um processo contínuo de mudanças e criações.
Como existem uma infinidade de substantivos, não basta apenas entender o que é substantivo derivado, é preciso praticar.
Para isso, você pode contar com o Simulado Beduka. Ele utiliza questões do próprio Enem.
Também é possível optar por questões referentes às disciplinas nas quais você tem mais dificuldade. Além disso, ele é gratuito!
Muito obrigado por ter lido o texto até o final! O Beduka te deseja todo o sucesso nas suas provas e lembre-se…
O Beduka conecta você à faculdade!