Pampa é o único bioma restrito a apenas um estado brasileiro (Rio Grande do Sul), depois ele se estende na Argentina e no Uruguai. Também é conhecido como “Campos do Sul”, devido a sua vegetação composta quase inteiramente por gramíneas e quase sem árvores. Temos alguns exercícios sobre o Pampa para te ajudar a estudar esse bioma.
No Simulado Beduka você pode testar seus conhecimentos com questões de cada matéria separadamente se essa for a sua opção.
O que é o Pampa?
“Pampa” é uma palavra indígena da tribo quéchua que significa “região plana”. O nome faz sentido já que boa parte do território dos Pampas é composta de planície, mas no Pampa também existem serras, morros e elevações. No Pampa também podemos encontrar vegetações diversificadas como matas, campos, arbustos, banhados, etc.
O Pampa ocupa apenas 2,07% do território Brasileiro (178.243 km²) e tudo isso concentrado em mais da metade do Rio Grande do Sul. Seus outros 571.757 quilômetros se estendem por Uruguai e Argentina, totalizando cerca de 750.000 quilômetros.
A obra literária “O Tempo e o Vento” é uma das obras famosas produzidas no Rio Grande do Sul. Ela é bastante cobrada no ENEM então sugerimos que leia o nosso resumo, mas antes termine de ler esse texto e faça os exercícios sobre o Pampa.
Principais Características do Pampa
Vamos apontar algumas características marcantes do bioma para você lembrar ao fazer os exercícios sobre o Pampa.
- Suas áreas são praticamente todas revestidas de grama verde, transformando suas planícies, serras e elevações em verdadeiros tapetes verdes.
- vegetação campestre, como gramíneas, árvores rasteiras, herbáceas, arbustos e pequenas árvores.
- Próximo aos cursos d’água e das encostas de planalto, a vegetação fica mais variada. Também há áreas alagadas e banhadas que fazem parte do bioma sulista.
- O solo do bioma é, em geral, fértil, tendo elevado potencial para o desenvolvimento de atividades agrícolas, especialmente nas áreas de terra roxa.
- As pastagens características da região estão diretamente relacionadas às atividades socioeconômicas ali desenvolvidas, com predominância da lavoura e da pecuária extensiva, principalmente a criação de gado cuja base alimentar é o pasto nativo.
Flora do Pampa
A flora do Pampa é principalmente composta por gramíneas e plantas rasteiras. Estipulam-se que haja mais 450 espécies de gramíneas e 150 de plantas compostas e leguminosas nesse bioma.
Ademais, ainda podem ser encontrados alguns arbustos ou até árvores pequenas a deriva no grande oceano de grama. Estima-se uma existência de cerca de 3000 espécies de plantas entre campos, matas e afloramentos rochosos.
Veja agora algumas plantas desse bioma antes de fazer os exercícios sobre o Pampa:
- nhandavaí,
- louro-pardo,
- pau-de-leite,
- cedro,
- canjerana,
- guajuvira,
- babosa-do-campo,
- guatambu, grápia,
- palmeira anã,
- capim-forquilha,
- grama-tapete,
- cabelos-de-porco,
- flechilhas,
- brabas-de-bode,
- unha-de-gato,
- bracatinga,
- cabreúva,
- angico-vermelho,
- caroba,
- amendoim-nativo,
- trevo-nativo,
- cactáceas,
- timbaúva,
- araucárias,
- canafístula,
- algarrobo, entre outras.
Fauna do Pampa
A fauna do Pampa é conhecida pelas mais de 100 espécies de mamíferos e cerca de 500 espécies de aves. Vamos listar algumas das espécies exclusivas do bioma para você não ter dúvidas quando fizer os exercícios sobre o Pampas.
- tuco-tuco
- beija-flor-de-barba-azul
- sapinho-de-barriga-vermelha, dentre outras
Existem ainda espécies que se encontram em extinção, como:
- veado campeiro
- cervo-do-pantanal
- caboclinho-de-barriga-verde
- picapauzinho-chorão.
Clima do Pampa
O clima no Pampa é o subtropical frio (típico de Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul). A temperatura média é de 19ºC e as quatro estações são bem definidas. No verão o termômetro pode passar dos 35ºC e no inverno chegar abaixo de 0ºC ocasionando pontuais precipitações de neve.
Exclusivamente no Rio Grande do Sul, o clima é frio e úmido. O Pampa pode apresentar 1200 mm anuais de chuva concentrados no período do inverno. Geadas também são comuns.
Relevo do Pampa
O relevo é levemente ondulado no Pampa. Quase inteiramente recoberto por gramíneas e ervas. Ele é amplamente propício para criação de gado solto. Os animais são soltos nas planícies e se alimentam das pastagens naturais.
Curiosidades sobre o Pampa
- O pampa foi o território onde ocorreram as batalhas da Guerra do Paraguai entre os anos de 1865 e 1870, conflito que teve participação do Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai.
- O pampa representa cerca de 65% do território do Rio Grande do Sul.
- Um dos animais mais ameaçados de extinção é o Gato dos Pampas (Felis Colocolo), que mede 85 cm, sendo 25 cm de cauda.
- A Lagoa dos Patos é a maior laguna do Brasil e a segunda maior da América Latina, com 265 km de comprimento.
- O Pampa é o bioma que tem menor representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com apenas 0,36% de seu território transformado em área de conservação.
Exercícios sobre o Pampa
Aqui vão alguns exercícios sobre o Pampa. Esperamos que goste. Baixe o nosso Plano de Estudos. Será bom para você.
1. (UNICAMP) O mapa abaixo destaca a área de ocorrência dos Pampas, no Brasil. Além de apresentarem solos susceptíveis à erosão, os Pampas se caracterizam
a) pela vegetação arbórea, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
b) pela vegetação arbórea, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
c) pela vegetação de gramíneas, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
d) pela vegetação de gramíneas, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
2. (FGV-adm) De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:
a) mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma, fato que ajuda a explicar o desmatamento.
b) o desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes, com graves consequências sociais e materiais.
c) o elevado índice de desmatamento resulta, principalmente, da exploração de madeiras de elevado
valor comercial.
d) a pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.
e) nos pampas de Santa Catarina, o desmatamento acelerado está associado à perda de fertilidade
dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização.
3. (IFF/RJ 2018) Segundo o IBGE, o Brasil possui seis grandes biomas, que abrigam uma das maiores biodiversidades do planeta. Entre esses biomas, inclui-se o bioma influenciado pelo clima subtropical e pela formação do relevo, de clima frio e seco, cuja vegetação é constituída principalmente por gramíneas. Tal bioma denomina-se
a) Mata Atlântica.
b) Pantanal.
c) Amazônia.
d) Caatinga.
e) Pampas.
4- (UFRGS) O Bioma Pampa tem importância local e mundial, pois abriga uma grande biodiversidade e apresenta, inclusive, algumas espécies endêmicas tais como o Tuco-tuco (Ctenomys flamarioni), o Beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer) e o Sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus). Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao Bioma Pampa.
( ) A ocupação de áreas com grandes monoculturas e a introdução de pastagens compostas por espécies exóticas promovem a degradação do Pampa.
( ) As espécies vegetais predominantes no Pampa apresentam sistema radicular fasciculado.
( ) O Bioma Pampa é um tipo de savana tropical, semelhante às que ocorrem na África central e ocidental.
( ) O pampa, na América do Sul, ocupa o norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Argentina.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – V – F – F.
b) V – F – V – F.
c) V – F – F – V.
d) F – V – F – V.
e) F – F – V – V.
5-(UNESP-2014) Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:
a) Cerrado.
b) Mata Atlântica.
c) Pampa.
d) Caatinga.
e) Amazônico.
Respostas dos Exercícios sobre o Pampa
Exercício resolvido da questão 1 –
c) pela vegetação de gramíneas, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
Exercício resolvido da questão 2 –
d) a pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.
Exercício resolvido da questão 3 –
e) Pampas.
Exercício resolvido da questão 4 –
a) V – V – F – F.
Exercício resolvido da questão 5 –
e) Amazônico.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou dos nossos Exercícios sobre o Pampa? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.