Geografia

Exercícios sobre Agricultura brasileira RESOLVIDOS

Exercícios-sobre_Agricultura_brasileiraExercícios sobre Agricultura brasileira
Sala do Saber - melhor cursinho online

Agricultura é um conjunto de técnicas para se cultivar a terra de forma a adquirir produtos com ela. Os principais produtos cultivados no Brasil são soja, cana-de-açúcar, milho, café, laranja, arroz, tabaco, cacau e algodão. Separamos alguns exercícios sobre Agricultura brasileira para você que está lendo esse texto. 

O Simulado ENEM do Beduka te permite direcionar apenas para as matérias que você mais precisa estudar. Sugerimos que faça para maximizar a eficácia dos seus estudos.

Como começou a agricultura brasileira?

Agricultores brasileiros
Agricultores brasileiros

A agricultura no Brasil se iniciou no século XVI, no Nordeste. Ela foi possibilitada pela prática de ”capitanias hereditárias” e cultivo de Cana-de-Açúcar

O ENEM gosta de cobrar contexto histórico em suas questões. Iremos explicar toda a origem da agricultura para que não haja dúvidas quando fizer os exercícios sobre Agricultura brasileira. 

Cana-de-Açúcar e Café

A agricultura brasileira era limitada à cana-de-açúcar com alguns poucos cultivos diferentes para garantir o sustento e a sobrevivência das famílias. A agricultura era baseada na monocultura, na mão de obra escrava e em latifúndios. 

No século XVIII começaram as plantações de Café. Isso fez com que outros produtos de cultivo ganhassem mais expressão, assim os grandes engenhos de produção canavieira foram abandonados. No século XIX, o café tornou-se o principal produto brasileiro e então a mineração e o cultivo de café começaram a ganhar mais atenção.

Agricultura brasileira: Ascensão e Queda Nacionais

A agricultura brasileira se relaciona diretamente com o desenvolvimento nacional. Isso é provado quando vemos que o café representou uma revolução econômica para o país. Também podemos ver essa tese acontecer quando houve o declínio da mineração e o café assumiu o lugar de produto mais exportado do Brasil

Contudo, após a grande influência política e econômica que o café proporcionou para o Brasil, ele começou a declinar no início do século XX. O Brasil entrou em uma crise e seu café não tinha mais a demanda que teve no começo. O preço chegou a ser 3 vezes menor do que em 1885.

O Brasil precisava diversificar a economia. Era hora de se industrializar e se urbanizar. Isso exigiria maior cultivo de matérias-primas, porém isso só veio a ocorrer em 1940

Agricultura brasileira atual

Agricultura brasileira atual
Agricultura brasileira atual

A agricultura rende quase 100 bilhões de reais em exportações para o Brasil. A agricultura hoje, é um dos fatores mais eficientes para equilibrar a balança comercial brasileira. A industrialização reconfigurou o espaço geográfico e motivou uma modernização da agricultura. 

O campo se tornou dependente das atividades industriais da cidade. Isso aconteceu por causa dos avanços industriais, crescimento do setor terciário e aceleração da urbanização. A indústria começou a fornecer máquinas e produtos para os fazendeiros intensificarem os seus cultivos.

A marca da agricultura foi a formação de complexos agrícolas. Atualmente, as produções que mais se destacam são as de soja, carne e cana-de-açúcar devido à gigantesca demanda por etanol.

Agricultura brasileira por região

Antes de fazer os exercícios sobre Agricultura brasileira, leia sobre como a agricultura funciona em cada região do país. 

Agricultura no Brasil – Região Sul

A agricultura na Região Sul se caracteriza pela expansão da soja para exportação e  modernização intensiva. O milho, a cana-de-açúcar e o algodão também são cultivados em larga escala no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do sul. Na pecuária, a maior parte da produção é a de carne de porco e de aves.

Agricultura no Brasil – Região Sudeste

A agricultura da região Sudeste é a mais subordinada à indústria devido à maior presença de máquinas. Também é a região onde a geração de empregos é mais limitada

Os principais produtos são café, a cana e a fruticultura (destaque para laranjas). A mecanização e a produção intensiva são preponderantes, assim como no Sul.

Agricultura no Brasil – Região Nordeste

A agricultura da região Nordeste possui uma alta diversidade. Na Zona da Mata predomina o cultivo da cana, voltada para a produção de álcool e também de açúcar.

Nas zonas mais semiáridas, ressalta-se a presença da agricultura familiar e de algumas zonas de produção mais mecanizada. O principal cultivo é o de frutas, como o melão, a uva, a manga e o abacaxi. A agricultura de subsistência também é importante para a região Nordeste.

Agricultura no Brasil – Região Centro-Oeste

A agricultura na região Centro-Oeste caracteriza-se pela expansão do cultivo através da mecanização, que se estende rumo à Amazônia, pressionando a amplificação da fronteira agrícola para o norte do Brasil.

A Revolução Verde, ocorrida no século passado, foi a principal responsável pela ocupação do Cerrado na região, permitindo o cultivo em seus solos que possuem muita acidez. O principal produto de cultivo é a soja, voltada para a exportação.

Agricultura no Brasil – Região Norte

A agricultura na região Norte caracteriza-se pelas atividades de caráter extensivo e baixa tecnologia. Possui ênfase na pecuária primitiva, na soja em expansão e em outros produtos que competem com o extrativismo vegetal existente.

A região é conhecida por receber, as principais frentes de expansão, vindas do Nordeste e do Centro-Oeste, tornando a região Norte o futuro centro de crescimento do agronegócio brasileiro.

Exercícios sobre Agricultura brasileira

Pois bem, hora dos exercícios sobre Agricultura brasileira. Verifique o gabarito quando terminar, tire suas dúvidas e baixe o Plano de Estudos do Beduka. Ele vai te guiar para uma boa nota no vestibular.

1. (ESA) Quanto aos trabalhadores do campo, os posseiros são ocupantes de terras

a) devolutas ou propriedades inexploradas.

b) de outros mediante o pagamento de uma renda em dinheiro.

c) de outros mediante o pagamento de uma renda em produto.

d) das quais são proprietários formais.

e) pertencentes ao Governo Federal e que são exploradas mediante contratos com o Ministério da Agricultura.

2. (ESA) No Nordeste do Brasil, os polos produtores de grãos, entre eles a soja, associados aos fluxos migratórios de agricultores do Sul do País, estão concentrados no(a)

a) Zona da Mata Pernambucana.

b) entorno de Petrolina-PE e de Juazeiro-BA.

c) região do Seridó, no Rio Grande do Norte.

d) Oeste baiano, no sul do Maranhão e do Piauí.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) agreste da Paraíba e de Pernambuco.

3. (ESA) Assinale a principal atividade econômica da Campanha Gaúcha:

a) Pecuária extensiva

b) Extrativismo vegetal

c) Mineração

d) Turismo

e) Pesca

4. (FAAP) Algumas regiões brasileiras apresentam elevada porcentagem de população ativa ligada ao setor primário. São atividades relacionadas:

a) à indústria petrolífera e à agricultura.

b) à agricultura e à extração mineral.

c) à indústria de tecidos e alimentares.

d) à indústria automobilística e extrativismo.

e) ao comércio e a agricultura.

5. As primeiras áreas de cultivo do café em São Paulo e Paraná foram respectivamente:

a) o Vale do Paraíba e o sul do Paraná.

b) a Mogiana e o Planalto de Curitiba.

c) o noroeste de São Paulo e do Paraná.

d) a Alta Paulista e o norte do Paraná.

e) o Vale do Paraíba e o norte do Paraná.

Respostas dos Exercícios sobre Agricultura brasileira

Exercício resolvido da questão 1 –

a) devolutas ou propriedades inexploradas.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) Oeste baiano, no sul do Maranhão e do Piauí.

Exercício resolvido da questão 3 –

a) Pecuária extensiva

Exercício resolvido da questão 4 –

b) à agricultura e à extração mineral.

Exercício resolvido da questão 5 –

e) o Vale do Paraíba e o norte do Paraná.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Agricultura brasileira? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.