A independência do Brasil ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, sendo declarada por D. Pedro I . Após a independência, o Brasil se tornou uma monarquia e D. Pedro I foi coroado rei. Leia o resumo da independência e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre a Independência do Brasil!
Antes de resolver as questões, vamos te dar um resumo para você se lembrar do assunto. Serve tanto para quem está no Fundamental (8° e 9° anos) quanto para quem está no Médio (galera do Enem e vestibular).
Assim, estará preparado para arrasar nas questões sobre a Independência do Brasil que vem logo depois (junto ao gabarito)!
Clique em um dos tópicos abaixo para ir direto ao conteúdo da sua escolha:
- Resumo da Independência do Brasil.
- Antecedentes e contexto histórico.
- A independência acontece.
- Consequências da independência brasileira.
- Exercícios sobre Revolução Industrial.
- Gabarito dos exercícios sobre a Independência do Brasil.
Quando você terminar os exercícios sobre a Independência do Brasil, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.
Resumo da Independência do Brasil
A independência do Brasil ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Ela foi declarada por D. Pedro I , após o “Dia do Fico”. Em seguida, o Brasil se tornou uma monarquia e D. Pedro I foi coroado como imperador.
Quer entender como isso de desenrolou? Confira o resumo abaixo:
Antecedentes e contexto histórico da independência brasileira
Nos anos de 1808 a 1821, o Brasil passou por uma fase denominada de período joanino, quando a família real portuguesa se transferiu para o país (naquela época, colônia) do continente americano, implementando transformações modernas.
Durante esse período, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado ao nível de Reino Unido a Portugal. Isso resultou na Revolução Liberal do Porto, pois os portugueses queriam que a Coroa Portuguesa voltasse para a metrópole para governar.
Com a revolução, D. João VI teve que retornar para Portugal e deixou o príncipe D. Pedro como regente do Brasil.
A independência acontece
Porém, a Corte Portuguesa ainda exigia que as medidas feitas no Brasil fossem anuladas e que o príncipe voltasse para Portugal. Mas D. Pedro declarou que iria continuar no Brasil. Esse dia, 09 de janeiro de 1822, foi chamado de “Dia do Fico”.
O grito da independência, apesar de não ser totalmente comprovado, ocorreu às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
Depois disso, em 12 de outubro de 1822, D. Pedro foi aclamado imperador e em dezembro do mesmo ano foi coroado como D. Pedro I.
Essa é uma das partes da matéria que é mais comum em atividades sobre a independência do Brasil.
- São mais de 200 resumos no Instagram do Beduka!
Consequências
A independência do Brasil causou insatisfação popular em várias regiões brasileiras, como Pará, Bahia, Maranhão e Cisplatina (atual Uruguai). Ou seja, houve conflitos que fizeram com que a independência não fosse tão pacífica.
Um grande problema para o Primeiro Reinado foi conseguir o reconhecimento do Brasil como independente pelos outros países do mundo.
A prova do Enem costuma cobrar, no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, exercícios sobre a Independência do Brasil e outras questões de História.
Agora que já leu o nosso resumo, teste os seus conhecimentos com as questões sobre a Independência do Brasil!
Exercícios sobre a Independência do Brasil
Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro.
Parabéns por ter lido até aqui!
Temos um presente pra você: Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.
Questão 1 – (Enem-MEC) –
No tempo da independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam alusão à revolta escrava do Haiti:
Marinheiros e caiados
Todos devem se acabar,
Porque só pardos e pretos
O país hão de habitar.
AMARAL, F. P. do. Apud CARVALHO, A. Estudos Pernambucanos. Recife: Cultura Acadêmica, 1907.
O período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende:
a) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam com a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo de mudança.
b) da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas.
c) do apoio que escravos e negros forros deram à monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista.
d) do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora.
e) da expulsão de vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo do Haiti.
Questão 2 – (FGV-SP) – Com relação à África portuguesa, a emancipação política do Brasil em 1822:
a) provocou fortes reações nas elites angolanas, a ponto de alguns setores manifestarem interesse em fazer parte do Império Brasileiro.
b) acarretou a suspensão definitiva do tráfico negreiro como uma forma de retaliação do governo português contra sua ex-colônia.
c) levou ao aparecimentos de movimentos pela independência em Angola e Moçambique, que só se tornariam vitoriosos ao final do século XIX.
b) levou a Coroa portuguesa a implementar regimes de segregação racial em suas possessões africanas, inspirados na experiência inglesa na África do Sul.
e) provocou o desinteresse português na manutenção dos seus domínios no ultramar e o abandono dessas possessões a outras potências europeias.
Questão 3 – (UPF-RS)- A Independência do Brasil, em 1822, foi fruto de uma série de fatores cujo ponto de partida se pode localizar na vinda da família real para o Brasil, em 1808. Com a Corte no Brasil e a sede da monarquia para cá transmutada, deflagrou-se uma verdadeira inversão de papéis, tornando-se Portugal uma “colônia de uma colônia sua”.
A tentativa de Portugal de reverter essa situação e tornar-se novamente metrópole do Brasil foi revelada de forma mais contundente através da:
a) Inconfidência Mineira, de 1789.
b) Revolução do Porto, de 1820.
c) Revolução Pernambucana, de 1817.
d) Revolução Francesa, de 1789.
e) Revolução Praieira, de 1848.
- Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre a Independência do Brasil!
Questão 4 – (UFC-CE) – A respeito da independência do Brasil, é correto afirmar que:
a) implicou em transformações radicais da estrutura produtiva e da ordem social, sob o regime monárquico.
b) significou a instauração do sistema republicano de governo, como o dos outros países da América Latina.
c) trouxe consigo o fim do escravismo e a implementação do trabalho livre como única forma de trabalho e o fim do domínio metropolitano.
d) implicou em autonomia política e em reformas moderadas na ordem social decorrentes do novo status político.
e) decorreu da luta palaciana entre João VI, Carlota Joaquina e Pedro I, e teve como conseqüência imediata a abertura dos portos.
- Ufa, estamos quase lá! Faça as 2 últimas questões dos exercícios sobre a Independência do Brasil.
Questão 5 – (Mackenzie-SP)-
A nação independente continuaria subordinada à economia colonial, passando do domínio português à tutela britânica. A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria e a escravidão da maioria dos habitantes do país.
Emília V. da Costa
A interpretação correta do texto anterior sobre a independência brasileira seria:
a) a nossa independência caracterizou-se pelo processo revolucionário que rompeu socialmente com o passado colonial.
b) a preservação da ordem estabelecida, isto é, escravidão, latifúndios e privilégios políticos da elite, seria garantida pelo novo governo republicano.
c) a rápida transformação da economia foi comanda-da pela elite política e econômica interessada na superação da ordem colonial.
d) o espírito liberal de nossas elites não impediu que elas mantivessem as estruturas arcaicas da escravidão e do latifúndio, sendo a monarquia a garantia de tais privilégios.
e) o rompimento com a dependência inglesa foi inevitável, já que, após a independência, o governo passou a incentivar o mercado interno e a industrialização.
Questão 6 – (PUC-SP) – A respeito da independência do Brasil, é válido concluir que:
a) as camadas senhoriais, defensoras do liberalismo político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas também a alteração das estruturas econômicas.
b) o liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos.
c) a independência brasileira se caracterizou por ter sido um processo revolucionário com a participação popular.
d) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.
e) a independência brasileira resultou do receio de D. Pedro I de perder o poder aliado ao seu espírito de brasilidade.
Questão 7 – (Enem/2010) Leia o texto:
“Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil”.
(Alvará de liberdade para as indústrias (1º de Abril de 1808). In: Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil. Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).
O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?
a) A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.
b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
c) A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.
d) O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.
e) O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.
Confira as respostas dos exercícios sobre a Independência do Brasil com o nosso gabarito abaixo.
- Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a Independência do Brasil!
Gabarito dos exercícios sobre a Independência do Brasil
Exercício resolvido da questão 1
Alternativa correta: a) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam com a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo de mudança.
Exercício resolvido da questão 2
Alternativa correta: a) provocou fortes reações nas elites angolanas, a ponto de alguns setores manifestarem interesse em fazer parte do Império Brasileiro.
Exercício resolvido da questão 3
Alternativa correta: b) Revolução do Porto, de 1820.
Exercício resolvido da questão 4
Alternativa correta: d) implicou em autonomia política e em reformas moderadas na ordem social decorrentes do novo status político.
Exercício resolvido da questão 5
Alternativa correta: d) o espírito liberal de nossas elites não impediu que elas mantivessem as estruturas arcaicas da escravidão e do latifúndio, sendo a monarquia a garantia de tais privilégios.
Exercício resolvido da questão 6
Alternativa correta: d) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.
Exercício resolvido da questão 7
Alternativa correta: b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
Gostou do nosso artigo com os exercícios sobre a Independência do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
2 Comentários
A questão 7 está com gabarito errado ?
Já concertamos, Gabriela. Obrigado pelo aviso.