Enem

Organizando sua rotina de estudos para o Enem 2023: saiba como se preparar para o maior vestibular do país em 10 dicas!

Como se preparar para o EnemComo se preparar para o Enem 2019
Cronograma do que estudar

O Enem é uma das provas mais importantes do país e muita gente não sabe muito bem como se preparar para ele, por ser um exame muito abrangente. Isso deixa os participantes ansiosos, o que atrapalha na hora de estudar.

No entando, a preparação para o Enem é bem mais simples do que parece. E basta levar em consideração as dificuldades e planejar os estudos para superá-las.

Pensando nisso, nesse artigo te daremos algumas dicas de como se preparar para o Enem 2023. O nosso objetivo é te ajudar para que você otimize ao máximo os seus estudos.

Este artigo possui com algumas dicas de como se preparar para o Enem. Aqui, falamos de organização, conteúdo e informações valiosas para ter autonomia no processo! Clique em um dos tópicos e vá direto para o conteúdo:

Não sabe qual carreira seguir? Faça o Raio-X Beduka e descubra quais profissões combinam com você.

Por que se preparar para o Enem 2023 com antecedência?

O Enem é o maior vestibular do país, realizado sempre no final do ano. Por isso mesmo, algumas pessoas deixam para começar a estudar nos meses mais próximos da prova, mas isso pode trazer alguns problemas.

Decorar o conteúdo não adianta muito, pois as questões exigem também habilidades e competências para serem respondidas. E isso só se adquire com o tempo.

Além disso, você não faz a prova sozinho. Existem milhares de concorrentes disputam a mesma vaga que você no curso que você mais deseja. E eles com certeza estão se preparando com muita antencedência.

Mas isso não é motivo de pânico, tá bom? É só você fazer o mesmo. Veja as dicas abaixo de como se preparar para o Enem 2023 e tire a prova de letra!

Acompanhe as informações sobre o Enem nos portais oficiais do MEC e Inep, assim como em suas redes sociais. Em caso de dúvidas, recorra ao “Fale Conosco” do instituto, autoatendimento on-line ou 0800 616161 (apenas telefone fixo).

10 dicas de como se preparar para o Enem 2023

Para te auxiliar, preparamos 10 dicas imprescindíveis para que você consiga otimizar os seus estudos e se preparar da melhor forma para o Enem!

Apesar de ser considerada uma prova difícil por muitos, qualquer pessoa pode tirar uma boa nota no Exame e conseguir uma vaga na faculdade desejada. Para isso, basta você ter organização, disciplina e, claro, seguir as dicas do Beduka. Veja quais são elas:

O Beduka possui exercícios de diversos temas que podem te ajudar. Confira!

1. Leia o Edital do Exame

Essa é uma dica muito importante! No edital do Enem se encontram todas as informações e todos os detalhes relacionados à prova.

Você pode encontrar o edital no site oficial do inep, mas saiba que a cada edição eles publicam um novo edital. Por isso, fique sempre se atualizando!

No edital constam algumas informações como:

Dentre várias outras informações importantes!

É importante que todo candidato do Enem leia, de forma detalhada, o edital antes de realizar a inscrição. Consulte o documento todas as vezes que tiver alguma dúvida. Dessa forma, não há como errar na hora de fazer a inscrição ou de realizar qualquer procedimento!

2. Analise em quais matérias você possui mais dificuldades

É importante que você saiba que todo mundo tem um ponto fraco, ou seja, uma matéria que tem mais dificuldade. Mesmo que você consiga se sair bem em todos os cadernos do Enem, sempre há uma disciplina que irá exigir mais esforço.

Sabendo disso, é importante que você faça uma listagem e separe aquelas matérias que exigirão mais dedicação na hora de estudar. Após fazer essa listagem, é importante que você separe um maior tempo para estudar essas matérias. 

3. Organize-se com um plano de estudos 

Agora que você já sabe quais matérias caem na prova do Enem e em quais delas você tem mais dificuldade, chegou a hora de organizar os seus estudos. É preciso que você defina quanto tempo, por dia, você poderá se dedicar aos estudos e quais assuntos você estudará no dia. 

E nesse ponto o Beduka consegue te dar uma mãozinha! Nós possuímos um plano de estudos para o Enem que vai te ajudar a se organizar da melhor forma, planejar os seus estudos, anotar quais matérias já estudou, etc.

A criação de um plano de estudos tem como objetivo fazer com que você crie uma rotina e a siga até o dia do Enem. É importante também que você deixe o último mês livre para revisar todas as matérias que estudou.

4. Leia sobre atualidades

É extremamente importante que o estudante que irá fazer a prova do Enem se mantenha informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Manter-se informado é importante, pois as atualidades ocupam um espaço muito grande no Exame.

É essencial que o aluno não fique apenas mergulhado em livros e apostilas, e fique atento ao que acontece de mais relevante no mundo. Por exemplo, os avanços que ocorrem no campo da saúde, no meio ambiente, acontecimentos políticos etc.

Para tirar uma boa nota o aluno precisa estar bem informado, ter capacidade argumentativa e saber se posicionar criticamente em relação à realidade. Esses conhecimentos são importantes principalmente na redação.

5. Prepare-se para a redação

A redação é uma das partes da prova do Enem que mais assustam os estudantes e é importante que o candidato saiba que não é apenas “saber atualidades” que faz uma boa redação.

Mesmo que o aluno saiba falar sobre determinado assunto, não significa que ele irá conseguir uma nota boa. Isso porque há toda uma estrutura a ser seguida e é preciso ter boa articulação para passar as ideias para o papel.

O modelo oficial de redação adotado pelo Enem é o dissertativa argumentativo. Esse modelo de redação exige que o aluno saiba defender um ponto de vista, embasado em argumentos. 

Além da parte teórica, escreva muito como forma de treino. Lembre-se: a prática leva à perfeição. 

O Beduka possui um Guia completo da redação dissertativa argumentativa para te ajudar a se preparar. Além disso, também temos um artigo sobre como fazer uma boa conclusão. Confira!

6. Descubra a faculdade ideal

Não é novidade que o Enem abre portas para o ensino superior. Há vários programas em que você pode tentar uma vaga, como o Sisu – sistema que oferece vagas em instituições públicas -, o Prouni – programa que oferece bolsas parciais e integrais em instituições de ensino privadas – e o Fies – um financiamento estudantil para instituições privadas. 

E uma dica muito importante de como se preparar para o Enem, é escolher qual curso você deseja fazer e onde.

Cronograma de estudos

Dessa forma, você poderá consultar as notas de corte antigas em nosso site e ter uma noção maior de quanto precisará tirar no Exame no próximo ano. 

O nosso buscador de faculdades possui informações sobre todas as instituições de ensino superior. Você poderá ver qual a nota de corte no Sisu e no Prouni, valor de mensalidades, nota do MEC e muito mais. Confira! Ele está no final desse artigo.

7. Faça simulados

A prova do Enem possui algumas características próprias. Ela costuma ser interdisciplinar e contextualizada. Desde 2015, alguns especialistas notaram que as questões passaram a ser mais conteudistas, mas sem escapar do padrão anterior. 

É importante que o candidato se familiarize com o estilo de prova do Exame e para isso o Beduka possui um simulado gratuito que conta com questões das edições anteriores da prova. 

Ele pode ser feito de três maneiras:

  • por caderno,
  • por dia ou
  • de forma modular – onde a pessoa escolhe quantas questões de cada caderno ela deseja realizar.

Com o nosso simulado, você chegará bem preparado no dia prova!

8. Pesquise a correção das questões

Ao fazer o simulado ou qualquer outro exercício, não basta apenas listar quantas questões acertou ou errou. É importante saber o motivo da resposta de cada questão, principalmente daquelas que errou.

Dessa forma, você poderá aprender a matéria fazendo exercícios e descobrirá exatamente em que ponto o seu raciocínio estava errado.

9. Estude em um lugar adequado

Nenhuma das dicas citadas irão fazer efeito se você não estudar em um lugar adequado. Dê preferência para lugares calmos, longe de distrações e em que você não será interrompido

Além disso, mantenha seu espaço de estudos organizado e, se possível, com tudo o que você precisa por perto – como livros, cadernos, apostilas. Dessa forma, você conseguirá ter um bom desempenho na sua preparação.

10. Cuide de si mesmo

Nossa última dica de como se preparar para o Enem é uma das mais importantes. Se você quer se preparar da melhor maneira, é importante cuidar de si mesmo, até porque estudar para o Enem pode ser bem estressante. 

Se possível, se exercite pelo menos 3 vezes na semana. Além disso, é importante se alimentar corretamente. Muitas pessoas ficam tão focadas em revisar conteúdos e acabam se esquecendo de si mesmas.

Se você não se alimentar direito ou não cuidar de si mesmo no período de preparação para o Exame, você pode acabar ficando com o corpo mais fraco, mais suscetível a doenças e com o raciocínio mais lento.

Lembre-se que o candidato do Enem precisa resolver cada questão em, aproximadamente, dois minutos e meio. Por isso, é importante estar bem no dia, até porque só consegue dar conta quem chega com a cabeça bem descansada e preparada.

Gostou das nossas dicas de como se preparar para o Enem? Confira a seguir um modo de entrar na faculdade sem precisar do Enem e com um desconto excelente.

Nós te conectamos à faculdade

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre como se preparar para o enem até o final! 

Desejamos bons estudos!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários