CursosFaculdades

As melhores faculdades de odontologia do Brasil

AS-MELHORES-FACULDADES-DE-ODONTOLOGIA-DO-BRASILMelhores faculdades de odontologia do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O profissional formado em Odontologia é responsável por cuidar da saúde bucal das pessoas. Deseja fazer esse curso? Confira as melhores faculdades do Brasil e decida em qual instituição de ensino você deseja estudar.

Decidiu fazer odonto? Agora é preciso escolher uma boa instituição de ensino superior para poder estudar. Essa precisa ser uma escolha bem-feita, pois essa definição afetará diretamente não só os estudos, mas também o seu sucesso na carreira. Para te ajudar, separamos aqui a lista das melhores faculdades de Odontologia do Brasil.

Como saber quais as melhores faculdades de Odontologia?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Odontologia do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Odontologia do Brasil

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

7. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

8. Universidade de Brasília (UnB)

9. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

10. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Veja mais detalhes sobre cada uma das melhores faculdades de Odontologia do Brasil abaixo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Possui campus nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião

O curso de Odontologia da USP tem como missão a formação de um Cirurgião-Dentista com sólido conhecimento científico, consciente da responsabilidade de sua inserção na sociedade para contribuir na melhoria do atendimento odontológico no país e nos índices da saúde bucal da população.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. O curso é oferecido em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. Possui campus nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia.

O curso de Odontologia da Unicamp possui ênfase nos aspectos socioeducacionais e preventivos do tratamento bucal, acompanhados de uma terapêutica curativa segura e cientificamente correta. Assim, o aluno é orientado por meio de programas teóricos e práticos a assumir seu compromisso social. Ele exercita essa vocação nos programas preventivos e curativos gratuitos orientados para as principais demandas da população.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O curso de Odontologia da UNESP tem como principal característica a integração entre o ensino e a pesquisa, com o estímulo para que os estudantes realizem trabalhos de iniciação científica, e entre o ensino e a extensão, importantes à população e para a formação do aluno.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso é oferecido em Araçatuba, Araraquara e São José dos Campos.

4ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Odontologia da UFMG tem como objetivo formar profissionais com vivência em diferentes realidades de atendimento odontológico, com ampla visão de saúde bucal e coletiva, com competência para tomar decisões, compreender e avaliar as políticas de saúde vigentes e com capacidade de se atualizar quanto aos conhecimentos inerentes à prática odontológica.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Odontologia da UFRGS tem como objetivo a formação de um cirurgião-dentista, generalista, com uma visão social da realidade. Que seja capaz de estabelecer científica e tecnicamente um diagnóstico do estado de saúde bucal de cada indivíduo e da coletividade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

O curso de Odontologia da UFRJ está estruturado em um sistema de créditos, composto de disciplinas obrigatórias, de disciplinas complementares e de requisitos curriculares complementares.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Campinas. A faculdade oferece cursos de graduação e pós-graduação em duas importantes áreas da saúde, sendo elas a Odontologia e Medicina.

O curso de Odontologia da faculdade dispõe de laboratórios equipados com recursos de última geração e clínica com equipos individuais que garantem, mais uma vez, a experiência prática como parte essencial da formação do profissional de Odontologia desde o primeiro ano como estudante.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Brasília. Além disso, possui campus no Plano Piloto, em Planaltina, em Gama e em Ceilândia. Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Odontologia da UnB propõe a formação de um Cirurgião-Dentista generalista, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com ênfase na sua promoção; capaz de perceber e tratar o ser humano de forma integral e humanitária, buscando a inclusão social, sem discriminação e garantindo-lhe os princípios de cidadania.

É possível ingressar na UnB através do vestibular tradicional da faculdade, do Sisu ou do Programa da Avaliação Seriada (PAS). Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo

O curso de Odontologia da UFPR destaca-se por oferecer aos estudantes capacitação prática, além de uma forte base teórica. É estruturado para formar dentistas generalistas, habilitados a trabalhar com programas de saúde pública e atuar em clínicas ou hospitais da iniciativa privada. O profissional é preparado para adotar não apenas procedimentos curativos, mas também métodos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É considerada a 22ª melhor universidade latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a nona entre as brasileiras.

O curso de Odontologia da UFSC tem por objetivo contextualizar, investigar e ensinar saberes da Odontologia, necessários para formar Cirurgiões-Dentistas habilitados para o exercício de uma profissão contemporânea, promotora de saúde e fundamentada nos preceitos da ética, da moral e da ciência.

O ingresso ocorre através do Sisu e do vestibular da própria faculdade. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Odontologia do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.