Dicas

Quer estudar sem pagar nada? Veja 5 maneiras de como ganhar bolsa de estudos

Veja 5 maneiras de como ganhar bolsa de estudosVeja 5 maneiras de como ganhar bolsa de estudos

Infelizmente, nem todo mundo pode pagar para estudar. Sabendo disso, preparamos esse artigo para que você descubra tudo que precisa saber sobre como ganhar bolsa de estudos. Você vai ver que é possível ter de 50% a 100% de desconto no valor das mensalidades, então leia até o final.

Neste texto, você vai entender como ganhar bolsa de estudos. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Como ganhar bolsa de estudos?
  2. Como ganhar bolsa de estudos fazendo o Enem?
  3. Como ganhar bolsa de estudos em faculdades com ingresso direto?
  4. Como ganhar bolsa de estudos com o Prouni?
  5. Como ganhar bolsa de estudos em faculdades com programas próprios? 
  6. Como ganhar bolsa de estudos pelo Beduka?

Se você chegou a esse artigo sobre como ganhar bolsa de estudos, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

Como ganhar bolsa de estudos?

Há diversas formas de estudar de graça ou, no mínimo, conseguir um bom desconto: através de programas governamentais, ingresso direto, entre outros. Vamos te explicar todas elas detalhadamente.

Vale frisar que o Enem ainda representa a chave mais importante para abrir as mais variadas portas de acesso à universidade. Isso acontece porque a pontuação que você tirou nele é exigida na maioria das formas de ingresso universitário.  

É importante que você conheça todos os caminhos de como ganhar bolsa de estudos, pois é possível conseguir descontos bem altos (como de 50%, 70% e até 100%). 

Por isso, vamos te auxiliar nessa jornada. Afinal, ter um diploma de nível superior é um diferencial para qualquer estudante. E, não precisar se desesperar por não ter dinheiro é melhor ainda! 

Leia com atenção cada uma das 5 dicas que separamos para você neste artigo sobre como ganhar bolsa de estudos. Elas poderão te ajudar bastante.

1- Como ganhar bolsa de estudos através do Enem?

Como conversamos no primeiro tópico, a nota do Enem é exigida em quase todos os programas que oferecem bolsas, além das faculdades particulares. Podemos dizer que é o primeiro passo que você deve dar para realizar seu sonho.

Muitas universidades particulares facilitam bastante a vida de quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio. Um bom exemplo é o ingresso direto, no qual o aluno não precisa fazer o vestibular da instituição.

A sua nota vale bem mais do que você imagina. Ela também é obrigatória para quem quer concorrer a uma vaga pelo Prouni (Programa Universidade para Todos).

Mas não é apenas ir lá, assinar o nome e responder qualquer coisa. Há duas regrinhas básicas que você deve ter em mente: não zerar a redação e não ter uma pontuação inferior a 450 pontos.

Dito isso, vamos ver todas as oportunidades que ter feito o Enem pode te oferecer. Você vai perceber que ele se conecta a quase tudo que vamos tratar nesse artigo sobre como ganhar bolsa de estudos.

2- Como ganhar bolsa de estudos por meio do ingresso direto?

Sabemos que às vezes a burocracia (aquele monte de critérios, inscrições, espera de vaga) desanima qualquer um. O bom é que nem sempre precisa ser assim. Há faculdades que tratam a questão da bolsa de estudos diretamente com o aluno.

A única coisa que você precisa fazer é: ir à instituição! Nesse caso, não será necessário um outro vestibular, nem se inscrever em programas governamentais. Podemos deixar isso de lado, se soubermos outras formas de como ganhar bolsa de estudos!

Para facilitar, faça uma lista de faculdades particulares de seu interesse e saiba quais delas oferecem o curso que você tem em mente. Depois, é só entrar em contato e descobrir se elas trabalham oferecendo o  ingresso direto!

No entanto, ainda que o processo seja bem mais fácil e prático, é importante saber que para não ter que prestar o vestibular da instituição e garantir sua bolsa você vai precisar da nota do Enem!

3- Como ganhar bolsa de estudo através do Prouni?

O Prouni é um programa criado pelo governo com o intuito de disponibilizar vagas para pessoas que não podem pagar. É um dos meios de garantir um bom desconto.

Devido sua importância, vamos te explicar tudo sobre ele neste artigo sobre como ganhar bolsa de estudos.

Ele também possui alguns pré-requisitos para conseguir uma bolsa. Vamos te contar quais são, mas antes entenda a relação do Prouni com o Enem.

O que é o Prouni (Programa Universidade para Todos)?

Você já viu alguém falando do Prouni sem falar do Enem? Pode até acontecer, mas geralmente para falar de um acabamos citando o outro. 

Isso ocorre porque o primeiro critério para se inscrever no Prouni é ter feito o Enem. Logo, você vai utilizar a sua nota na hora da inscrição. 

Outro fator no qual você deve estar atento: esse programa abre inscrições duas vezes por ano com cerca de 200 mil bolsas em diversos cursos, inclusive Medicina e Odontologia. Lembrando que quanto mais disputado é o curso, mais elevada deve ser sua nota.

Caso você queira mais detalhes, temos vários artigos exclusivos sobre isso. É só acessar:

Sabendo disso, é hora de descobrir os pré-requisitos indispensáveis na hora de entender como ganhar bolsa de estudos pelo Prouni.

O que é preciso para ganhar bolsa de estudos pelo Prouni 

Seu perfil precisa estar de acordo com as exigências do Ministério da Educação, que são:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média em seu último Enem e não ter zerado a redação; 
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação;

Ainda têm os pré-requisitos abaixo sobre como ganhar bolsa de estudos através do Prouni , nos quais os candidatos devem se encaixar em pelo menos um. São eles:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

Perto de terminar 2021, nos deparamos com uma notícia muito boa para quem estudou o ensino médio em escola particular, sem bolsa! O atual presidente sancionou uma medida provisória que determina que esses alunos poderão se inscrever no Prouni.

Por ser algo provisório, a medida ainda irá para votação na Câmara e no Senado. Isso significa que ainda pode ser alterada… O manteremos informado sobre como ganhar bolsa de estudos.

Atualizaremos assim que possível, mas você já pode conferir alguns detalhes clicando no link abaixo:

Quais bolsas de estudo posso ganhar com o Prouni?

O Prouni oferece dois tipos de bolsa: a parcial e a bruta. A parcial arca com 50% do valor da mensalidade, e é voltada para alunos com renda de até 3 salários mínimos.

A bruta é referente a 100% da mensalidade, ou seja ela vai pagar o valor total da sua mensalidade. Nesse caso, o estudante deve ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Se você deseja concorrer a uma vaga, deve ficar atento às épocas que abrem as inscrições ou não irá adiantar saber como ganhar bolsa de estudos.

Elas abrem duas vezes por ano, sendo que o maior número de vagas ofertadas é no primeiro semestre, logo depois da divulgação do resultado do Enem. Portanto, fique ligado!

Você pode ter acesso a mais informações que vão ser bastante úteis para ganhar bolsa de estudos. Basta acessar o link abaixo:

4- Como ganhar bolsa de estudos por meio do vestibular da própria instituição?

A maioria das instituições de ensino têm optado por terem também seu modo independente de oferecer bolsas. Elas abrem inscrições para o vestibular e, dependendo da sua nota, é possível conseguir até 100% de desconto nas mensalidades.

Geralmente, esses descontos muito elevados são ofertados em pequenas quantidades. Eles são reservados aos primeiros colocados. Isso é muito importante para as universidades, pois é garantia de que terão um excelente aluno entre os calouros. 

Se você considera esse o meio mais fácil de como ganhar bolsa de estudos, saiba que além desses descontos de 100%, há outros.

São abatimentos de 70%, 60% e 50% nas mensalidades. Por serem menores, acabam sendo ofertados em grandes quantidades.

5- Como ganhar bolsa de estudos por meio do Vale Bolsa Beduka?

Pensando em todas as dificuldades que você possa ter enfrentado, o Beduka criou uma oportunidade imperdível para você: uma prova que pode te dar até 100% de desconto.

Você não leu errado! A equipe do Beduka sabe que o ano de 2021 foi bastante complicado, inclusive em relação à cobrança da taxa de inscrição do Enem. Logo, não poderíamos deixar de fazer algo para te ajudar.

Como conversamos diversas vezes nesse artigo sobre como ganhar bolsa de estudos, sem a nota do Enem você fica de fora de quase tudo. Isso poderia ser muito ruim, mas não é.

Afinal, há outras oportunidades para ingressar na universidade e o Beduka pode ser sua chance perfeita!

Estou falando do Vale Bolsa Beduka! Nesse evento, você tem chance de ganhar bolsas de 75% ou 100% nos mais variados cursos, estados e modalidades. E não tem nada a ver com o Enem!

Basta realizar sua inscrição, sem pagar nada! Depois, é só fazer uma prova de 100 questões na data anunciada. O conteúdo segue a mesma linha cobrada no Enem, então tudo que você já estudou não será perdido! 

Para te deixar a par de tudo, criamos até um canal no Telegram. Nele, você vai receber conteúdo todos os dias e se preparar melhor para conquistar a bolsa!

No mais, bons estudos e esperamos em breve entrar em contato com você!

Tenho certeza que saber como ganhar bolsa de estudos será muito útil para você. O Beduka está sempre criando matérias com conteúdos exclusivos, exaustivamente estudados e bem elaborados. 

Quer saber sobre algum assunto? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador