Dicas

Consiga uma bolsa de estudo integral para faculdade aqui!

Consiga uma bolsa de estudo integral para faculdade aquiConsiga uma bolsa de estudo integral para faculdade aqui
Sala do Saber - melhor cursinho online

Se seu sonho é fazer uma faculdade, mas falta dinheiro, queremos que saiba como conseguir bolsa de estudo integral para faculdade. Essas bolsas arcam com 100% do valor da mensalidade. Gostaria de ter uma? Leia nosso artigo até o final.

Neste texto, você vai saber tudo sobre como conseguir uma bolsa de estudo integral para faculdade. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Como conseguir uma bolsa de estudo integral para faculdade?
  2. Como conseguir uma bolsa de estudo integral por meio do Prouni?
  3. O Prouni oferece bolsa de estudo integral para faculdade?
  4. Veja outros meios de conseguir uma bolsa de estudo integral para faculdade

Se você chegou a esse artigo é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

Como conseguir uma bolsa integral para faculdade?

O meio mais simples de conseguir uma bolsa integral para faculdade é através do Enem. Digamos que ele é a chave que te dará acesso a diversas oportunidades de ingresso à universidade.

Antes de continuarmos, há duas situações básicas que você deve ter em mente: A pontuação mínima para tentar uma bolsa integral é de 450, e em hipótese nenhuma você pode zerar a redação! 

Falando nisso, temos muitos artigos que podem te ajudar a escrever melhor, veja alguns deles:

Bom, a nota do Enem será usada para inscrição em diversos programas voltados ao ensino universitário, como o Prouni: Programa Universidade para Todos. Esse é o principal programa para garantir sua bolsa de estudo integral para faculdade.

Ah! Preciso interromper um pouco essas informações importantíssimas para te dar uma dica: 

No último tópico deste artigo, vamos te contar um outro meio de conseguir uma bolsa de estudo integral para faculdade. Melhor ainda, não é preciso se preocupar com o Enem e muito menos ter realizado as provas. Então, vale a pena ler esse artigo até o final! 

Voltando ao que estávamos conversando, saiba que há diversos critérios nos quais você precisa se encaixar se for se inscrever no Prouni. Explicaremos tudo isso detalhadamente nos próximos tópicos.

Como ganhar bolsa de estudo integral para faculdade por meio do Prouni? 

Primeiro, para ganhar uma bolsa de estudo integral para faculdade você deve ter feito o Enem. Depois, será necessário se encaixar nos pré-requisitos que o programa determina.

Iremos te explicar cada um deles, mas antes de continuarmos, vamos entender a relação do Prouni com o Enem.

O que é o Prouni (Programa Universidade para Todos)?

O Prouni e o Enem são programas intimamente ligados um ao outro, por isso é comum sempre citar os dois juntos.

Para conseguir uma bolsa de estudo integral para faculdade você deve ter feito o Enem, mas ele sozinho não pode fazer nada. O que você pode conseguir com o Enem é uma nota, que será usada em um programa específico de acesso à universidade.

Estamos falando do Prouni, esse programa abre inscrições duas vezes por ano com cerca de 200 mil bolsas em diversos cursos, inclusive Medicina e Odontologia. Lembrando que quanto mais disputado é o curso, mais elevada deve ser sua nota.

Caso você queira mais detalhes, temos vários artigos exclusivos sobre isso. É só acessar:

Sabendo disso, é hora de descobrir os pré-requisitos para conseguir uma bolsa de estudo integral para faculdade.

Como conseguir entrar na faculdade sem pagar nada através do Prouni? 

Seu perfil precisa estar de acordo com as exigências do Ministério da Educação, que são:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média em seu último Enem e não ter zerado a redação; 
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação;

Ainda têm os pré-requisitos abaixo para conseguir uma bolsa integral para faculdade, nos quais os candidatos devem se encaixar em pelo menos um. São eles:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

Atenção! No final de 2021, nos deparamos com uma notícia boa para aqueles que fizeram todo ou parte do Ensino Médio na rede particular. Agora, devido a uma medida provisória sancionada pelo atual presidente, eles também poderão se inscrever no Prouni. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Por ser algo provisório, a medida ainda irá para votação na Câmara e no Senado. Isso significa que ela pode sofrer algumas alterações. O manteremos informado sobre como conseguir essa bolsa integral para faculdade.

Atualizaremos assim que possível, mas você já pode conferir alguns detalhes clicando no link abaixo:

O Prouni oferece bolsa de estudo integral para a faculdade?

Sim! O Prouni oferece bolsa de estudo integral para faculdade. É a chamada bolsa bruta. Ela arca com 100% da mensalidade, ou seja, o valor total.

Para ter direito a ela o aluno deve ter uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Se não for seu caso, vale a pena tentar o outro tipo de bolsa que o Prouni oferece, a parcial.

Ela arca com 50% do valor da mensalidade, e é voltada para alunos com renda de até 3 salários mínimos. Também é uma excelente oportunidade. 

Todos que querem concorrer a uma vaga no Prouni para conseguir bolsa de estudo integral para faculdade, devem ficar atentos às épocas que abrem as inscrições. 

Elas abrem duas vezes por ano, sendo que o maior número de vagas ofertadas é no primeiro semestre, logo depois da divulgação do resultado do Enem. Portanto, fique ligado!

Você pode ter acesso a mais informações que vão ser bastante úteis para bolsa de estudo integral para faculdade. Basta acessar o artigo abaixo:

Veja outros meios de conseguir uma bolsa de estudo integral para faculdade

Sabemos que nem sempre o Enem é uma opção. 2021 foi um ano bastante complicado, inclusive em relação à cobrança da taxa de inscrição

Se por algum motivo você não conseguiu fazer as provas e agora está desesperado porque não vai poder conseguir uma bolsa de estudo integral para faculdade, saiba que há outras oportunidades para ingressar na universidade. 

O Beduka pode ser sua chance perfeita!

Estou falando do Vale Bolsa Beduka! Nesse evento, você tem chance de ganhar bolsas de 75% ou 100% para vários cursos, cidades e modalidades.

Você só precisa realizar sua inscrição, que é gratuita, e fazer uma prova de 100 questões na data anunciada. O conteúdo segue a mesma base do Enem, então você pode aproveitar o que já estudou durante o ano. 

Temos até um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário e se preparar melhor para conquistar a bolsa!

No mais, bons estudos e esperamos em breve entrar em contato com você!

Tenho certeza que saber como conseguir uma bolsa de estudo integral para faculdade será muito útil para você. O Beduka está sempre criando matérias com conteúdos exclusivos, exaustivamente estudados e bem elaborados. 

Quer saber sobre algum assunto? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.