DicasFaculdades

Como pagar menos na faculdade? Descubra aqui!

COMO PAGAR MENOS NA FACULDADECOMO PAGAR MENOS NA FACULDADE
Sala do Saber - melhor cursinho online

Ingressar no ensino superior é uma grande conquista. Infelizmente, a realidade  é outra. A maioria dos brasileiros não têm condições para pagar seus estudos. Se esse é o seu caso, quer saber como pagar menos na faculdade? Nesse texto você vai descobrir como fazer isso. 

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo sobre como pagar menos na faculdade. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

1. Quer saber como pagar menos na faculdade?

2. Faculdades públicas no Brasil

3. Faculdades particulares no Brasil

4. É possível pagar menos na faculdade?

5. Veja as 4 formas de como pagar menos na faculdade

O Enem é uma das formas mais conhecidas de entrar no ensino superior gratuito. Treine para o Enem com nosso Simulado Beduka: o melhor simulado do Brasil!. 

Quer saber como pagar menos na faculdade? 

Você tem vontade de entrar no ensino superior? Fazer o curso dos sonhos e trabalhar naquilo que você ama? 

Cursar uma graduação proporciona vantagens incontáveis. Com um curso superior você poderá se posicionar melhor no mercado de trabalho, ter conhecimentos úteis e práticos, além de poder trabalhar em grandes empresas ou sozinho com muita credibilidade.

Mas sabemos que cursar uma graduação pode ser caro e se você quer entender como pagar menos na faculdade. Bom, é isso que te ensinamos nesse. Continue lendo!

Como funcionam as Universidades públicas no Brasil? 

No Brasil, existem faculdades públicas e privadas. A principal forma de ingresso nas públicas é através do Enem. Através dessa prova, você consegue entrar numa Universidade Federal ou Estadual e não pagará nada em todo o curso. 

Além disso, com o Enem, você poderá conseguir vagas em faculdades privadas com bolsas ou grandes descontos. 

Como funcionam as Universidades particulares no Brasil? 

As faculdades particulares cobram um valor mensal para o aluno estudar lá. Nesse caso, é responsabilidade do estudante arcar com os seus custos na universidade. 

O ingresso nas faculdades particulares se dá via vestibular da própria universidade. Muitas instituições também aceitam o comprovante de participação no Enem nos últimos anos. 

Geralmente, as universidades privadas que aceitam o Enem como forma de ingresso exigem uma nota mínima para aceitar essa forma de ingresso, sendo entre 300 a 400 pontos. 

Dessa forma, o ingresso em uma instituição particular é mais simplificado e demanda menos estudo para o vestibular. Se você não tem tempo para estudar ou também trabalha, a faculdade particular é uma boa opção!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Se você quer saber como pagar menos na faculdade, continue lendo!

É possível pagar menos na faculdade? 

Caso você esteja se perguntando se realmente vai conseguir pagar menos na faculdade, a resposta é sim!

Existem programas governamentais para te ajudar, bem como descontos e bolsas por parte das instituições privadas. Vamos te explicar melhor!

Como pagar menos na faculdade? Veja 4 formas!

1- Sisu

Você conhece o Sisu? 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) te dá a oportunidade de entrar em uma universidade  pública. O Sisu foi criado pelo MEC e objetiva democratizar o acesso ao ensino superior em universidades Federais e Estaduais.

O Sisu não oferece bolsas, mas na faculdade pública você não precisará pagar nada durante todo o curso!

Você pode participar do Sisu com a sua nota do Enem e garantir uma vaga gratuita para todo o curso em uma universidade pública.

2- Fies e P-Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior.

O Fies oferece financiamentos para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas.

3- Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi uma oportunidade criada pelo governo federal em 2004. Ele queria melhorar a inclusão de mais pessoas no ensino superior. A ieia é oferecer bolsas de graduação para os alunos estudarem em universidades privadas!

Isso significa que o aluno não tem que pagar o valor total da mensalidade. Ele estuda de graça! 

4- Bolsas de estudo da Universidade

Muitas universidades concedem bolsas aos estudantes por vários critérios: 

  • Auxílio para alunos que comprovem insuficiência de renda
  • Ingresso na universidade por indicação de outro aluno
  • Premiação por bom desempenho no vestibular ou curso
  • Parentesco com outros alunos 
  • Realização de estágios 

Por isso, não deixe de ir às universidades que você tem interesse e verificar a disponibilização de descontos ou bolsas. Muitas vezes os descontos são bons e uma ótima oportunidade para você!

Tenha em mente que realizar o seu sonho de entrar em uma universidade é possível! Agora que você já sabe como pagar menos na faculdade, corra atrás que a vaga é sua!

Gostou de ver essas dicas sobre como pagar menos na faculdade? Agora é só ir atrás das alternativas apresentadas e ingressar na faculdade e curso dos seus sonhos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.