X

9 filmes sobre Literatura Brasileira para você assistir antes do Enem!

9 filmes sobre literatura brasileira para você assistir antes do Enem

Para muitos, ler clássicos da literatura é um prazer, para outros nem tanto, mas o fato é que o Enem cobra essas obras e estudá-las exige tempo. Isso prejudica a apreciação, requisito fundamental da arte. Portanto, trouxemos uma solução enriquecedora e prazerosa, filmes para você aprender sobre literatura. Leia o nosso artigo e veja nove filmes sobre 9 lendárias obras da literatura brasileira.

Neste artigo sobre filmes para aprender literatura, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Por que assistir esses 9 filmes?
  2. Por que assistir O Auto da Compadecida (2000)?
  3. Por que assistir Vidas Secas (1964)?
  4. Por que assistir Capitães da areia (2011)?
  5. Por que assistir Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1968)?
  6. Por que assistir Memórias Póstumas (2001)?
  7. Por que assistir O Tempo e o Vento (2013)?
  8. Por que assistir A Hora da Estrela (1986)?
  9. Por que assistir O Cortiço (1978)?
  10. Por que assistir Noites do Sertão (1984)?

Estudando para as provas? Conheça O melhor Simulado Enem do Brasil! Ele pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Por que assistir aos filmes indicados por esse artigo?

Você já se perguntou como dar conta de todas as obras literárias cobradas no Enem? Se sim, com certeza já se indagou sobre como gerir o recurso mais valioso: o tempo.

Ah! O tempo! Uma das questões mais mencionadas em páginas de livros envelhecidos, empoeirados ou contemporâneos, lidos em kindles ou pdfs. Ele tanto pode salvar, quanto aniquilar, guardar ou deixar ser apagado pelo vento que leva aos poucos as pegadas cravadas na areia e os sonhos dizimados pelos dias. Mas não se desespere, há solução!

Seu futuro depende de uma prova, e nós estamos aqui para ajudá-lo a vencer os ponteiros do relógio que insistem em nos dizer que não vai rolar.

Você só precisará de nove finais de semana, um imenso balde de pipoca e muito refrigerante. Depois é só assistir aos filmes para aprender sobre literatura.

Abaixo, veja nove filmes sobre 9 lendárias obras da literatura brasileira.

Por que assistir O Auto da Compadecida (2000)?

Baseado na obra de Ariano Suassuna, defensor caloroso da identidade brasileira e cultura nacional, O Auto da Compadecida traz o cenário nordestino como pano de fundo. 

Ariano Suassuna é um exímio representante da Literatura Contemporânea, um dos autores mais adaptados do cinema brasileiro. Por conseguinte, muito cobrado nas provas do Enem.

A adaptação cinematográfica traz aclamados atores da televisão brasileira, entre eles: Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Fernanda Montenegro. 

Você irá se deliciar com a história de Chicó e João Grilo e suas artimanhas para enfrentar a escassez e a miséria no vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba.

A aventura culminará em um julgamento final, no qual os dois só podem contar com a ajuda de Nossa Senhora. Será que conseguirão se safar?

Por que assistir Vidas Secas (1964)?

Adaptação da obra de Graciliano Ramos, o filme retrata as mazelas enfrentadas por uma família nordestina na tentativa de escapar das durezas do Sertão. 

Graciliano Ramos é escritor da segunda fase da geração modernista, um dos períodos literários mais cobrados no Enem. Sua obra “Vidas Secas” é um retrato histórico do país, no qual o autor faz uma profunda denúncia social.

A seca, a fome, a crueldade… Ande com os pés descalços tocando o imaginário do barro quente, acompanhando, sentindo e amargando o sofrimento dessa família e de sua cachorrinha Baleia. Vai ser difícil não se emocionar!

Não é maravilhoso assistir filmes para aprender sobre literatura?

Por que assistir Capitães da areia (2011)?

Baseado na obra Capitães da areia, de Jorge Amado, um escritor contemporâneo muito cobrado nas provas de literatura, além de muito comentado nas rodas de conversas. O filme foi dirigido pela neta do autor, Cecília Amado

Essa adaptação cinematográfica retrata a vida de meninos abandonados que vivem nas ruas de Salvador, em um Trapiche. Eles enxergam como única saída, os assaltos que cometem. 

Hábeis em se camuflar, são conhecidos como Capitães da Areia. No decorrer do filme, surge na vida deles um amor e um professor, será o presságio de uma transformação? Só assistindo para saber.

Você pode assistir o filme pelo próprio YouTube

Por que assistir Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1998)?

Assim como Dom Quixote de La Mancha, Policarpo Quaresma submerge em um ideal inatingível de patriotismo cultural e político. O ápice da sua luta contra dragões que na realidade são moinhos, foi querer transformar o tupi-guarani em idioma oficial do Brasil.

O filme é baseado na obra de Lima Barreta, um consagrado autor pré-modernista, muito cobrado e mencionado no Enem. 

O autor descreve as penúrias do cotidiano, as classes sociais e o meio político, em tom irônico e crítico, nos apresentando o declínio da idealização da pátria. 

Policarpo não deixa de ser um herói que cai na armadilha de seus próprios ideais. Será que ele conseguirá escapar da loucura, ou será sua loucura a verdadeira sanidade?  Eu torço para que ele encontre um meio-termo, e você?

Vamos assistir para saber o fim dessa história e arrasar na prova do Enem!

Por que assistir Memórias Póstumas (2001)?

Quem nunca ouviu falar de Machado de Assis? Pois bem, o autor é uma unanimidade, e a convicção de que ele é muito cobrado no Enem, também. 

Por isso, não podia faltar nessa lista a adaptação de uma das obras mais famosas do mundo: Memórias Póstumas de Brás Cubas.

O filme Memórias Póstumas conta com a brilhante atuação de Reginaldo Faria, no papel do inesquecível personagem literário Brás Cubas. A direção ficou por conta de André Klotzel.

A narrativa da escola literária realista traz um narrador personagem contando sua história a partir do término: a morte. E, quando um morto conta uma história, é sábio parar para escutá-la! 

Por que assistir O Tempo e o Vento (2013)?

Baseado na trilogia de Érico Veríssimo, o filme teve direção de  Jayme Monjardim, e como parte do elenco os atores:  Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Fernanda Montenegro e José de Abreu.

Considerado um dos mais importantes escritores do século XX, Érico Veríssimo fez parte da segunda geração modernista. Portanto, ter conhecimento sobre uma de suas obras é fundamental!

O enredo retrata  as disputas entre duas famílias rivais no Rio Grande Sul, durante o século XIX. Entre amores, cavalos e canhões, a Família Amaral e a família Terra-Cambará se repelem e se atraem. 

São trezentos anos de história retirados de um clássico da literatura brasileira e transformados em som e imagem. Percorra as terras rio-grandenses, cavalgue ao som das artilharias e veja que há amor em meio a guerra. 

Reverencie o tempo, simbolizado pelas gerações de famílias fundadoras do Rio Grande do Sul. E o vento, clima frio sulista que arrasta os anos ao término.

Não é maravilhoso assistir filmes para aprender sobre literatura?

Por que assistir A Hora da Estrela (1986)?

Baseado na obra de uma das autoras brasileiras mais mencionadas na Literatura Mundial: Clarice Lispector

A Hora da Estrela foi dirigido por Suzana Amaral e conquistou um dos maiores prêmios do festival de cinema de Brasília.

Também consagrou a atriz Marcélia Cartaxo com o troféu Urso de Prata em Berlim, 1986. O filme ainda contou com a participação da atriz Fernanda Montenegro.

Sendo o último livro publicado em vida por Clarice, a versão cinematográfica é uma excelente adaptação da obra. 

Ela mostra a jornada de Macabéa, uma nordestina com um subemprego, residindo em São Paulo.

Entre a miséria e a busca por um amor, Macabéa nos envolve em uma leveza ingênua que chega a nos oprimir. Como terminará essa história?

Não é maravilhoso assistir filmes para aprender sobre literatura?

Assista agora mesmo direto pelo YouTube!

Por que assistir O Cortiço (1978)?

Baseado na obra homônima de Aluísio Azevedo, importante autor naturalista. O Cortiço é não só o nome dessa produção, como também o personagem principal do enredo. 

Com uma marcada influência determinista, isto é, o homem como fruto do meio, essa adaptação traz a oportunidade de conhecer uma obra singular da literatura brasileira. 

Veja como se moldam os costumes e atitudes dos habitantes de um cortiço do Rio de 

Janeiro, em 1880. Se envolva com os personagens, sinta seus anseios, seus desejos e seus dramas, e, pergunte-se, o homem é mesmo somente, ou será parcialmente fruto do meio?

Quem sabe… o meio é fruto do homem? Um encadeamento social,no qual cada o. Chame seus amigos, assista o filme e entre nessa discussão.

Não sabe onde assistir aos filmes para aprender sobre literatura? Problema revolvido. É só pesquisar no YouTube.

Por que assistir Noites do Sertão (1984)?

Filme baseado na novela Buriti de Guimarães Rosa e dirigido por Carlos Alberto Prates Correia. Teve no elenco os atores: Tony Ramos e Debora Bloch.

Guimarães Rosa ganhou destaque com a publicação de Grandes Sertões: Veredas. Na obra, percebe-se notáveis características do modernismo como: linguagem coloquial e regionalista.

Por ser um importante nome da segunda geração modernista, é indispensável que você saiba identificar as características do autor, e nada melhor que ter contato com uma de suas obras, para que isso ocorra.

Assista ao filme e conheça Lalinha, personagem principal que teve sua vida modificada ao ir viver na fazenda Buriti Bom.

Gostou do nosso artigo sobre filmes para aprender sobre literatura? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Dicas Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.