Profissões

O que faz um cineasta? Fique por dentro do seu mercado de trabalho, remuneração e áreas de atuação!

o que faz um cineastaO que faz um cineasta?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Cinema é uma das artes mais apreciadas no mundo inteiro e que nos marca de uma maneira muito singular. Duvido que você não se lembre de uma cena bem feita do seu filme favorito. Mas sabe o que está por trás dela? O trabalho do cineasta. Descubra o que faz um cineasta e como se tornar um.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer saber qual profissão combina mais com você? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil, e conheça as áreas que mais se encaixam com suas habilidades naturais. É gratuito!

O que faz um cineasta?

O cineasta é o profissional responsável pela montagem de filmes. Sabe aquela cena empolgante, aquela luta que decide tudo? Então, por trás dela existe alguém dirigindo cada ação e expressão dos atores ali presentes.

Não só dos atores, como de todos os profissionais envolvidos na gravação das cenas. É função do cineasta avaliar a fotografia do filme, a posição das luzes, a captação de som, etc.

O cineasta é como um regente de orquestra. Ele indica como cada profissional vai agir para que sua obra saia perfeita.

Além disso, o cineasta pode trabalhar com a roteirização, a criação de personagens, sonorização, entre outras funções a depender do projeto em que estiver envolvido.

É responsabilidade do cineasta a elaboração de dois documentos: a proposta de direção e a decupagem.

  • Proposta de direção: define as diretrizes de cada área do filme e aponta as referências para a produção.
  • Decupagem: descreve a montagem das cenas presentes no roteiro, definindo o cenário, a iluminação, o figurino, etc.

Como é o mercado de trabalho para o cineasta?

O cineasta está associado à produção de filmes para o cinema, mas o que faz um cineasta é muito mais do que isso.

Ele pode atuar como diretor de curtas e longa metragens, tanto de ficção quanto documentários. Os filmes de ficção podem captar imagens reais ou de animações.

Mas o setor que mais emprega cineastas é a televisão. Canais abertos e fechados precisam de profissionais da área para dirigir seus programas, sejam eles séries, novelas, propagandas publicitárias ou até mesmo jornalísticos.

Os cineastas também podem ser empregados em plataformas de streaming, como a Amazon Prime, ou em canais do Youtube. Além disso, existe a possibilidade de trabalhar como freelancer.

Quanto um cineasta ganha?

O salário do cineasta varia. Existe um piso salarial para alguns estados definido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (Sindcine), no qual o valor mínimo do salário de um diretor de cinema é R$4.249,85 por semana.

Os estados cobertos pelo sindicato são: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Nos demais estados depende dos projetos, do orçamento, da experiência do profissional entre outros. Mas os salários podem chegar a R$20.000,00.

Como me tornar um cineasta?

Aposto que você ficou com interesse pela área depois de saber o que faz um cineasta. Então vamos descobrir como se tornar um.

O caminho é bem simples, basta você fazer um curso superior de Cinema. Ele é oferecido em três modalidades: licenciatura, bacharelado e tecnólogo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Nos dois primeiros a formação é parecida, mas tem uma diferença básica: a licenciatura forma professores e pessoas que trabalham com projetos pedagógicos ligados ao Cinema. O Bacharelado forma para o desenvolvimento de obras cinematográficas.

Em ambas se aprende a história do Cinema, o que é um roteiro e tudo o que envolve a produção. Só que o bacharel é quem se envolve com a produção.

Os tecnólogos têm uma formação mais rápida, voltada para a inserção mais imediata no mercado. Em geral eles trabalham com direção de som, iluminação etc.

Conheças as melhores faculdades de Cinema do Brasil.

Estude cinema com a ajuda do Beduka!

Com certeza você gostou de saber o que faz um cineasta e cremos que está interessado em seguir carreira nesta profissão.

Vamos te ajudar com isso!

Você viu que a forma de se tornar um cineasta é cursando Cinema em uma faculdade. Ela pode ser tanto pública quanto privada e o meio de ingresso principal é o Enem.

E quando se fala em Enem, o Beduka é seu parceiro número 1!

Além dos conteúdos diários no blog e nas redes sociais, que te ajudam a estudar, temos uma ferramenta para você testar seus conhecimentos: o Simulado Enem do Beduka, uma prova feita com questões das edições antigas do Enem para te ajudar a tirar uma nota alta!

Nosso simulado é adaptável também. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje.

  • O Beduka Bolsas te ajuda a entrar na faculdade e fazer o curso dos seus sonhos.

O cronograma do Enem está sendo divulgado, caso você queira saber como fazer o pagamento do Enem em primeira mão, acompanhe o Beduka.

Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem.

Obrigado por ler até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.