Profissões

O que faz um designer de interiores? Descubra se essa profissão em ascensão combina com você

O que faz um designer de interioresO que faz um designer de interiores

Como o próprio nome sugere, um designer de interiores é aquele que decora e projeta ambientes. Mas há muitos detalhes sobre essa profissão que encontra cada vez mais adeptos e admiradores. Nesse artigo, vamos te contar detalhadamente o que faz um designer de interiores, como se tornar um, o mercado de trabalho, grade curricular do curso e muito mais.

Preparamos este artigo incrível para você que deseja saber o que faz um designer de interiores. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é um designer de interiores?
  2. O que faz um designer de interiores?
  3. Em quais áreas um designer de interiores pode atuar?
  4. O que um designer de interiores pode esperar do mercado de trabalho?
  5. Como é o dia a dia de quem trabalha como design de interiores?
  6. É possível se tornar um designer de interiores fazendo curso a distância (EAD)?
  7. Qual o salário médio de um designer de interiores?
  8. Como é a grade curricular do curso de design de interiores?
  9. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 70%)

Você já tem certeza do que deseja fazer pelo resto da sua vida? Se a resposta for não, temos algo que pode te ajudar muito: o Raio X do Beduka. Ele é mais que um teste vocacional, pois seu método te permite  conhecer suas habilidades naturais também!

O que é um designer de interiores?

Um designer de interiores é um profissional que atua no planejamento dos vários tipos de ambientes, tanto na parte funcional quanto estética. 

Para simplificar, pense em todas as coisas que são necessárias para reformar uma casa: mobília, planejamento de espaços, paisagismo, decoração, pintura…

Então! O designer de interiores é responsável por projetar tudo isso de forma eficiente e harmônica. 

Logo, o intuito desse profissional é o de construir um ambiente aconchegante, prático, que tenha aproveitamento de espaços e também esteja de acordo com o perfil do cliente. 

Para isso, é preciso ter conhecimentos específicos, fazer uma graduação ou algum outro tipo de curso. 

No próximo tópico desse artigo sobre o que faz um designer de interiores, vamos te apresentar todas as possibilidades!

Como se tornar um designer de interiores? Bacharelado, tecnólogo e técnico

Para trabalhar no ramo de design de interiores, é preciso investir em uma formação. Ela pode ser a nível de graduação (bacharelado), a nível técnico ou a nível de tecnólogo.

O bacharelado é uma formação acadêmica, então ele é conquistado nas universidades

Geralmente, os estudos duram 4 anos e possuem uma grade curricular mais abrangente, incluindo aspectos históricos. Além disso, é obrigatório apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC). 

Já para se tornar um tecnólogo, o tempo de estudo é bem menor (geralmente dois anos). Aqui, a formação também acontece em uma faculdade, mas o estudante sai com um diploma de tecnólogo, não de nível superior.

As matérias são mais voltadas à prática, como o desenvolvimento de paisagismo, a aplicação de revestimentos, a elaboração de projetos e o emprego de técnicas de iluminação.

Talvez a forma mais fácil e rápida de se tornar um designer de interiores seja fazendo um curso técnico. Ele não é oferecido por centros universitários, mas por escolas técnicas.

Por isso, ele dura menos que o de tecnólogo, com mínimo de 800 horas. Pode ser concluído até mesmo em um ano! 

Se esse for seu objetivo, você pode conferir as opções disponíveis no site da Academia Brasileira de Arte (ABRA).

Inclusive, ela foi uma das participantes da formatação das Bases Curriculares que são utilizadas atualmente.

O que faz um designer de interiores?

A profissão de designer de interiores é bastante recente e só foi regulamentada em 2017. Segundo a lei 13.369, que trata dessa regulamentação, esse profissional é responsável por:

  • estudar, planejar e projetar ambientes internos conforme os objetivos e as necessidades do cliente, de modo a otimizar o conforto, a estética, a saúde e a segurança;
  • elaborar plantas, cortes, elevações, perspectivas e detalhamento de elementos não estruturais de espaços ou ambientes internos;
  • planejar ambientes internos, permanentes ou não, inclusive especificando equipamento mobiliário, acessórios e materiais e providenciando orçamentos e instruções de instalação;
  • compatibilizar os seus projetos com as exigências legais e regulamentares relacionadas à segurança contra incêndio, saúde e meio ambiente;
  • selecionar e especificar cores, revestimentos e acabamentos;
  • criar, desenhar e detalhar móveis e outros elementos de decoração e ambientação;
  • assessorar nas compras e na contratação de pessoal, no gerenciamento das obras e na fiscalização de cronogramas e fluxos de caixa;
  • prestar consultoria técnica em design de interiores;
  • desempenhar cargos e funções em entidades públicas e privadas relacionadas ao design de interiores;
  • exercer o ensino e desenvolver pesquisas, experimentações e ensaios relativamente ao design de interiores;
  •  observar e estudar permanentemente o comportamento humano quanto ao uso dos espaços internos e preservar os aspectos sociais, culturais, estéticos e artísticos.

Por meio dessas competências, é possível perceber que os designers de interiores estão inseridos em um cenário abrangente e diversificado. 

Isso acaba representando uma quantidade significativa de áreas de atuação e perspectivas relacionadas ao mercado de trabalho!

Em quais áreas um designer de interiores pode atuar?

O que um designer de interiores faz está diretamente ligado às áreas nas quais ele pode atuar. São elas:

  • lojas de móveis projetados, de materiais de construção, de acabamento e de decoração;
  • escritórios de engenharia civil, arquitetura e design; 
  • empreendedorismo;

Nesses locais, há diversas atividades que podem ser exercidas por esse profissional. Assim como conversamos no tópico anterior (o que faz um designer de interiores).

Em outras palavras, é possível ser projetista, desenhista, assistente na gestão de obras ou promotor de vendas.

Abaixo, veja mais lugares que podem requisitar um designer de interiores:

  • Escolas e universidades;
  • Indústria;
  • Bares e restaurantes;
  • Mercado corporativo;
  • Teatros;
  • Cinemas;
  • Hotéis;
  • Clínicas;
  • Comércio;
  • Estandes;
  • Pessoas físicas;
  • Arquitetos;
  • Construtoras e Imobiliárias;
  • Órgãos públicos.

O que um designer de interiores pode esperar do mercado de trabalho?

A profissão de designer de interiores está em ascensão no mercado de trabalho e não é à toa. 

Quase tudo no mundo precisa de um espaço físico para funcionar, é justamente aí que entra a importância e diversificação do que faz um designer de interiores  

Ainda assim, a maior demanda de profissionais dessa área é encontrada na construção civil e no mundo corporativo.

Em relação à construção civil, é até redundante comentar, pois ela é a responsável por todas as atividades ligadas à produção de obras. Logo, arquitetos, engenheiros e designers de interiores são profissionais essenciais para esse setor. 

Já no mundo corporativo, costuma-se investir pesado em espaços bem projetados e decorados. Isso representa um bom orçamento, ou seja, a contratação de muitos profissionais da área de design.

Esses profissionais também são muito requisitados por pessoas físicas, pois o metro quadrado de um imóvel está cada vez mais caro. Consequentemente, os ambientes são cada vez menores.

Para conseguir comportar todos os cômodos e móveis necessários em ambientes tão pequenos, só mesmo com ajuda de quem entende do assunto!

É possível atender a esse tipo de demanda tanto abrindo escritórios de consultoria em design de interiores quanto trabalhando por conta própria.

Outra possibilidade é o setor hoteleiro e projetos relacionados à acessibilidade de espaços públicos e privados.

Como é o dia a dia de quem trabalha como designer de interiores?

Isso vai depender muito do campo de atuação escolhido pelo profissional. Afinal, um designer de interiores pode trabalhar na construção civil, na elaboração de projetos de mobílias, no empreendedorismo entre outros.

Para aqueles que trabalham na construção civil, a rotina é bem corrida. Eles vão atuar em conjunto com arquitetos e engenheiros. O objetivo é criar espaços que tenham uma boa iluminação e sejam adequados à futura colocação de mobília. 

Já se o trabalho for com mobília e decoração, o cotidiano será ainda mais dinâmico. Deverão estar por dentro das últimas tendências, participar de eventos relacionados ao assunto e ter conhecimento de marcas e fornecedores nacionais e internacionais.

Agora, se o interesse for o empreendedorismo, os estudos devem ser direcionados não só a o que faz um designer de interiores, mas também a questões burocráticas (como CNPJ), marketing, contabilidade, etc.

Nesse caso, a imagem pessoal também representa um diferencial!

É possível se tornar um designer de interiores fazendo curso a distância (EAD)?

Sim! Não só é possível, como também é uma excelente oportunidade. O custo é menor, há flexibilidade de tempo e geralmente o estudante se forma mais rápido.

Para quem vai optar pelo bacharelado, é bom saber que os diplomas não fazem menção se o curso é presencial ou EAD. Portanto, ambos possuem o mesmo valor.

Além do bacharelado, é possível se formar em tecnólogo a distância.

Quanto a grade curricular, ela é basicamente a mesma, Há pequenas diferenças que costumam ser normais entre as instituições.

E o melhor: não é por ela ser a distância que o aluno não vai ter uma rede física de apoio. 

As universidades que possuem cursos em EAD também têm polos distribuídos em vários estados e municípios. Inclusive, algumas avaliações devem ser feitas presencialmente!

Qual o salário médio de um designer de interiores?

Se você chegou até aqui querendo descobrir o que faz um designer de interiores, também vai se interessar em saber a respeito da remuneração desses profissionais. Vamos te contar!

Antes, saiba que isso é uma média e pode variar bastante. Tudo vai depender do caminho que será trilhado nessa profissão que é tão diversificada. 

Por exemplo, as pessoas que resolvem abrir um escritório podem se deparar com um número enorme de clientes, precisar contratar mais pessoas especializadas na área e até abrir uma filial. 

O perfil desses clientes também vai interferir no rendimento final, pois pode ser uma pessoa recém-casada que deseja um apartamento projetado ou o dono de uma importante agência imobiliária. 

No geral, o salário médio para essa categoria é:

  • Maranhão: R$ 1.817
  • Ceará: R$ 1.244
  • Bahia: R$ 1.770
  • Rio de Janeiro: R$ 2.182
  • Distrito Federal: R$ 2.382

Como é a grade curricular do curso de design de interiores?

Uma das partes fundamentais em saber o que faz um designer de interiores é ficar por dentro da grade curricular do curso. Ela vai fazer parte de anos da sua vida.

Essa grade costuma variar de acordo com a instituição. Mas algumas matérias são essenciais e geralmente fazem parte do currículo de todas as faculdades, ainda que recebam outro nome. 

Veja a seguir quais são:

  • Cenografia e Perspectiva;
  • Conforto Ambiental;
  • Desenho Técnico;
  • Ergonomia;
  • Estética e História da Arte;
  • Gerenciamento de Obras;
  • Informática;
  • Linguagem de Decoração e Estilos;
  • Luminotécnica;
  • Maquete;
  • Metodologia de Projeto;
  • Mobiliário;
  • Paisagismo;
  • Projetos de Interiores Comerciais;
  • Projetos de Interiores Empresariais;
  • Projetos de Interiores Residenciais;
  • Responsabilidade Social;
  • Tecnologia dos Materiais.

Faça faculdade com o Beduka

Você já sabe o que faz um designer de interiores. Agora é o momento de escolher uma faculdade!

E se eu te disser que é possível fazer isso sem participar do Enem e nem de qualquer outro tipo de vestibular?

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 70% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre o que faz um designer de interiores tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador