ProUni

O que s√£o as vagas remanescentes do Prouni e como posso me beneficiar?

O que s√£o as vagas remanescentes do ProUni e como posso me beneficiarO que s√£o as vagas remanescentes do Prouni?

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas pelos alunos que passaram no vestibular, mas que não realizaram a matrícula. Saiba como essas vagas funcionam em nosso artigo.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo governo para oferecer bolsas de estudo, integrais ou parciais, em institui√ß√Ķes particulares de ensino superior, para estudantes brasileiros sem gradua√ß√£o. O processo de sele√ß√£o ocorre duas vezes ao ano, a cada semestre, e hoje explicaremos aqui o que s√£o as vagas remanescentes do ProUni.

O ProUni é direcionado aos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pertencem ao perfil selecionado no programa, e se inscreveram no site para concorrer à bolsas de estudos. O que talvez você não saiba é que nem todas as ofertas são preenchidas e existem vagas remanescentes que ainda podem ser aproveitadas.

Essa pode ser a chance de ouro que faltava para você conseguir economizar na mensalidade da sua graduação.

O processo de divulgação das vagas remanescentes do ProUni é uma segunda chance para quem sonha em fazer a faculdade e precisa da ajuda do governo para cobrir os custos!

Como funcionam as vagas remanescentes do ProUni?

Estudantes de Norte a Sul do país que se enquadram nos perfis sociais do Programa Universidade para Todos lutam em janeiro e julho para serem um dos beneficiados pelo subsídio nas mensalidades da faculdade, seja para obter 50% ou 100% de bolsa. Além do processo tradicional, existe ainda as vagas remanescentes do ProUni, entenda melhor.

Os candidatos que tiveram nota mínima de 450 pontos no ENEM 2018 e não tiraram zero na redação, podem inscrever-se no site do ProUni para concorrer a bolsas de estudo em seu processo seletivo. A inscrição é gratuita e feita pela internet. São exigidos documentos e a obrigatoriedade de participação no ENEM mais recente.

Depois da primeira fase de seleção, o Ministério da Educação (MEC) divulga os primeiros selecionados e o candidato que não for aceito na primeira chamada pode ficar em uma lista de espera.

No fim, algumas dessas vagas em universidades particulares não são preenchidas e o MEC abre mais um processo seletivo, que visa repartir as bolsas que sobraram. Esta nova etapa é chamada de vagas remanescentes do ProUni.

Fique atento, as informa√ß√Ķes nem sempre s√£o divulgadas na imprensa nacional. Voc√™ pode curtir a nossa p√°gina no Facebook ou seguir nosso perfil no Instagram, sempre divulgamos as principais informa√ß√Ķes sobre o universo da educa√ß√£o. L√°, voc√™ ser√° avisado quando for aberta a sele√ß√£o de vagas remanescentes do ProUni.

Quem pode concorrer às vagas remanescentes do ProUni?

No site do MEC voc√™ tem diversas informa√ß√Ķes sobre as bolsas oferecidas e tamb√©m cronograma oficial do ProUni. Al√©m disso, o estudante deve se enquadrar em um dos crit√©rios de participa√ß√£o no programa:

  • Ter cursado o ensino m√©dio completo em escola da rede p√ļblica
  • Ter cursado o ensino m√©dio completo em escola da rede particular, na condi√ß√£o de bolsista integral da pr√≥pria escola
  • Ter cursado o ensino m√©dio parcialmente em escola da rede p√ļblica e parcialmente em escola da rede particular, na condi√ß√£o de bolsista integral da pr√≥pria escola privada
  • Ser pessoa com defici√™ncia
  • Ser professor da rede p√ļblica de ensino, no efetivo exerc√≠cio do magist√©rio da educa√ß√£o b√°sica, integrante de quadro de pessoal permanente de institui√ß√£o p√ļblica e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, n√£o h√° requisitos de renda

Além dos pré-requisitos acima, o candidato que quiser concorrer a uma bolsa integral precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já aqueles que querem uma bolsa parcial (50%) devem ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Sobre as vagas remanescentes do ProUni

Para você ter uma ideia, ano passado, na edição ProUni 2018.2, foram oferecidas mais de 18 mil bolsas integrais e outras 88 mil de 50% aos estudantes que concorreram às vagas remanescentes do ProUni.

Ou seja, mais de 100 mil bolsas n√£o foram contempladas na primeira fase do ProUni. Este ano pode ser a sua vez de concorrer a uma das vagas remanescentes do ProUni. Fique atento!

As vagas remanescentes do ProUni s√£o disponibilizadas ap√≥s o encerramento das inscri√ß√Ķes da primeira etapa. Geralmente, ocorre entre mar√ßo e abril, no primeiro semestre, mas √© bom sempre acompanhar as novidades pelo site do MEC.

Como concorrer à vaga remanescente do ProUni?

O candidato que deseja participar do processo de seleção das vagas remanescentes deverá:

  • Acompanhar a disponibilidade de vagas pelo site do MEC
  • Acessar o site do ProUni e fa√ßa seu login
  • Preencher a documenta√ß√£o solicitada, como CPF e data de nascimento. Informe um e-mail v√°lido
  • Escolher a nota do ENEM para o programa
  • Criar uma senha
  • Preencher os dados corretos de escolaridade e renda

Atenção! No processo seletivo das vagas remanescentes do ProUni será obrigatório comprovar a documentação de escolaridade e renda, portanto indique os dados verdadeiros no sistema.

Pronto! Agora que já está cadastrado e deverá aguardar para saber se o curso que você escolheu ainda tem vagas disponíveis. Se a opção desejada tiver bolsas remanescentes, basta o aluno apresentar a documentação solicitada e aguardar a aprovação do processo.

Para participar do processo tradicional do ProUni, √© necess√°rio ter a nota da √ļltima edi√ß√£o do ENEM, j√° na sele√ß√£o das vagas remanescentes, o candidato poder√° usar notas de outras edi√ß√Ķes do Exame Nacional do Ensino M√©dio.

√Č bem mais simples e r√°pido do que o processo normal! Por√©m, √© claro, as op√ß√Ķes s√£o menores.

Tire boas notas no ENEM com ajuda do Beduka

Alcan√ßar uma boa nota no ENEM n√£o √© dif√≠cil, com esfor√ßo e dedica√ß√£o voc√™ conseguir√°. Aqui no Beduka temos v√°rios conte√ļdos que v√£o te ajudar nesta jornada. Veja, por exemplo, os segredos da reda√ß√£o perfeita e dicas sobre os fil√≥sofos que mais caem no exame.

Separamos aqui um guia resumido dos principais temas cobrados no ENEM, mas, se preferir, pode estudar direto por √°rea do conhecimento:

Fizemos um vídeo em que revelamos detalhes sobre os livros de literatura exigidos no ENEM. Assista >>

O Beduka √© um buscador de universidades que surgiu em 2017 e que voc√™ pode consultar para descobrir quais s√£o as melhores institui√ß√Ķes para o curso escolhido de acordo com a avalia√ß√£o do MEC. Al√©m de explicar o que s√£o as vagas remanescentes do ProUni, temos aqui uma ferramenta que ajuda a simular a sua nota no ENEM e descobrir em qual universidade p√ļblica voc√™ conseguiria uma vaga no Sisu.

Temos tamb√©m um simulador com quest√Ķes do ENEM que √© outra forma de voc√™ treinar para aperfei√ßoar os seus conhecimentos antes da realiza√ß√£o da prova. √Č gratuito. Experimente!

Informamos a você todos os detalhes sobre o que são as vagas remanescentes do ProUni e o que fazer para aproveitar mais essa chance. Não deixe de conferir também como pedir a isenção da taxa do ENEM, entender como é o curso de pedagogia ou ainda ficar por dentro da relação candidato vaga da USP.

E a√≠, conseguiu compreender o que s√£o as vagas remanescentes do ProUni? Existe algum tema que te deixa curioso? Explique para n√≥s nos coment√°rios que produziremos novos conte√ļdos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de reda√ß√£o do Beduka √© composta por pessoas de v√°rias forma√ß√Ķes, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a forma√ß√£o de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu coment√°rio!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador