Documentos para o Fies

Tudo sobre os documentos para o Fies

A preocupação de muitas pessoas que desejam ingressar em uma instituição de Ensino Superior é em relação ao pagamento das mensalidades dessas instituições. Uma solução para isso é o Fies.

O Fies é um programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal.

Se você está pensando em se candidatar ao programa, precisa se organizar para entregar todos os documentos necessários dentro do prazo. A falta de um documento pode fazer com que você perca essa oportunidade.

Nesse artigo tiraremos todas as dúvidas em relação à documentação do Fies.

Você tem dúvida sobre em qual faculdade fazer seu curso? Acesse beduka.com e busque por curso e cidade e você verá todas as faculdades públicas e privadas que oferecem o curso desejado e detalhes de cada uma.

Quem pode participar?

Podem participar estudantes matriculados em instituições de Ensino Superior, que tenham participado de alguma edição do ENEM a partir de 2010, tirando, no mínimo, 450 pontos de média na prova e não tendo zerado a redação.

Para ir bem, estude com provas anteriores. Faça o simulado Beduka com as questões dos últimos 6 anos do Enem. É gratuito e você vê seu resultado assim que termina. Também é possível personalizar seu simulado. Faça o teste!

Além disso, o curso de graduação deve ser bem avaliado pelo Ministério da Educação. Essas informações também estão no site beduka.com. Lá você vê a nota do MEC para todas as faculdades.

Outro requisito é o estudante ter o perfil socioeconômico exigido para o programa. Para quem deseja da modalidade I do Fies, o teto de renda bruta familiar per capita é de até três salários mínimos por mês.

Para quem deseja participar da modalidade II ou III do Fies, esse limite é um pouco mais alto: renda bruta familiar per capita de até cinco salários mínimos por mês.

O programa atende, ainda, professores da rede pública de ensino básico (Fundamental e Médio) que desejam fazer um curso de licenciatura.

É importante salientar que para ser aprovado no Fies, o estudante não pode ter um outro financiamento pendente com o programa, nem estar com a matrícula trancada na faculdade.

Como faço para participar?

Para participar é necessário que o estudante faça sua inscrição no SisFies. Basta acessar o site e fornecer os dados solicitados. Nessa fase, acontece uma pré-seleção entre todos os inscritos.

Os estudantes pré-selecionados precisam acessar novamente o sistema, dentro de um prazo de cinco dias após a divulgação de seu nome. Nesse momento, você informa quais são as características do financiamento solicitado.

Após isso, o estudante tem mais 10 dias para confirmar as informações prestadas diretamente com a sua instituição de ensino, procurando a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Depois de confirmar as informações, é o momento de comparecer — junto com um fiador, se for o caso — a uma instituição bancária que seja agente financeiro do Fies (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para fazer a contratação do financiamento.

O MEC exige a contratação de um seguro de vida, que também será feita nesse momento.

Documentos para o Fies

Documentos do Fies

Na inscrição, realizada através do site do Fies, você não precisa de documentos. Porém, será necessário fornecer algumas informações:

  • CPF;
  • E-mail;
  • Data de nascimento;
  • RG;
  • Endereço;
  • Raça e sexo;
  • Ano de conclusão do Ensino Médio, e se estudou em escola da rede pública;
  • Renda individual mensal bruta de cada membro do grupo familiar;
  • Dados do curso superior, como Estado, município e o conceito do MEC.

Documentos apresentados à CPSA

No momento em que o candidato comparecer à CPSA
(Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) , será preciso apresentar documentos para a validação das informações prestadas no sistema

São três grupos principais de documentos para o Fies: identificação, comprovação da residência e comprovação de renda.

É preciso comprovar a identidade de todas as pessoas declaradas como parte do seu grupo familiar, e também os rendimentos mensais de cada um.

Para a identidade, você pode levar documentos como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), carteira de trabalho (CTPS) ou passaporte. Basta um documento para cada familiar.

Para a comprovação de residência, basta um documento para a família toda. Para não ter erro, opte por contas de luz, água, gás, telefone fixo ou celular. Guias de IPTU ou IPVA também são aceitas.

Por último, para a comprovação de renda, a lista é um pouco mais complexa. Afinal, existem muitos tipos de renda, como a de trabalhador com carteira registrada, trabalhador rural, autônomo, aposentado e assim por diante.

A maneira mais simples de resolver a questão é apresentar a declaração mais recente do Imposto de Renda de cada membro da família,  sem esquecer o recibo de entrega à Receita Federal e a notificação de restituição.

Documentos apresentados ao banco

O documentos necessários podem ser divididos em dois grupos: aqueles relativos ao aluno e aqueles relativos ao seu fiador. É importante levar originais e cópia de cada um deles.

Documentos necessários para o aluno

O aluno deve apresentar os seguintes documentos à instituição bancária:

  • Documento de identificação, como RG;
  • CPF (caso seja menor de idade, também o CPF de seu representante legal);
  • Comprovante de residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que é emitido pela CPSA;
  • Certidão de casamento e documentos do cônjuge, quando houver.

Documentos necessários para o fiador

Não é só você que precisa apresentar documentos para o Fies. O fiador deve apresentar os seguintes documentos à instituição bancária:

  • Documento de identificação, como RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda, como a declaração mais recente do Imposto de Renda;
  • Certidão de casamento e documentos do cônjuge, quando houver.

Após comparecer ao banco e assinar o contrato de financiamento, você começa a pagar as mensalidades da fase de utilização. Esse pagamento é realizado via boleto.

É importante ficar atento à todos os documentos e não perder nenhum prazo, pois isso implica a perda da oportunidade de financiamento naquele semestre. Como a inscrição do Fies não é contínua durante o ano, quem perde o momento certo acaba tendo que esperar pelo próximo semestre

Tem mais alguma dúvida sobre o Fies? Acesse nosso Guia completo sobre o programa.

Sobre o Beduka   

Somos uma startup mineira, criada em Junho/17, e disponibilizamos uma plataforma 100% gratuita para estudantes que buscam por uma faculdade.

Nossa missão é ajudar o estudante a encontrar a faculdade ideal para a sua realidade, considerando critérios como preço, localização, reputação e outros.

Digitando apenas o curso e a cidade, o Beduka apresenta a relação de todas as faculdades (privadas e públicas) da região. Rapidamente é possível ter acesso aos diferenciais de cada uma, localização, preços das mensalidades, datas dos vestibulares, nota do MEC, bolsas disponíveis, opiniões de alunos, salário médio das profissões e muito mais. As opções de filtro e ordenação permitem ainda maior agilidade nesse processo.

Disponibilizamos ainda vários canais complementares para ajudar o estudante no processo de escolha e construção do seu futuro profissional, como o nosso Blog, Simulado do Enem e Vídeos sobre as Profissões.

Se este artigo sobre os documentos para o Fies foi útil, não deixe de seguir o Beduka no Facebook e no Instagram. Assim você não perde nada! 🙂

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador