Enem

Com quantos pontos no Enem entro na faculdade de Psicologia? Veja as principais notas de corte

Com quantos pontos no Enem entro na faculdade de PsicologiaCom quantos pontos no Enem entro na faculdade de Psicologia?
Cronograma do que estudar

O Enem é a maior porta de entrada para as universidades no Brasil. A nota que tiramos nele serve para concorrer a vagas no ensino superior, seja por meio dos programas do governo, seja pelo ingresso direto nas faculdades. Caso eu queira ser psicólogo, com quantos pontos no Enem entro na faculdade de Psicologia? Vamos descobrir!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Tudo fica mais fácil com a ajuda da organização! Baixe o Plano de Estudos Beduka e melhore seus resultados.

Como as notas do Enem funcionam?

Antes de a gente ver com quantos pontos no Enem eu entro na faculdade de Psicologia, é necessário entender como a nota é calculada.

O Enem tem 5 notas, uma para cada prova: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e a redação. A sua nota total no exame é a média entre elas.

Diferente dos vestibulares tradicionais, o Enem não avalia a pontuação apenas pela quantidade de acertos. Ele tem um método conhecido como TRI (Teoria da Resposta ao Item), que leva em consideração o fator chute.

Se você acertou uma questão difícil e errou uma fácil, a possibilidade de ter sido por sorte é grande, segundo o método. Assim, a resposta é considerada certa, mas recebe um valor menor.

É por isso que a nota do Enem não corresponde necessariamente à quantidade de acertos. É muito comum que pessoas que tenham acertado a mesma quantidade de questões recebam notas diferentes.

Essas notas podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior. Vamos ver os meios para isso, mas antes você pode aprender um pouco mais sobre a nota do Enem com os textos abaixo:

Como usar a nota do Enem?

A nota do Enem é utilizada desde 2010 como a principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil. A maior parte das universidades públicas e privadas adotou o exame como forma (parcial ou integral) de preencher as vagas em seus cursos.

Para isso, existem quatro caminhos possíveis: o Sisu, o Prouni, o Fies e o ingresso direto.

  • Sisu: plataforma do governo federal que utiliza a nota do Enem como meio de ingresso nas universidades públicas.
  • Prouni: programa do governo federal que dá bolsas de estudo em faculdades particulares.
  • Fies: programa do governo federal que financia os estudos em faculdades privadas com juros baixos.
  • Ingresso direito: é o meio próprio da faculdade usar a nota do Enem, que depende das políticas internas da instituição.

Você pode escolher qual é a melhor forma para você entrar na faculdade. As faculdades particulares oferecem mais vagas que as públicas, o que faz com que elas tenham menos concorrência e o ingresso seja facilitado.

Se você já sabe qual jeito faz mais sentido para sua realidade atual, está na hora de responder a pergunta que te trouxe aqui: com quantos pontos no Enem eu entro na faculdade de Psicologia? 

Vamos ver as diversas modalidades de ingresso.

Saiba antes que as notas de corte são definidas pelas notas dos concorrentes. No Sisu, a nota de corte será a nota do último colocado a disputar a vaga. Por isso, elas variam de ano para ano.

Com quantos pontos no Enem entro na faculdade de Psicologia pelo Sisu?

A nota de corte do Sisu é em geral  a maior de todos os programas do governo federal. Como as vagas são para universidades públicas, que atraem mais concorrentes, a nota tende a ir lá para cima.

E quanto mais conceituada a universidade, maior a nota. Isso acontece porque as instituições de mais prestígio chamam mais atenção dos concorrentes com notas mais altas.

O curso de Psicologia é um dos mais concorridos do Sisu. As 5 notas de corte mais baixas no ano de 2022 foram:

  • Na UFRB: 681,24
  • Na UFMS (campus de Corumbá): 668,33;
  • Na UFMS (campus de Paranaíba): 653,47;
  • Na UFR: 652,82;
  • Na UFRR: 650,06.

As maiores notas foram:

Cronograma de estudos

Pelo que vimos, quem quiser entrar na faculdade de Psicologia com o Enem pelo Sisu, vai ter de mirar nos 800 pontos para garantir a vaga.

Com quantos pontos no Enem entro na faculdade de Psicologia pelo Prouni?

O Prouni é uma oportunidade de estudar de graça ou pela metade da mensalidade em uma faculdade particular. Por isso, a concorrência acaba sendo um pouco grande também.

Além disso, para participar do programa é preciso comprovar renda e ter uma nota mínima na última edição do Enem de 450 pontos.

As notas mais baixas para entrar na faculdade de psicologia pelo Prouni foram em torno de 450 e as cinco mais altas foram:

Assim, se você estiver se perguntando “com quantos pontos no Enem entro na faculdade de Psicologia usando o Prouni?”, a resposta é que a nota de corte varia entre 450 e 726 a depender da faculdade. Mas, para garantir, o melhor é mirar nos 730 pontos.

Com quantos pontos no Enem entro na faculdade de Psicologia pelo Fies?

O Fies tem uma nota mínima de 450 pontos e é necessário cumprir os requisitos de renda familiar, igual ao Prouni. As diferenças entre eles são que o aluno vai precisar pagar ao governo a dívida do financiamento do curso e as notas podem ser usadas até a edição de 2010 do Enem.

Ultimamente, o Fies tem priorizado os cursos da área de saúde, garantindo mais vagas para quem quer cursá-los. Isso pode facilitar seu ingresso na faculdade de Psicologia com o Enem, mas com quantos pontos eu conquisto a vaga?

As notas no Fies não precisam ser tão altas quanto no Sisu e no Prouni. A maior parte das universidades têm nota de corte inferior a 600 pontos.

Entre na faculdade com a ajuda do Beduka!

Esperamos que esse texto sobre  com quantos pontos no Enem entro na faculdade de Psicologia tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.