Quando o Enem surgiu, ele era apenas uma prova para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro. Mas em 2009, com a criação do Sisu, as universidades federais começaram a utilizá-lo como processo seletivo e a participação e a importância do exame aumentaram.
Muitas mudanças ocorreram depois disso, por exemplo, no número de questões e no modo de corrigi-las. Outro componente que não escapou foi a taxa de inscrição. Na primeira edição, em 1998, ela custava apenas R$ 20,00. Atualmente, os participantes precisam desembolsar R$ 85,00 para se inscrever.
Para algumas pessoas, esse valor pode ser um pouco salgado. Mas existem meios de ficar isento da taxa. Vamos te mostrar todos eles. Continue lendo e descubra como fazer para não pagar o Enem 2024.
Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é o Enem?
- Como fazer para não pagar o Enem?
- Qual é o prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem?
- Passo a passo da isenção da taxa de inscrição do Enem
- Consegui a isenção em 2023, mas não fiz a prova. O que fazer?
- Minha isenção foi aceita, preciso me inscrever?
- Como saber se meu pedido de isenção foi aceito?
- Entre na faculdade com o Beduka!
Está estudando para o Enem? Tudo fica mais fácil com a ajuda da organização! Adquira o Cronograma Beduka de estudos e melhore seus resultados.
O que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada e aplicada pelo MEC com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio.
Além disso, a nota do Enem também pode ser aplicada para a entrada em universidades públicas por meio do Sisu e para o ingresso em instituições particulares, com a concessão de bolsas (Prouni) e financiamento estudantil (Fies).
Entenda melhor sobre esses programas com nossos artigos:
Agora que você sabe mais sobre o que é o Enem e todas as possibilidades de ingressar em uma universidade utilizando sua nota, entenda como fazer para não pagar o Enem!
Como fazer para não pagar o Enem?
A isenção da taxa de inscrição do Enem é um benefício concedido pelo Inep aos estudantes de escolas públicas e de baixa renda, que podem ser isentos de pagar a taxa de inscrição para realizar a prova.
Veja a seguir quais grupos podem solicitar a gratuidade no Enem:
- Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
- Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Os alunos do 3º ano de escola pública recebem isenção automática pelo sistema.
Qual é o prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem?
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição sempre ocorre alguns meses antes da abertura das inscrições para o Enem. Então é preciso estar bem atento ao cronograma do exame. Em 2024, as datas mais importantes do Enem são:
- Isenção da taxa: 15 a 26 de abril
- Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 de maio.
- Recurso da solicitação da taxa de inscrição: 13 a 17 de maio.
- Resultado do recurso da solicitação de isenção: data ainda 24 de maio.
- Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
- Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho
- Resultado das solicitações: 17 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho
- Provas: 3 e 10 de novembro
- Gabarito: 20 de novembro
- Resultado: 13 de janeiro de 2025
A seguir vamos te explicar o passo a passo de como fazer para não pagar o Enem.
Passo a passo para pedir a isenção da taxa de inscrição e não pagar o Enem
Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o estudante deve acessar o Portal do Enem, na Página do Participante.
Embora o processo seja simples, alguns passos podem ser longos e burocráticos. Para te ajudar preparamos este passo a passo:
- Acesse a página do participante. A assistente virtual te dará suas opções: entrar com gov.br ou ISENÇÃO. A primeira opção é para quem ainda não fez o cadastro, mas para quem já tem, basta clicar em ISENÇÃO.
- Em seguida, a assistente pedirá que selecione a imagem que corresponde ao objeto mencionado e informe o CPF e a data de nascimento. Logo após, clique em INICIAR SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO.
- Ao acessar o sistema, você poderá ver a lista dos estudantes que têm direito a isenção da taxa, se for o seu caso, aceite os termos e prossiga.
- No próximo passo você deverá confirmar seus dados pessoais: data de nascimento e nome da mãe.
- Nesta etapa você deverá informar seu CPF e endereço.
- Em seguida, informe sobre sua escolaridade (se já concluiu o ensino médio e que tipo de escola você frequenta/já frequentou).
- Logo após, será solicitado o Número de Identificação Social (NIS). Se não souber, consulte no site do CadÚnico.
- A assistente pedirá que você verifique e confirme todas as informações preenchidas até o momento. Se algum dado estiver incorreto é possível editá-lo.
- O próximo passo é responder um questionário socioeconômico. São 25 perguntas no total sobre sua renda e de sua família.
- Informe um email e telefone celular para contato.
- Envie uma foto de frente, recente e com fundo branco.
- Por fim, confirme seus dados novamente e caso estejam corretos marque a opção “Confirmo meus dados para a solicitação de isenção do Enem” e clique em ENVIAR SOLICITAÇÃO.
Depois de realizar todos esses passos basta aguardar o resultado de sua solicitação. Continue lendo e saiba como ver se seu pedido foi aceito!
Sabemos que são muitos passos, mas se quer saber como fazer para não pagar o Enem. Então esse é o jeito.
Consegui a isenção em 2023, mas não fiz a prova. O que fazer?
Os estudantes que receberam a isenção da taxa do Enem em 2023 e não compareceram nos dias de prova deverão justificar suas ausências, caso queiram aproveitar novamente o benefício em 2024.
Isso pode ser feito na Página do Participante, através de anexação dos documentos exigidos. Em geral, é cobrado algum tipo de documento oficial, como atestado médico ou boletim de ocorrência.
Quais são as justificativas aceitas?
- Acidente de Trânsito;
- Assalto ou furto;
- Casamento;
- Morte na família;
- Acompanhamento de cônjuge;
- Saúde;
- Maternidade;
- Paternidade;
- Trabalho.
Como saber se meu pedido de isenção foi aceito?
Em 2024, a data do resultado ainda será confirmada. A previsão é que aconte
Para saber se o seu pedido de isenção foi aceito, você deve consultar a Página do Participante, no site do Inep, utilizando a mesma senha cadastrada durante a solicitação de isenção.
Atenção: não adianta saber como fazer para não pagar o Enem se não se inscrever no prazo. Os isentos precisam fazer a inscrição no Enem na data correta, como todos os participantes. Mesmo que você consiga a isenção, se não se inscrever no exame não poderá fazer a prova.
Minha isenção do Enem foi aceita, ainda preciso me inscrever?
Com certeza sim! Você viu que o processo de isenção e o de inscrição acontecem em períodos diferentes, então exigem cadastros diferentes. Se você conseguiu a isenção, precisa continuar atento às datas.
Quando chegar o momento, o prazo da inscrição abrirá e você deverá se inscrever da mesma forma que todos os interessados em fazer a prova. Se não fizer a inscrição dentro deste prazo, não poderá participar do exame e a isenção deste ano terá sido em vão.
Você pode aproveitar o intervalo entre o pedido de isenção e o de inscrição para continuar estudando. Vamos até te presentear com um Simulado Gratuito, que é personalizável com as matérias que você quiser!
Meu pedido de isenção para não pagar o Enem foi negado, e agora?
Agora que você sabe como fazer para não pagar o Enem, saiba que seu pedido pode ser negado. Você receberá um email ou SMS avisando se isso acontecer. Veja o que fazer nesse caso.
É possível entrar com recurso para tentar garantir o benefício. Para fazer isso, você precisa entrar no site do Enem e anexar os documentos exigidos para a categoria em que se encontra.
Os documentos são:
- Cédula de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;
- cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, no qual está a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola.
Se você foi bolsista, acrescente a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
Se mesmo após recurso seu pedido for negado, você terá de pagar a taxa de inscrição.
Para isso, durante o período de recurso, você precisa entrar no site do Enem e anexar os documentos exigidos para a comprovação.
Mas olha, talvez você não precise descobrir como fazer para não pagar o Enem. Isso porque, talvez você não precise fazer o Enem para entrar na faculdade.
Entre na faculdade com o Beduka!
Você sabia que é possível entrar na faculdade sem fazer o Enem? Sim! E o melhor, você pode realizar seu sonho e ainda economizar dinheiro.
Conheça o Beduka Bolsas, a plataforma do Beduka disponível 24 horas, onde você pode encontrar bolsas de estudo com até 65% da mensalidade!
Faça a faculdade dos seus sonhos, escolhendo entre mais de 90 opções de cursos em nossas universidades parceiras.
Descobrir como fazer para não pagar o Enem vai te economizar 80 reais. Com o Beduka Bolsas você economiza mais de 3 mil.
Siga também o Beduka nas redes sociais! Em nosso Instagram você encontra todos os conteúdos que podem cair no Enem e no Pinterest os melhores resumos sobre todas as matérias cobradas no vestibular.
É tudo gratuito e pensado em te ajudar a entrar na faculdade!
Obrigada por ler até o final!