Biologia

Exercícios sobre Sistema Circulatório COM GABARITO

Exercícios_sobre_Sistema_CirculatórioExercícios sobre Sistema Circulatório
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Sistema Circulatório ou Cardiovascular é formado por coração, sangue e vasos condutores. Ele é responsável por distribuir nutrientes e oxigênio pelo corpo. Faça alguns exercícios sobre sistema circulatório e depois o Simulado Beduka para se dar bem nos vestibulares. 

Quais são os tipos de Sistema Circulatório?

Existem dois tipos de sistema circulatório. Um deles é tema recorrente no caderno de Ciências da Natureza do ENEM. Leia com atenção para fazer os exercícios sobre sistema circulatório. 

  • Sistema Circulatório Aberto (Lacunar) – Esse sistema circulatório não tem como fluido principal o sangue, e sim a hemolinfa. Ela mantém contato com as células passando por cavidades nos tecidos, ou seja, não há vasos sanguíneos. Alguns invertebrados têm esse sistema.
  • Sistema Circulatório Fechado – É o sistema circulatório humano, mas ele está presente, também, em todos os vertebrados, anelídeos e cefalópodes. Nesse, o sangue percorre por vasos que se alongam pelo corpo. Ele é mais eficiente que o fechado, pois a circulação é mais rápida. Será dele que falaremos nesse artigo. 

O que forma o Sistema Circulatório? 

Vamos falar das principais estruturas do sistema cardiovascular para que você faça os exercícios sobre sistema circulatório sem problemas. 

Coração 

Coração do Sistema Circulatório
Coração do Sistema Circulatório

Começando pelo mais conhecido. Entender o coração é essencial para fazer os exercícios sobre sistema circulatório. 

O coração fica localizado na caixa torácica e têm a função de bombear o sangue. Ele é dividido em cavidades que separam o sangue venoso (rico em gás carbônico) do sangue arterial (rico em oxigênio). Uma vez separados,o coração bombeia o sangue venoso para os pulmões e o arterial para as diversas partes do corpo. 

Esse bombeamento é permitido por dois movimentos: 

  • Sístole – Contração da musculatura do coração 
  • Diástole – Relaxamento da musculatura do coração 

Ou seja, quando você encosta o ouvido no peito de uma pessoa e ouve o famoso “tudum…tudum”, você está ouvindo a sístole e a diástole acontecendo. 

O coração tem várias estruturas. Vamos passar rapidamente por elas. 

  • Pericárdio – Membrana externa do coração 
  • Endocárdio – Membrana interior do coração 
  • Miocárdio – É o músculo entre o pericárdio e endocárdio. É ele que faz o coração bater. 
  • Átrios ou aurículas – São as câmaras superiores do coração. Elas têm a tarefa de receber o sangue. 
  • Ventrículos – São as câmaras inferiores do coração. É de lá que o sangue é bombeado para o corpo (se ele for arterial) ou para os pulmões (se ele for venoso). 
  • Válvula tricúspide – Como o próprio nome diz, é uma válvula. Ela impede refluxo de sangue no lado direito do coração.
  • Válvula mitral – É exatamente a mesma coisa que a válvula tricúspide, mas do lado esquerdo.

Vasos Sanguíneos 

Agora vêm os vasos sanguíneos. Ele são bastante cobrados em vestibulares, então preste atenção para fazer os exercícios sobre sistema circulatório. 

Artérias

As artérias são os vasos por onde o sangue sai do coração. Elas têm paredes grossas e elásticas, porque como elas são a rota de saída, o sangue sai bombeado e com bastante pressão. Então, elas precisam ser mais fortes para aguentar. Existem dois tipos de artéria:

  • Artéria Pulmonar – O nome é autoexplicativo. Essas artérias levam o sangue do coração para os pulmões. Ela é responsável por transportar o sangue venoso (rico em gás carbônico).
  • Artéria Aorta – Essa artéria leva o sangue em torno de todo o resto do corpo. Ela é responsável por transportar o sangue arterial (rico em oxigênio). Conforme se alongam pelo corpo, ela se ramifica, ficando cada vez mais fina, até se tornar arteríolas e depois, capilares.   

Capilares

Os capilares são ramificações a nível microscópico das artérias. Eles fazem a troca de nutrientes entre o sangue e as células através das suas finas paredes e depois se conecta às veias para levar o sangue de volta ao coração. 

Veias 

Veias do Sistema Circulatório
Veias do Sistema Circulatório

As veias são o oposto das artérias. Elas têm as paredes mais finas e são responsáveis por devolver o sangue ao coração para começar um novo ciclo. Também existem dois tipos de veias:

  • Veias Cavas – Essas veias possuem a função de transportar o sangue rico em gás carbônico (venoso) de volta para o coração. 
  • Veias Pulmonares – Mais um nome autoexplicativo. Essas veias possuem a função de transportar o sangue oxigenado (arterial) de volta para o coração.  

Circulações do Sistema Circulatório

Circulações do Sistema Circulatório
Circulações do Sistema Circulatório

Existem dois tipos de circulação feitas no nosso corpo. Vamos ver as duas para te preparar para os exercícios sobre sistema circulatório. 

Pequena Circulação (ou Circulação Pulmonar)

A pequena circulação ou circulação pulmonar é a que conecta o coração aos pulmões. Ela funciona de forma que o coração bombeia o sangue venoso do ventrículo direito por uma artéria pulmonar, e ao chegar aos pulmões, ela se divide em duas e cada uma se conecta a um pulmão. 

Uma vez lá dentro, os capilares fazem a troca de gases. O sangue libera gás carbônico e se nutre de oxigênio, se tornando arterial. Então, os capilares se conectam às veias pulmonares para trazer o sangue de volta ao átrio esquerdo do coração. 

Grande Circulação (Circulação Sistêmica)

A grande circulação ou circulação sistêmica recebe esse nome porque ela se conecta com todo o corpo, logo com todos os sistemas do corpo. 

Ela funciona de forma que o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Uma vez lá, ele bombeia o sangue pela artéria aorta que deve levá-lo por todo o corpo. 

Nos tecidos, os capilares liberam o oxigênio e absorvem o gás carbônico, fazendo o sangue voltar a ser venoso. Assim, eles se conectam com as veias cavas que devolvem o sangue ao átrio direito do coração e reinicia o ciclo.  

Exercícios sobre Sistema Circulatório

Você já sabe tudo que precisa, então pode fazer os exercícios sobre sistema circulatório. Faça também o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos. Boa sorte.

1) (UFSCar/2004) Se pudéssemos marcar uma única hemácia do sangue de uma pessoa, quando de sua passagem por um capilar sanguíneo do pé, e seguir seu trajeto pelo corpo a partir dali, detectaríamos sua passagem, sucessivamente, pelo interior de:

a) artérias -> veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> capilares.

b) artérias -> coração -> veias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares.

c) veias -> artérias -> coração -> veias -> pulmão -> artérias -> capilares.

d) veias -> pulmão -> artérias -> coração -> veias -> pulmão -> artérias -> capilares.

e) veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares.

2) (FADIP/2016 – Medicina)  Analise as afirmativas a seguir.

I. O sangue que vem de várias partes do corpo chega ao átrio direito por duas grandes veias cavas.

II. O sangue sai do átrio esquerdo e passa para o ventrículo direito, onde é bombeado para artéria pulmonar.

III. O sangue que é oxigenado nos pulmões retorna ao coração pelas veias pulmonares que desemboca no átrio direito.

IV. O sangue sai do átrio esquerdo, passa pelo ventrículo esquerdo, que o bombeia para a aorta.

Estão corretas apenas as afirmativas

A) I e IV.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, III e IV.

3) (PUC-RJ/2009) O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente.

Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.

a) A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso.

b) O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.

c) As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.

d) As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.

e) A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo.

4) (CESMAC/2019-2) Sobre o funcionamento do sistema cardiovascular humano, analise as assertivas abaixo.

1) O aumento da frequência cardíaca durante o exercício aumenta a circulação sanguínea, mas diminui a pressão arterial;

2) A menor frequência cardíaca durante o sono faz chegar aos órgãos menos nutrientes e oxigênio que durante o exercício.

3) Uma pessoa em situação de perigo tem frequência cardíaca e pressão arterial elevadas, devido à liberação de adrenalina pelas glândulas suprarrenais.

Está(ão) correta(s):

A) 1 e 2 apenas

B) 2 e 3 apenas

C) 1, 2 e 3

D) 1 e 3 apenas

E) 1 apenas

5) (UNIFESP/2005) As afirmações a seguir encontram-se em um folheto para agentes de saúde responsáveis por medir a pressão sanguínea de pacientes que chegam a um centro médico. Você foi chamado a revisá-lo, usando seus conhecimentos sobre o sistema circulatório.

I – A pressão máxima medida é obtida quando o ventrículo esquerdo se contrai e a mínima, quando ele relaxa.

II – A pressão sanguínea pode ser medida em qualquer parte do corpo, já que ela é igual em todo o sistema circulatório.

III – O paciente deve evitar esforços físicos antes do exame, pois isso alteraria os resultados.

IV – Os resultados serão alterados caso o paciente tenha ingerido alimentos excessivamente salgados antes do exame.

V – A pressão sanguínea é maior no coração e nas veias e menor nas grandes artérias.

As informações corretas são:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

6) (UFSJ/2002) Considerando a trajetória do sangue e o transporte de substâncias através do sistema circulatório, espera-se atuação mais rápida de um medicamento no cérebro se

a) inalado pelos pulmões

b) injetado numa veia do braço

c) ingerido sob forma líquida ou como comprimido

d) injetado diretamente numa veia acima da linha dos ombros.

7) (UFG/2004) A dor de cabeça, reação orgânica desencadeada por inúmeros fatores, ocorre quando há

a) dificuldade de respiração, seguida de diminuição da pressão arterial.

b) depósito de gordura nas artérias, com conseqüente aumento da pressão arterial.

c) produção de substâncias tóxicas agressivas ao sistema nervoso central.

d) contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais.

e) inflamação dos vasos linfáticos, com aumento da produção de plaquetas.

8) (UFPE) Com relação à função de artérias e veias na circulação humana, analise a figura e as proposições a seguir:

desenho do sistema circulatório

Esquema da circulação do sangue no corpo humano

1- Artérias pulmonares (1) levam aos pulmões o sangue vindo do corpo.
2- Veias pulmonares (2) trazem para o coração o sangue oxigenado nos pulmões.
3- Artéria aorta (3) leva o sangue oxigenado a todas as partes do corpo.
4- Veias cavas (4) trazem o sangue rico em gás carbônico do corpo ao coração.

Estão corretas:

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 1, 2 e 3 apenas.

c) 1 e 3 apenas.

d) 2 e 4 apenas.

e) 2, 3 e 4 apenas.

9) (Uerj) Artérias são vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para os tecidos, enquanto veias trazem o sangue para o coração.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Admita, no entanto, que as artérias fossem definidas como vasos que transportassem sangue oxigenado e as veias, vasos que transportassem sangue desoxigenado. Nesse caso, a artéria e a veia que deveriam inverter suas denominações, no ser humano, seriam, respectivamente, as conhecidas como:

a) renal e renal.

b) aorta e cava.

c) coronária e porta.

d) pulmonar e pulmonar.

10) (Enem 2013) A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H – O).

Exercício sistema circulatório do Enem

A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e

a) pressão arterial.

b) válvulas venosas.

c) circulação linfática.

d) contração cardíaca.

e) transporte de gases.

11) (UERJ) Os capilares são os vasos sanguíneos que permitem, por difusão, as trocas de substâncias, como nutrientes, excretas e gases, entre o sangue e as células. Essa troca de substâncias é favorecida pela seguinte característica dos capilares:

a) camada tecidual única.

b) presença de válvulas móveis.

c) túnica muscular desenvolvida.

d) capacidade de contração intensa.

12) (Fuvest/2018) No sistema circulatório humano,

a) a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.

b) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.

c) a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.

d) as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.

e) a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo direito do coração.

13) (Faap-SP) Em relação à circulação humana, é incorreto afirmar:

a) Todo vaso que sai do coração é artéria.

b) Todo vaso que chega ao coração é veia.

c) Todo sangue que chega ao coração é sangue venoso.

d) O sangue rico em oxigênio é o arterial.

e) O sangue venoso passa do átrio direito para o ventrículo direito.

14) (PUC-MG) A função do nódulo sinoatrial no coração humano é:

a) regular a circulação coronariana.

b) controlar a abertura e o fechamento da válvula tricúspide.

c) funcionar como marca-passo, controlando a ritmicidade cardíaca.

d) controlar a abertura e o fechamento da válvula mitral.

e) controlar a pressão diastólica da aorta.

15) (Mack-2003)

estrutura do coração no sistema circulatório

A respeito do desenho acima, que representa o coração de um mamífero, é INCORRETO afirmar que:

a) 3 é artéria pulmonar que leva o sangue do coração para o pulmão.

b) 1 é a veia cava inferior que traz o sangue do corpo para o coração.

c) 2 é artéria cava superior que leva o sangue do coração para o corpo.

d) 4 é artéria aorta que leva o sangue do coração para o corpo.

e) 5 são veias pulmonares que trazem o sangue dos pulmões para o coração.

16) (FGV-2005) No filme Viagem Insólita (direção de Joe Dante, Warner Bros., EUA, 1987), um grupo de pesquisadores desenvolveu uma nave submergível que, juntamente com seu comandante, é miniaturizada e, em vez de ser injetada em um coelho, como previsto, é acidentalmente injetada na corrente sanguínea de um dos protagonistas da estória. Assim que chega a um dos vasos, o computador de bordo traça o trajeto da nave: (…) da veia ilíaca à veia cava inferior, … à aorta, chegando ao primeiro destino: a área de junção do nervo óptico ao globo ocular.

Supondo que a nave acompanhe o fluxo da corrente sanguínea, entre a veia cava inferior e a aorta, a nave deve percorrer o seguinte trajeto:

a) átrio esquerdo; ventrículo esquerdo; pulmão; átrio direito; ventrículo direito.

b) átrio direito; ventrículo direito; pulmão; átrio esquerdo; ventrículo esquerdo.

c) ventrículo direito; átrio direito; pulmão; ventrículo esquerdo; átrio esquerdo.

d) ventrículo direito; átrio direito; ventrículo esquerdo; átrio esquerdo; pulmão.

e) pulmão; átrio direito; ventrículo direito; átrio esquerdo; ventrículo esquerdo.

Respostas dos Exercícios sobre Sistema Circulatório

Exercício resolvido da questão 1 –

e) veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) I e IV.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.

Exercício resolvido da questão 4 –

b) 2 e 3 apenas

Exercício resolvido da questão 5 –

b) I, III e IV.

Exercício resolvido da questão 6 –

a) inalado pelos pulmões

Exercício resolvido da questão 7 –

d) contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais.

Exercício resolvido da questão 8 –

a) 1, 2, 3 e 4.

Exercício resolvido da questão 9 –

d) pulmonar e pulmonar.

Exercício resolvido da questão 10 –

b) válvulas venosas.

Exercício resolvido da questão 11 –

a) camada tecidual única.

Exercício resolvido da questão 12 –

b) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.

Exercício resolvido da questão 13 –

c) Todo sangue que chega ao coração é sangue venoso.

Exercício resolvido da questão 14 –

c) funcionar como marca-passo, controlando a ritmicidade cardíaca.

Exercício resolvido da questão 15 –

c) 2 é artéria cava superior que leva o sangue do coração para o corpo.

Exercício resolvido da questão 16 –

b) átrio direito; ventrículo direito; pulmão; átrio esquerdo; ventrículo esquerdo.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre Sistema Circulatório? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários

  • A sequência correta da questão n° 8 seria F V V V.
    A questão de n° 13 precisa ser anulada, não possui informação incorreta.

    • Gabriela, a função das artérias pulmonares é exatamente a que está descrita no enunciado. A resposta no gabarito está correta. Já na questão 13, o objetivo é justamente achar a alternativa errada. O nosso gabarito está correto em ambas as questões que você apontou.

  • questão 8- artéria pulmonar leva sangue do coração para os pulmões, já as veias cava inferior e superior leva sangue do corpo para o coração . o gabarito não procede com a pergunta.

    • Wellington, o gabarito está correto. As artérias pulmonares levam o sangue do ventrículo direito até o pulmão (1). Então ele sofre hematose e retorna ao coração pelo átrio esquerdo através das veias pulmonares (2). Oxigenado, o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta, e se espalha pelo resto do corpo (3). O sangue deixa o oxigênio e volta rico em gás carbônico para o coração pelas veias cavas (4).

  • A questão 13 está incorreta, pois nem todo sangue que chega ao coração é venoso, pois ao sair do pulmão, a veia pulmonar leva para o coração, o sangue já oxigenado.