História

Exercícios sobre a Revolta de Vila Rica com GABARITO

Exercícios_sobre_a_Revolta_de_Vila_RicaExercícios sobre a Revolta de Vila Rica
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Revolta de Vila Rica ocorreu após a descoberta de ouro em Minas Gerais. A Coroa Portuguesa estava descontente com os nativos comercializando ouro entre si sem fiscalização. A metrópole então aumentou os impostos e intensificou as cobranças sobre os colonos. Isso motivou a rebelião. Leia o texto e faça os exercícios sobre a Revolta de Vila Rica. 

O nosso Simulado Beduka também é altamente recomendado. Nele, você pode focar nas matérias que têm mais dificuldade e ainda conta com correção em TRI. 

O que foi a Revolta de Vila Rica?

A Revolta de Vila Rica, ou Revolta de Filipe dos Santos (seu líder) ocorrida em 1720 durante o Ciclo do Ouro foi um movimento que refletiu a revolta dos colonos com o monopólio português e alta tributação (cobrança de impostos). 

O objetivo dos colonos era ganhar independência, por isso era um movimento nativista, separatista e um dos precursores da Inconfidência Mineira. 

Entenderemos mais sobre seu contexto histórico a partir daqui. Esse conhecimento será importante para que você acerte os exercícios sobre a Revolta da Vila Rica. 

Contexto histórico da Revolta de Vila Rica

Nos episódios anteriores de “Revoltas de Minas Gerais” tivemos a Guerra dos Emboabas em que portugueses chamados de “Emboabas” lutaram contra os bandeirantes paulistas pelo controle das jazidas de ouro encontradas em Minas Gerais

Mesmo após a vitória dos colonizadores, ainda assim a mineração ficava a cargo dos funcionários colonos da região. Dessa forma eles começaram a comercializar o ouro entre sí, sem fiscalizações. Isso desagradou a Coroa que como represália decretou que um quinto de todo o ouro minerado pertencia a ela.  

Os portugueses ainda elevaram bastante a taxa de impostos e faziam as cobranças em casa de fundições de ouro e prata. Para evitar sonegações e contrabandos a circulação de ouro em pó ou pepitas foi proibida.   

É claro que essas normas enfureceram a população de Minas Gerais, ainda mais considerando que aquele que desobedecesse seria preso ou degredado para a África. Em meio a esse cenário, uma certeza existia: os colonos de Vila Rica não tinham apreço algum pela Coroa Portuguesa.   

Agora que já conhecemos o contexto fica mais fácil entender as causas do conflito. Vamos esmiuçá-las para que você não tenha dúvidas ao fazer os exercícios sobre a Revolta de Vila Rica.

Causas da Revolta de Vila Rica

A principal causa da Revolta de Vila Rica foi porque as medidas adotadas por Portugal estavam prejudicando os donos das minas. Consequentemente, isso empobrecia toda a população que dependia deles. 

As medidas consistiam em aumentar os impostos, a fiscalização e as punições sobre quem não pagasse. A Coroa ainda estabeleceu as Casas de Fundição, onde o ouro seria transformado em barras com o selo português e ali mesmo eram feitas as cobranças.

O selo servia para evitar contrabando já que apenas o ouro com o devido selo poderia ser comercializado. Consequentemente, essa prática também prejudicava o lucro dos donos das minas. Assim, esses mesmo donos começaram a organizar o seu golpe pela liberdade, que mais para frente seria conhecido como Revolta de Vila Rica.

O líder da Revolta de Vila Rica ficou tão importante que o segundo nome da rebelião era justamente o nome dele. Abriremos um espaço só para ele no texto antes que você faça os exercícios sobre a Revolta de Vila Rica. 

O líder

Revolta de Vila Rica
Revolta de Vila Rica

O líder da Revolta de Vila Rica foi Felipe dos Santos Freire, um rico fazendeiro e tropeiro, dono de várias mulas que transportavam mercadorias e de um grande poder de oratória. Ele fazia inúmeros discursos e comícios defendendo o fim das Casas de Fundição e diminuição da intervenção portuguesa.

Ele conseguiu induzir o povo (principalmente a classe média) a lutar contra o governo. Uma pequena multidão se juntou em frente ao palácio para exigir diminuição de tributos e o fim do monopólio português sobre vários produtos.  

Desenrolar da Revolta

A Revolta de Vila Rica durou quase um mês e os rebeldes armados chegaram a ocupar toda a vila. Conde Assumar, governador da região chamou os revoltosos para negociar e lhes garantiu que suas exigências seriam atendidas se abandonassem as armas

Dito feito, pelo menos pela parte dos rebeldes. Eles largaram as armas, clamaram vitória e voltaram para casa. Já da parte do Governo, o Conde mandou 1500 soldados invadirem a vila, prenderem os rebeldes e ainda incendiar suas casas. 

Felipe dos Santos foi condenado a ter seu corpo esquartejado em praça pública em 15 de julho de 1720. Em seu leito de morte, a última frase do tropeiro foi: 

“Jurei morrer pela liberdade. Cumpro minha palavra”. 

Consequências da Revolta

Sufocada a Revolta de Vila Rica, Portugal aumentou a fiscalização e separou a Capitania de Minas Gerais da Capitania de São Paulo. Várias outras revoltas se seguiram como a de Monte Carlos, em 1736. 

A Revolta de Vila Rica não conseguiu alcançar seus objetivos, mas seus ideias continuavam vivos. Ela ficou tão marcada que muitos a consideram precursora da Inconfidência mineira

Exercícios sobre a Revolta de Vila Rica

Chegou a hora de fazer os exercícios sobre a Revolta de Vila Rica. Você também pode baixar nosso Plano de Estudos. Ele vai te ajudar em qualquer prova. Boa sorte e bons estudos!

1- (UFRN)

A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:

a) movimentos isolados em defesa de ideias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos;

b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política;

c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam alguns aspectos da política econômica de dominação do governo português;

d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.

e) manifestações separatistas de ideologia liberal contrárias ao domínio português.

2- (IBFC) Assinale a alternativa correta sobre o nome do movimento social que ocorreu em 1720, em Vila Rica (atual Ouro Preto), contra a exploração do ouro e cobrança extorsiva de impostos da metrópole sobre a colônia. A revolta contou com cerca de dois mil populares, que pegaram em armas e ocuparam pontos da cidade. A coroa portuguesa reagiu e o líder acabou enforcado.

a) Revolta de Filipe dos Santos.

b) Inconfidência mineira.

c) Guerra dos Farrapos.

d) Balaiada.

3- (ACAFE) A Revolta de Vila Rica no século XVIII mostrou os abusos que as autoridades portuguesas cometiam com os mineradores e a população de Minas Gerais. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

No contexto dessa revolta é correto afirmar, exceto: 

a) O movimento reivindicava a redução dos preços dos alimentos e o cancelamento da medida que proibia a circulação de ouro em pó. 

b) Foi um dos nomes dados à Inconfidência Mineira, que entre seus participantes teve Joaquim José da Silva Xavier. 

c) Os altos impostos e o rígido controle sobre a exploração do ouro também contribuíram para o levante de Vila Rica. 

d) Um dos líderes da revolta foi enforcado e teve seu corpo esquartejado e exposto em praça pública. 

4- (NUCEPE) Apontar o movimento contestatório setecentista que eclodiu em uma capitania da atual região Nordeste, possivelmente inspirado no exemplo da independência das Treze Colônias Inglesas e ideias iluministas e republicanas da França.

a) A Inconfidência Mineira.

b) Revolta de Vila Rica.

c) Revolução Pernambucana.

d) Conjuração Carioca.

e) Conjuração Baiana.

5- (TJ-SC) As revoltas nativistas que eclodiram no Brasil colonial não foram somente dos grupos submetidos (índios e negros), mas também dos próprios colonos. As razões desses movimentos são variadas, porém todos eles apresentaram uma característica comum: o sentimento nativista, expresso na insubordinação dos colonos contra as autoridades e representantes da Coroa. As revoltas nativistas foram um movimento de protesto, de caráter local ou regional, isto é, em defesa de interesses específicos de determinada região. Buscavam melhorias para os colonos sem, contudo, contestar as bases da ordem social e econômica.(…).

(DOMINGUES, J.E. e FIUSA, L.P.L – História – O Brasil em Foco, FTD, p.53

Sobre as revoltas nativistas, assinale a única alternativa que está INCORRETA:

a) A revolta de Filipe dos Santos envolveu mineradores e a intendência das minas, órgão que representava os interesses de Portugal.

b) O combate conhecido como “Capão da Traição” está relacionado à Guerra dos Emboabas.

c) A Guerra dos Mascates aconteceu devido ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.

d) A primeira rebelião nativista foi a Revolta de Vila Rica.

e) A rebelião contra os abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão deu origem à Revolta dos irmãos Beckman.

Respostas dos Exercícios sobre a Revolta de Vila Rica

Exercício resolvido da questão 1 –

c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam alguns aspectos da política econômica de dominação do governo português;

Exercício resolvido da questão 2 –

a) Revolta de Filipe dos Santos.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) Foi um dos nomes dados à Inconfidência Mineira, que entre seus participantes teve Joaquim José da Silva Xavier. 

Exercício resolvido da questão 4 –

e) Conjuração Baiana.

Exercício resolvido da questão 5 –

d) A primeira rebelião nativista foi a Revolta de Vila Rica.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre a Revolta de Vila Rica? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.