ExercíciosPortuguês

Exercícios sobre Mim ou Me RESOLVIDOS

Exercícios_sobre-Mim_ou_MeExercícios sobre Mim ou Me

O uso do “mim” e “me” sempre confunde as pessoas. Está na hora de entender a diferença entre os dois. Você irá compreender isso fazendo os exercícios sobre mim ou me depois de ler esse texto. Faça também o Simulado Beduka quando acabar. Vamos começar.  

Qual a diferença entre Mim e Me?

Vamos começar entendendo porque esses dois não são a mesma coisa e porque devemos usar um em alguns momentos e outro em outros. Leia com atenção para fazer os exercícios sobre Mim ou Me

Tanto mim quanto me são pronomes oblíquos pessoais relativos à 1ª pessoa do singular: eu. A diferença é o tipo de pronome que cada um é. O mim é um pronome pessoal oblíquo tônico e o me, um pronome pessoal oblíquo átono. 

Essa diferença faz com que o mim sempre esteja acompanhado de uma preposição e seja o objeto indireto da frase. Já o me pode assumir função, tanto de objeto direto como indireto, estando sempre acompanhado de um verbo e não precisa de preposição.

Exemplos: 

  • Ele me odeia (acompanhado do verbo odiar).
  • Venha a mim mortal (acompanhado da preposição “a”).

Características do ME

Fórmula do Me
Fórmula do Me

Agora vamos ver as características de cada um separadamente, começando pelo me. Continue lendo para fazer os exercícios sobre mim ou me. 

Começaremos dizendo que o me é um pronome fraco no quesito de acentuação tônica, por isso é chamado de átono. Como ele é oblíquo, em vez de reto como sua versão pura de 1ª pessoa (eu), ele age como predicado da frase, nunca como sujeito

Como já foi dito, ele tem capacidade de conjugar verbos, portanto, sempre está acompanhado de um. Ele não precisa de preposição e pode completar o sentido tanto de um verbo transitivo direto como de um verbo transitivo indireto

Exemplos: 

  • Ele me xingou de todos os nomes (objeto direto).
  • Ele declarou-me seu amor (objeto indireto). 

Características do MIM

Fórmula do Mim
Fórmula do Mim

Agora vamos ver algumas características do mim. Continue acompanhando para fazer os exercícios sobre mim ou me. 

O mim é um pronome forte quando se trata de acentuação tônica, por isso é chamado de tônico. Assim como o me ele referencia a 1ª pessoa do singular (eu), mas ele têm a limitação de só poder exercer função de objeto indireto. Isso porque ele não consegue conjugar verbos, então sempre vem acompanhado de preposição

  • Você gosta de mim? 
  • Está comigo ou contra mim?
  • Eu vou fazer isso por mim mesmo

Perceba que em todos os exemplos o mim é acompanhado por preposição.  

Especificamente no caso da preposição “para” muitos se confundem quanto às expressões “para eu” ou “para mim”. Basta você ver quem é o sujeito da frase. O eu é um pronome reto e o mim um pronome oblíquo. Logo, o mim nunca poderá ser o sujeito de uma frase, assim você saberá qual deverá usar. 

Exemplos: 

  • Traga o livro para eu estudar. 

Aqui, o sujeito da frase sou eu que irei realizar a ação de estudar, logo, para referenciar o sujeito eu preciso de um pronome reto, logo, a construção certo é com eu. 

  • Traga o livro para mim. 

Já aqui as coisas mudaram porque o sujeito não sou mais eu, e sim a pessoa que estou pedindo o livro. Dessa forma: Traga (você) o livro para mim. Entendeu a diferença? O mim está servido como objeto indireto do verbo trazer, porque quem traz, traz algo para alguém

Exercícios sobre Mim ou me

Terminou a leitura? Ótimo, então já pode fazer os exercícios sobre mim ou me. Lembre-se de fazer o Simulado Beduka e baixar nosso Plano de Estudos quando acabar. Eles serão de grande ajuda no seu vestibular.  

1-(IBFC) Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

O garoto pediu para _____ ler a história. Para ______, ler é sempre um prazer!

a) eu – eu.

b) mim – eu.

c) eu – mim.

d) mim – mim.

2-(IF-SC – adaptada) Complete as frases com os pronomes eu ou mim e, depois, assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

I. Traga o livro para ___, quero ler agora.

II. Trouxe o texto para ____ corrigir; farei com imenso prazer.

III. Para ____ acertar esta questão preciso de muita leitura

a) mim, eu, eu

b) mim, eu, mim

c) eu, eu, eu

d) eu, eu, mim

e) mim, mim, mim

3-(UNIMEP – SP) “Este é um assunto entre … . Não tem nada a ver … .” Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

a) eu e ele, consigo

b) mim e ti, consigo

c) mim e ele, com você

d) mim e ele, consigo

e) eu e ele, contigo

4-(UFV – MG) Das alternativas abaixo, apenas uma preenche de modo correto as lacunas das frases. Assinale-a.

a) contigo, eu, mim, mim

b) contigo, eu, eu, eu

c) consigo, mim, mim, eu

d) com você, mim, mim, mim

e) consigo, eu, mim, mim

5-(UEL-PR) Para … poder terminar a arrumação da sala, guardem … material em outro lugar até que eu volte a falar …, dizendo que já podem entrar.

a)  eu, vosso, consigo

b) eu, seu, com vocês

c) mim, seu, com vocês

d) eu, vosso, convosco

e) mim, vosso, consigo

Respostas dos Exercícios sobre Mim ou Me

Exercício resolvido da questão 1 –

c) eu – mim.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) mim, eu, eu

Exercício resolvido da questão 3 –

c) mim e ele, com você

Exercício resolvido da questão 4 –

a) contigo, eu, mim, mim

Exercício resolvido da questão 5 –

b) eu, seu, com vocês

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Mim ou Me? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador