BiologiaExercícios

Exercícios sobre Sistema Circulatório COM GABARITO

Exercícios_sobre_Sistema_CirculatórioExercícios sobre Sistema Circulatório

O Sistema Circulatório ou Cardiovascular é formado por coração, sangue e vasos condutores. Ele é responsável por distribuir nutrientes e oxigênio pelo corpo. Faça alguns exercícios sobre sistema circulatório e depois o Simulado Beduka para se dar bem nos vestibulares. 

Quais são os tipos de Sistema Circulatório?

Existem dois tipos de sistema circulatório. Um deles é tema recorrente no caderno de Ciências da Natureza do ENEM. Leia com atenção para fazer os exercícios sobre sistema circulatório. 

  • Sistema Circulatório Aberto (Lacunar) – Esse sistema circulatório não tem como fluido principal o sangue, e sim a hemolinfa. Ela mantém contato com as células passando por cavidades nos tecidos, ou seja, não há vasos sanguíneos. Alguns invertebrados têm esse sistema.
  • Sistema Circulatório Fechado – É o sistema circulatório humano, mas ele está presente, também, em todos os vertebrados, anelídeos e cefalópodes. Nesse, o sangue percorre por vasos que se alongam pelo corpo. Ele é mais eficiente que o fechado, pois a circulação é mais rápida. Será dele que falaremos nesse artigo. 

O que forma o Sistema Circulatório? 

Vamos falar das principais estruturas do sistema cardiovascular para que você faça os exercícios sobre sistema circulatório sem problemas. 

Coração 

Coração do Sistema Circulatório
Coração do Sistema Circulatório

Começando pelo mais conhecido. Entender o coração é essencial para fazer os exercícios sobre sistema circulatório. 

O coração fica localizado na caixa torácica e têm a função de bombear o sangue. Ele é dividido em cavidades que separam o sangue venoso (rico em gás carbônico) do sangue arterial (rico em oxigênio). Uma vez separados,o coração bombeia o sangue venoso para os pulmões e o arterial para as diversas partes do corpo. 

Esse bombeamento é permitido por dois movimentos: 

  • Sístole – Contração da musculatura do coração 
  • Diástole – Relaxamento da musculatura do coração 

Ou seja, quando você encosta o ouvido no peito de uma pessoa e ouve o famoso “tudum…tudum”, você está ouvindo a sístole e a diástole acontecendo. 

O coração tem várias estruturas. Vamos passar rapidamente por elas. 

  • Pericárdio – Membrana externa do coração 
  • Endocárdio – Membrana interior do coração 
  • Miocárdio – É o músculo entre o pericárdio e endocárdio. É ele que faz o coração bater. 
  • Átrios ou aurículas – São as câmaras superiores do coração. Elas têm a tarefa de receber o sangue. 
  • Ventrículos – São as câmaras inferiores do coração. É de lá que o sangue é bombeado para o corpo (se ele for arterial) ou para os pulmões (se ele for venoso). 
  • Válvula tricúspide – Como o próprio nome diz, é uma válvula. Ela impede refluxo de sangue no lado direito do coração.
  • Válvula mitral – É exatamente a mesma coisa que a válvula tricúspide, mas do lado esquerdo.

Vasos Sanguíneos 

Agora vêm os vasos sanguíneos. Ele são bastante cobrados em vestibulares, então preste atenção para fazer os exercícios sobre sistema circulatório. 

Artérias

As artérias são os vasos por onde o sangue sai do coração. Elas têm paredes grossas e elásticas, porque como elas são a rota de saída, o sangue sai bombeado e com bastante pressão. Então, elas precisam ser mais fortes para aguentar. Existem dois tipos de artéria:

  • Artéria Pulmonar – O nome é autoexplicativo. Essas artérias levam o sangue do coração para os pulmões. Ela é responsável por transportar o sangue venoso (rico em gás carbônico).
  • Artéria Aorta – Essa artéria leva o sangue em torno de todo o resto do corpo. Ela é responsável por transportar o sangue arterial (rico em oxigênio). Conforme se alongam pelo corpo, ela se ramifica, ficando cada vez mais fina, até se tornar arteríolas e depois, capilares.   

Capilares

Os capilares são ramificações a nível microscópico das artérias. Eles fazem a troca de nutrientes entre o sangue e as células através das suas finas paredes e depois se conecta às veias para levar o sangue de volta ao coração. 

Veias 

Veias do Sistema Circulatório
Veias do Sistema Circulatório

As veias são o oposto das artérias. Elas têm as paredes mais finas e são responsáveis por devolver o sangue ao coração para começar um novo ciclo. Também existem dois tipos de veias:

  • Veias Cavas – Essas veias possuem a função de transportar o sangue rico em gás carbônico (venoso) de volta para o coração. 
  • Veias Pulmonares – Mais um nome autoexplicativo. Essas veias possuem a função de transportar o sangue oxigenado (arterial) de volta para o coração.  

Circulações do Sistema Circulatório

Circulações do Sistema Circulatório
Circulações do Sistema Circulatório

Existem dois tipos de circulação feitas no nosso corpo. Vamos ver as duas para te preparar para os exercícios sobre sistema circulatório. 

Pequena Circulação (ou Circulação Pulmonar)

A pequena circulação ou circulação pulmonar é a que conecta o coração aos pulmões. Ela funciona de forma que o coração bombeia o sangue venoso do ventrículo direito por uma artéria pulmonar, e ao chegar aos pulmões, ela se divide em duas e cada uma se conecta a um pulmão. 

Uma vez lá dentro, os capilares fazem a troca de gases. O sangue libera gás carbônico e se nutre de oxigênio, se tornando arterial. Então, os capilares se conectam às veias pulmonares para trazer o sangue de volta ao átrio esquerdo do coração. 

Grande Circulação (Circulação Sistêmica)

A grande circulação ou circulação sistêmica recebe esse nome porque ela se conecta com todo o corpo, logo com todos os sistemas do corpo. 

Ela funciona de forma que o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Uma vez lá, ele bombeia o sangue pela artéria aorta que deve levá-lo por todo o corpo. 

Nos tecidos, os capilares liberam o oxigênio e absorvem o gás carbônico, fazendo o sangue voltar a ser venoso. Assim, eles se conectam com as veias cavas que devolvem o sangue ao átrio direito do coração e reinicia o ciclo.  

Exercícios sobre Sistema Circulatório

Você já sabe tudo que precisa, então pode fazer os exercícios sobre sistema circulatório. Faça também o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos. Boa sorte.

1) (UFSCar/2004) Se pudéssemos marcar uma única hemácia do sangue de uma pessoa, quando de sua passagem por um capilar sanguíneo do pé, e seguir seu trajeto pelo corpo a partir dali, detectaríamos sua passagem, sucessivamente, pelo interior de:

a) artérias -> veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> capilares.

b) artérias -> coração -> veias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares.

c) veias -> artérias -> coração -> veias -> pulmão -> artérias -> capilares.

d) veias -> pulmão -> artérias -> coração -> veias -> pulmão -> artérias -> capilares.

e) veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares.

2) (FADIP/2016 – Medicina)  Analise as afirmativas a seguir.

I. O sangue que vem de várias partes do corpo chega ao átrio direito por duas grandes veias cavas.

II. O sangue sai do átrio esquerdo e passa para o ventrículo direito, onde é bombeado para artéria pulmonar.

III. O sangue que é oxigenado nos pulmões retorna ao coração pelas veias pulmonares que desemboca no átrio direito.

IV. O sangue sai do átrio esquerdo, passa pelo ventrículo esquerdo, que o bombeia para a aorta.

Estão corretas apenas as afirmativas

A) I e IV.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, III e IV.

3) (PUC-RJ/2009) O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente.

Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.

a) A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso.

b) O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.

c) As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.

d) As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.

e) A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo.

4) (CESMAC/2019-2) Sobre o funcionamento do sistema cardiovascular humano, analise as assertivas abaixo.

1) O aumento da frequência cardíaca durante o exercício aumenta a circulação sanguínea, mas diminui a pressão arterial;

2) A menor frequência cardíaca durante o sono faz chegar aos órgãos menos nutrientes e oxigênio que durante o exercício.

3) Uma pessoa em situação de perigo tem frequência cardíaca e pressão arterial elevadas, devido à liberação de adrenalina pelas glândulas suprarrenais.

Está(ão) correta(s):

A) 1 e 2 apenas

B) 2 e 3 apenas

C) 1, 2 e 3

D) 1 e 3 apenas

E) 1 apenas

5) (UNIFESP/2005) As afirmações a seguir encontram-se em um folheto para agentes de saúde responsáveis por medir a pressão sanguínea de pacientes que chegam a um centro médico. Você foi chamado a revisá-lo, usando seus conhecimentos sobre o sistema circulatório.

I – A pressão máxima medida é obtida quando o ventrículo esquerdo se contrai e a mínima, quando ele relaxa.

II – A pressão sanguínea pode ser medida em qualquer parte do corpo, já que ela é igual em todo o sistema circulatório.

III – O paciente deve evitar esforços físicos antes do exame, pois isso alteraria os resultados.

IV – Os resultados serão alterados caso o paciente tenha ingerido alimentos excessivamente salgados antes do exame.

V – A pressão sanguínea é maior no coração e nas veias e menor nas grandes artérias.

As informações corretas são:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

6) (UFSJ/2002) Considerando a trajetória do sangue e o transporte de substâncias através do sistema circulatório, espera-se atuação mais rápida de um medicamento no cérebro se

a) inalado pelos pulmões

b) injetado numa veia do braço

c) ingerido sob forma líquida ou como comprimido

d) injetado diretamente numa veia acima da linha dos ombros.

7) (UFG/2004) A dor de cabeça, reação orgânica desencadeada por inúmeros fatores, ocorre quando há

a) dificuldade de respiração, seguida de diminuição da pressão arterial.

b) depósito de gordura nas artérias, com conseqüente aumento da pressão arterial.

c) produção de substâncias tóxicas agressivas ao sistema nervoso central.

d) contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais.

e) inflamação dos vasos linfáticos, com aumento da produção de plaquetas.

Respostas dos Exercícios sobre Sistema Circulatório

Exercício resolvido da questão 1 –

e) veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) I e IV.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.

Exercício resolvido da questão 4 –

b) 2 e 3 apenas

Exercício resolvido da questão 5 –

b) I, III e IV.

Exercício resolvido da questão 6 –

a) inalado pelos pulmões

Exercício resolvido da questão 7 –

d) contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre Sistema Circulatório? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador