Geografia

Exercícios sobre os principais Rios brasileiros com GABARITO

Exercícios_sobre_os-Principais_Rios_do_BrasilExercícios sobre os Principais Rios brasileiros
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os principais Rios brasileiro são essencialmente 4: Amazonas, Tocantins, São Francisco e Paraná. Nesses rios e em seus afluentes corre grande parte de toda a água potável do mundo. O Brasil é um dos países com hidrografia mais rica em recursos hídricos do planeta. Nesse texto, separamos para você alguns exercícios sobre os principais Rios brasileiros. 

Você também pode acessar o Simulado Beduka e estudar a partir de questões das matérias que você tem mais dificuldade. 

O que são Bacias Hidrográficas

Bacias Hidrográficas
Bacias Hidrográficas

Antes de falarmos efetivamente dos rios vamos falar um pouco das bacias hidrográficas do Brasil. Bacias hidrográficas são regiões que se caracterizam por captar águas da chuva e escoar essas águas por uma rede de drenagem formada por rios, riachos, córregos, entre outros métodos naturais.

  • Bacia Amazônica
  • Bacia do Tocantins-Araguaia
  • Bacia do Rio Parnaíba
  • Bacia do Rio São Francisco
  • Bacia do Paraná
  • Bacia do Rio Paraguai
  • Bacia do Rio Paraíba do Sul
  • Bacia do Rio Uruguai
  • Bacia Platina 

Essas bacias são de vital importância. Elas servem à população tanto para atividades rotineiras como tomar banho e lavar as mãos, quanto para agricultura e pecuária, além de produção de energia.

Por isso a população sofre bastante em momentos de crise hídrica que ocorrem por causa de longos períodos de seca. Elas têm se intensificado devido a ação do homem que polui e danifica as nascentes, além da falta de investimento para melhor captação de água.

Também temos um texto de exercícios sobre hidrografia que você pode fazer depois de terminar os exercícios sobre os principais Rios brasileiros. 

Os principais Rios brasileiros

Principais Rios brasileiros
Principais Rios brasileiros

Agora vamos esmiuçar um pouco sobre cada um dos 4 rios mais importantes do Brasil. Leia com atenção para fazer os exercícios sobre os principais Rios brasileiros

Rio Amazonas

O segundo rio mais extenso do planeta e o mais conhecido do Brasil e do mundo. Apresentando um desnível de apenas 82 metros ele é excelente para navegação e pesca, já que é muito rico em biodiversidade de animais e plantas. 

Rio Tocantins

Também conhecido como Rio Tocantins-Araguaia devido à uma parte do seu trajeto em que se junta ao Rio Araguaia. Ele é o segundo maior Rio que se delimita ao território brasileiro. Contém cerca de 2 mil Kms navegáveis e deságua na nascente do Amazonas.  

Rio São Francisco

O Velho Chico para os mais íntimos. O Rio São Francisco é o maior rio que se delimita ao território brasileiro. Apesar de grande parte dos seus 2700 kms se estenderem pelo Nordeste, sua nascente é no Sudeste

Ele não costuma secar mesmo em épocas de seca por possuir uma pequena e constante vazão de água. Isso é ótimo porque se localiza sob um planalto, então é usado como fonte de energia para o Nordeste. Há 5 usinas hidrelétricas ao longo de seu trajeto sendo uma no Sudeste (3 Marias) e o restante no Nordeste. 

Rio Paraná

O Rio Paraná se estende além do território brasileiro para Paraguai, Argentina e Bolívia. Ele possui cerca de 2400 Kms navegáveis, sendo outro dos maiores rios do Brasil e servindo como hidrovia para as pessoas que transitarem entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. 

Além de hidrovia, ele também é onde fica localizada Itaipu, uma das usinas hidrelétricas mais importantes do Brasil. O Rio Paraná ainda apresenta grande relevância biológica com relação à biodiversidade conservada em suas águas.

Exercícios sobre os Principais Rios brasileiros

A partir daqui você irá encontrar exercícios sobre os principais rios brasileiros. Faça-os com empenho e se quiser ainda mais ajuda pode baixar nosso Plano de Estudos. Ele será bem útil a você nos vestibulares.    

1- (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)

A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:

a) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta.

b) drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário.

c) predomínio de rios temporários, drenagem endorreica e grande potencial hidráulico.

d) regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície.

e) drenagem endorreica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.

2- (IFCE – com adaptações)

Sobre as características da hidrografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:

I. Considerando-se os rios de maior porte, só é encontrado regime temporário no sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são perenes.

II. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilitam a produção de hidroeletricidade.

III. Na região Amazônica, os rios são muito utilizados como vias de transporte, e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado.

Está correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) I e II apenas.

C) I e III apenas.

D) II e III apenas.

E) I, II e III.

3- (ENEM)

A situação atual das bacias hidrográficas de São Paulo tem sido alvo de preocupações ambientais: a demanda hídrica é maior que a oferta de água e ocorre excesso de poluição industrial e residencial. Um dos casos mais graves de poluição da água é o da bacia do alto Tietê, onde se localiza a região metropolitana de São Paulo. Os rios Tietê e Pinheiros estão muito poluídos, o que compromete o uso da água pela população.

Avalie se as ações apresentadas abaixo são adequadas para se reduzir a poluição desses rios.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

I) Investir em mecanismos de reciclagem de água utilizada nos processos industriais.

II) Investir em obras que viabilizem a transposição de águas de mananciais adjacentes para os rios poluídos.

III) Implementar obras de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos.

a) apenas em I.

b) apenas em II.

c) apenas em I e III.

d) apenas em II e III.

e) em I, II e III.

4. (ENG. – Santos) Aponte a afirmativa correta:

a) No rio Paraná, entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, está localizado o Complexo Hidrelétrico de Urubupungá.

b) O rio Paraguai nasce na serra de Araporé, em Mato Grosso, com o nome de rio das Pedras, de Amolar.

c) Durante as cheias do rio Paraguai, no início de outono, todo o Pantanal vê-se invadido pela águas do rio, constituindo, então, a lagoa Xarajes.

d) O rio Uruguai é formado pelos rios Canoas e Pelotas.

e) O rio Uruguai é o principal rio da Bacia Platina em potencial hidrelétrico.

5. (UNIV. CATÓLICA – Pelotas) A Bacia Platina é formada por grandes bacias secundárias, possuindo o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil, e a maior usina hidrelétrica construída até hoje. Esse potencial é localizado na bacia do rio:

a) Piratini

b) Uruguai

c) Paraguai

d) Paraná

e) São Francisco

Respostas dos Exercícios sobre os principais Rios brasileiros

Exercício resolvido da questão 1 –

b) drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário.

Exercício resolvido da questão 2 –

b) I e II apenas.

Exercício resolvido da questão 3 –

c) I e III apenas.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) O rio Uruguai é o principal rio da Bacia Platina em potencial hidrelétrico.

Exercício resolvido da questão 5 –

d) Paraná

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre os principais Rios Brasileiros? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.