A Guerra de Suez, também considerada uma consequência do primeiro conflito árabe-israelense, foi uma disputa envolvendo principalmente o Egito, a Inglaterra e a França. Ele foi causado principalmente por interesses político-econômicos, agravados pelos ideológicos e religiosos. Leia o resumo e resolva as questões sobre o conflito de Suez!
Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique nos tópicos abaixo:
- O que foi a Guerra de Suez?
- Sobre o canal de Suez.
- A situação do Egito.
- O contexto histórico.
- Os israelenses na guerra.
- O fim e as consequências.
- Lista com as questões sobre o conflito de Suez!
- Gabarito dos exercícios sobre o Canal de Suez.
Quando você terminar as questões sobre a Guerra de Suez, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!
O que foi o Conflito de Suez?
A Guerra de Suez, também considerada uma consequência do primeiro conflito árabe-israelense, foi uma disputa envolvendo principalmente o Egito, a Inglaterra e a França.
Ele foi causado principalmente por interesses políticos-econômicos. Entenda:
O que é o canal de Suez?
O Canal de Suez está no território Egípcio e foi construído entre 1859 e 1869, pelo mesmo criador do canal do Panamá.
Ele caracterizou-se por ser o mais longo do mundo, ligando o porto egípcio de Port-Said (Mar Mediterrâneo) ao porto de Suez (Mar Vermelho).
O Canal de Suez tornou-se então um importante caminho comercial, pois permitiu o escoamento de mercadoria marítima diretamente da Europa à Ásia, sem precisar fazer o contorno pelo continente africano.
Qual era a situação do Egito?
Depois do imperialismo do século XIX, o Egito tornou-se uma nação monitorada pelos ingleses. No ano de 1922, o Egito resolveu estabelecer seu próprio regime monárquico, buscando um pouco mais de autonomia e reconhecimento.
Um grupo de militares rebeldes, liderados pelo coronel Gamal Abdel Nasser, organizaram um levante que derrubou o governante egípcio no ano de 1952. Assim que esse grupo chegou ao poder, medidas foram tomadas com o apoio soviético, tais como:
- Estatização das empresas estrangeiras;
- Centralização das atividades na mão do Estado;
- Protecionismo e patriotismo;
- Reforma agrária.
Qual era o contexto histórico?
O contexto dessa época era de plena Guerra Fria, que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial.
Acabada a guerra, o Canal de Suez tornou-se uma localidade mais cobiçada ainda, pois havia a disputa ideológica entre os blocos capitalista e socialista. Além disso, havia interesses econômicos pelo petróleo do Oriente Médio.
Qual era a relação com Israel?
O Egito é de maioria árabe enquanto Israel é de maioria judaica. Já havia acontecido os conflitos da palestina entre esses povos, então a situação nunca foi pacífica.
Somado aos conflitos religiosos, haviam os políticos-ideológicos e os econômicos que vimos anteriormente.
Nesse cenário, os egípcios determinaram o fechamento do porto de Eliat e a nacionalização do Canal de Suez. Os países capitalistas perderam uma influente rota de mercado por causa do alinhamento do Egito com a URSS e Israel ficou sem irrigação no deserto de Negev.
Os israelenses prepararam a retaliação no dia 29 de outubro de 1956. Os judeus invadiram a península de Sinai, um território próximo. Ao mesmo tempo, grupos de paraquedistas franceses e ingleses tomaram Port-Said.
A guerra foi declarada, a península de Sinai conquistada, o porto de Eilat reaberto e os egípcios saíram derrotados.
Como terminou o Conflito de Suez?
Embora os Israelenses tivessem retomado o acesso ao canal e os ingleses e franceses tivessem recuperado poder econômico, a União Soviética era aliada dos egípcios e tinha o hábito de reagir violentamente. Ela ameaçou jogar um bombardeio nuclear na Europa.
Como os Estados Unidos eram a única potência capaz de fazer frente à URSS, resolveram intervir no final do conflito. A Organização das Nações Unidas também interferiu no confronto para evitar um ataque nuclear e a ascensão de uma nova guerra.
O acordo final foi que os países que tinham invadido o Egito se retirassem do território, mas o acesso ao mar poderia ser utilizado independentemente de conflitos.
- São mais de 200 resumos gratuitos para o ENEM no Instagram do Beduka, aproveite!
As 10 questões sobre o conflito de Suez!
Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.
Obrigado por ter lido até aqui!
Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.
Questão 1-
Três países foram marcantes na história do canal de Suez. Um forneceu mão de obra para a construção do canal; outro disponibilizou suas tecnologias e técnicas de construção; por fim, aquele que efetivamente se apropriou do Canal, exercendo o controle sobre ele. Esses países são:
a) Inglaterra / Egito / Portugal.
b) Egito / França / Inglaterra.
c) França / Inglaterra / Egito.
d) Egito / Inglaterra / Estados Unidos.
Questão 2- (Enem 2007 – adaptada)
Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.
b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.
d) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.
- Você já fez 20% das questões sobre o conflito de Suez. Continue assim!
Questão 3-
A construção do Canal de Suez, na Península do Sinai, no Egito, representou uma redução expressiva nos custos com o transporte de cargas entre a Ásia e a Europa. Contudo, atualmente, sua utilização tem sido reconsiderada em função dos seguintes fatores:
a) Os altos custos cobrados pela administração do Canal de Suez para a realização da travessia / A reduzida capacidade de cargas do Canal, que se tornou obsoleto em relação ao porte dos atuais navios de carga / A convenção de Constantinopla (1888) consolidou uma extensa burocracia a ser cumprida para a travessia no Canal de Suez.
b) Com a inauguração da ampliação do Canal do Panamá, as empresas de transporte naval passaram a considerar essa rota em vez da passagem pelo Canal de Suez / Os custos com a travessia em Suez são muito maiores que o gasto com combustível para o transporte pelo Cabo da Boa Esperança / Alguns países são considerados “não gratos” e estão proibidos de utilizar o canal como passagem.
c) Redução significativa no preço do combustível naval / Com a inauguração da ampliação do Canal do Panamá, as empresas de transporte naval preferem essa rota ao Canal de Suez / A reduzida capacidade de cargas do Canal, que se tornou obsoleto em relação ao porte dos atuais navios de carga.
d) Os custos com a travessia em Suez são muito maiores que o gasto com combustível para o transporte pelo Cabo da Boa Esperança / Com a inauguração da ampliação do Canal do Panamá, as empresas de transporte naval passaram a considerar essa rota em vez da passagem pelo Canal de Suez.
Questão 4-
O Canal de Suez é uma abertura artificial que está localizada na Península do Sinai e liga:
a) o Mar Vermelho ao Golfo Pérsico.
b) o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
c) o Mar Morto ao Mar do Cairo.
d) o Mar Morto ao Mar Mediterrâneo.
Questão 5- (Uff)
O Oriente Médio é, até os nossos dias, um dos principais “barris de pólvora” do mundo
contemporâneo. Considere as afirmativas:
(I) O Movimento Sionista expressa a luta pela constituição de um Estado Palestino.
(II) Os vários grupos religiosos presentes no Líbano são focos de radicalização das tensões
sociais.
(III) A Guerra de Suez, em 1956, foi um conflito entre as tropas de Israel e do Egito.
(IV) Em 1947, A ONU aprovou um plano de partilha da região da Palestina, para formar dois
estados: um judaico e outro árabe.
(V) No Livro Sagrado dos muçulmanos – o Corão – há o reconhecimento da cultura e religião
israelenses.
(VI) Os Acordos de Camp David sancionaram a incorporação legal das regiões de Gaza e da Cisjordânia pelo estado de Israel.
As afirmativas que estão corretas são as indicadas por:
a) I, III e V.
b) I, V e VI.
c) II, III e IV.
d) II, IV e VI.
e) II, V e VI.
- Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre o Canal de Suez. Continue fazendo o restante.
Questão 6-
Objetivando reduzir as perdas com as novas possibilidades de rotas de transporte marítimo de cargas, a administração do Canal de Suez ofereceu vantagens às companhias que fizessem a utilização do canal desde que:
a) As empresas realizassem, no mínimo, cinco travessias ao ano pelo canal.
b) As empresas tivessem no seu plano de navegação tanto a opção de utilizarem a travessia pelo Canal de Suez quanto pelo Cabo da Boa Esperança.
c) O transporte de mercadorias fosse realizado nas embarcações “Suezmax”, que são maiores e reduzem os impactos no leito do canal.
d) Aceitassem a imposição de medidas restritivas aos países com algum conflito contra o Egito.
Questão 7-
O canal de Suez permite a comunicação entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo e não utiliza nenhum mecanismo para elevação ou rebaixamento das embarcações (eclusas). Entre outros motivos para a dispensa da utilização desses mecanismos, pode-se destacar:
a) O Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo apresentam os mesmos indicadores de densidade da água.
b) As semelhanças na porosidade do solo em toda a extensão do canal permitem a infiltração da água de modo mais facilitado, retroalimentando o canal e dando-lhe movimento.
c) O Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo estão na mesma cotação altimétrica.
d) As embarcações “Suezmax”, em razão da alta tecnologia, não dependem de ações do próprio canal para locomover-se, ainda que houvesse desníveis.
Questão 8-
O francês Ferdinand Lesseps foi o idealizador e posteriormente o responsável pela construção do Canal de Suez. Sua determinação na construção do canal tornou-o referência nesse tipo de construção. Assim, ele também foi o responsável pela construção do:
a) Canal de São Lourenço, nos Estados Unidos.
b) Canal do Panamá, na cidade do Panamá.
c) Canal de Bósforo, na Turquia.
d) Canal da Mancha, Grã-Bretanha.
- Ufa! Agora só faltam mais duas questões sobre a Guerra de Suez!
Questão 9- (Pucpr)
Gamal Abdel Nasser, líder egípcio, governou o país de 1953 a 1970, quando morreu. Ele adotou uma linha política que foi importantíssima para o Oriente Médio. Suas principais características foram:
a) Estado semiliberal, aristocracia agrária, sem nacionalismo acentuado.
b) Estado forte, militarizado, sem nacionalismo acentuado, pan-arabismo.
c) Orientação nacionalista, militarismo, pan-arabismo, alinhamento à esquerda.
d) Orientação nacionalista, intervenção do Estado na economia, neutralismo positivo, panarabismo.
e) Neutralismo positivo, pan-arabismo.
Questão 10-
Ao longo de sua história, o Canal de Suez sofreu algumas interferências de Governos, tanto do Egito quanto de países estrangeiros, e, em decorrência disso, enfrentou alguns momentos de inatividade. A convenção de Constantinopla (1888) definiu que:
a) O Canal de Suez somente poderia ser fechado com a autorização do Rei do Egito.
b) Em um prazo de 10 anos, o controle do Canal de Suez passaria do Governo egípcio para um colegiado de países, que seria responsável por sua administração.
c) Ficará sempre aberto à navegação, em tempo de guerra e de paz, a todos os navios de todos os Estados, indistintamente.
d) Estará aberto a todos os países que desejarem fazer a travessia, contudo, países não muçulmanos pagarão 20% a mais para indenizar a perseguição contra os muçulmanos.
- Parabéns, você fez todos os exercícios sobre o Canal de Suez. Confira agora o Gabarito:
Gabarito dos exercícios sobre o Canal de Suez
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: b) Egito / França / Inglaterra.
Exercício resolvido da questão 2 –
Alternativa correta: b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: d) Os custos com a travessia em Suez são muito maiores que o gasto com combustível para o transporte pelo Cabo da Boa Esperança / Com a inauguração da ampliação do Canal do Panamá, as empresas de transporte naval passaram a considerar essa rota em vez da passagem pelo Canal de Suez.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: b) o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: c) II, III e IV.
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: b) As empresas tivessem no seu plano de navegação tanto a opção de utilizarem a travessia pelo Canal de Suez quanto pelo Cabo da Boa Esperança.
Exercício resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: c) O Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo estão na mesma cotação altimétrica.
Exercício resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: b) Canal do Panamá, na cidade do Panamá.
Exercício resolvido da questão 9 –
Resposta correta: c) Orientação nacionalista, militarismo, pan-arabismo, alinhamento à esquerda.
Exercício resolvido da questão 10 –
Resposta correta: c) Ficará sempre aberto à navegação, em tempo de guerra e de paz, a todos os navios de todos os Estados, indistintamente.
- Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou das nossas questões sobre o conflito de Suez? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.