Literatura

Os 10 melhores exercícios sobre Os Sertões com Gabarito

Exercícios sobre Os SertõesLista com 10 Exercícios sobre Os Sertões com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os Sertões é um livro do escritor e jornalista Euclides da Cunha que foi publicado em 1902. A obra é considerada o primeiro livro-reportagem do Brasil retratando a Guerra de Canudos, ocorrida no interior da Bahia. Leia nosso resumo e faça nossa lista de Exercícios sobre Os Sertões.

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Qual a origem de Os sertões?
  2. A obra
  3. Exercício sobre Os sertões
  4. Gabarito

Quando você terminar as questões sobre Os Sertões, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

Todos temos histórias que ouvimos de nossos avós e pais. Algumas assustadoras, outras animadoras. Algumas alegres, outras tristes… enfim, escutamos histórias de todos os tipos.

Algumas histórias pouco mostram da realidade e apelam muito mais para a fantasia, outras fazem referência à realidade pelos elementos fantasiosos. Porém, existem histórias que narram fatos que realmente aconteceram.

Já viu aqueles filmes baseados em fatos reais que tanto fazem sucesso na Netflix? 

Pois bem, Os Sertões é como se fosse isso, mas em formato de livro.

Qual a origem de Os Sertões?

O livro Os Sertões foi escrito por Euclides da Cunha com o objetivo de retratar a guerra de Canudos, um confronto que acontecia na Bahia entre o governo brasileiro e a cidade fundada e batizada com o nome de Canudos pelo líder religioso Antônio Conselheiro.

Euclides da Cunha foi correspondente para o jornal Estado de São Paulo entre 1896 e 1897. Neste período, ele cobriu de perto a guerra e escreveu bastante sobre ela. A obra só foi publicada em 1902, tamanho era o trabalho que exigia a escrita de um livro tão complexo.

A obra Os Sertões de Euclides da Cunha

O livro possui uma grande extensão (mais de 600 páginas) e é classificado como pré-modernista, ou seja, situa-se em um período de transição entre o simbolismo e o modernismo

Os Sertões

Ele busca fazer uma análise crítica à realidade sociopolítica envolvendo o conflito de Canudos, mas utiliza-se de ferramentas literárias. Acredite, por mais que possa parecer complicado isso de “uma crítica à realidade com ferramentas literárias”, é mais simples do que pensamos. 

Você já deve ter assistido a série How To Get Away with Murder ou Peaky Blinders na Netflix, bem, essas duas séries fazem por várias vezes críticas sociais à realidade utilizando elementos literários ficcionais. 

Na primeira, é muito comum as referências às práticas ilegais cometidas por alguns advogados e na segunda, uma denúncia muito forte é feita a respeito da relação entre o crime organizado e o Governo Inglês. Em ambas, a ficção é utilizada para criticar a realidade.

Euclides da Cunha faz uma análise da crise que aconteceu com a comunidade de canudos em 44 capítulos, misturando a realidade com a ficção. Navegando nos mares da geografia, geologia, história, filosofia, antropologia e literatura.

Problemas encontrados em Os Sertões

Em uma obra deste porte, com mais de 600 páginas, é possível encontrar contradições. Alguns conteúdos de rigor científico e não literário/artístico já não podem mais ser acreditados. Contudo, estes detalhes não desmerecem a qualidade da obra que permanece atual em muitíssimos aspectos.

Um exemplo de conteúdo presente em sua obra que já é desconsiderado é o determinismo racial que tratou do mestiço brasileiro como uma raça inferior.

“O Sertanejo é, antes de tudo, um forte”

Essa famosa frase de Euclides da Cunha nos mostra como as pessoas que viviam no sertão do Brasil enfrentavam tudo e formavam suas vidas mesmo com todas adversidades.

Se você leu esse texto até aqui, saiba que, antes de tudo, você é um forte. Isso é sinal de que está em um ótimo caminho para alcançar seu objetivo. Respire, busque uma água e prepara-se para fazer nossa lista com 10 exercícios sobre Os Sertões. Boa sorte!

Exercício sobre Os Sertões com Gabarito

Que tal testar seu conhecimento com exercícios sobre Os Sertões? Assim você pode se certificar que entendeu esse conteúdo tão valioso para o ENEM. 

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Aliás, Parabéns por ter lido até aqui. Você teve uma sábia decisão e está pronto para fazer as questões dos melhores vestibulares do país que separamos para você!

Questão 1 – (UFC)

Na manhã do dia seis

Canudos foi destruída

Com bombardeios e incêndios

Não ficou nada com vida

Dizem que o Conselheiro

Tinha morrido primeiro

Na Belo Monte Querida

FRANÇA, A.Q. de; RINARÈ, R. do. Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos. Fortaleza; Tupynanquim, 2002, p. 32.

Em relação aos movimentos como o de Canudos, é correto afirmar que:

a) foram movimentos que se limitaram às regiões Norte e Nordeste do Brasil, marcadas pela presença dos latifúndios.

b) foram movimentos sem grande repercussão, visto que se situavam no campo e a maior parte dos trabalhadores do país encontrava-se nas cidades.

c) no campo o domínio dos coronéis era absoluto, e esses movimentos sociais tiveram que se disfarçar como um movimento de conteúdo religioso, para evitar a repressão.

d) foram movimentos nos quais se combinavam conteúdos religioso e social, pois questionavam o poder das autoridades civis e religiosas.

e) foram movimentos de conteúdo exclusivamente religioso, marcados pelo fanatismo, reprimidos por Pedro II e pelos republicanos que se esforçavam para construir um país civilizado.

Questão 2 – (Fuvest)

Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem os aplausos unânimes das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora […]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que, no contexto rural, […] significam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano.

Nicolau Sevcenko. A Revolta da Vacina.

De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como:

a) provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.

b) retrógrados, pois dificultavam a modernização do país.

c) decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz.

d) indícios de que a escravidão e o Império chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e à República.

e) conservadores, porque ameaçavam o capital norte-americano no Brasil.

Questão 3 – (Enem 2013)

Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante…

CUNHA, E. Os sertões. Disponível em: http://pt.scribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012.

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na:

a) composição de vegetação xerófila;

b) formação de florestas latifoliadas;

c) transição para mata de grande porte;

d) adaptação à elevada salinidade;

e) homogeneização da cobertura perenifólia

Questão 4 – (PUC-RS)

A obra pré-modernista de Euclides da Cunha situa-se a ________ e a _________ . 

a) História – Psicologia. 

b) Geografia – Economia. 

c) Literatura – Sociologia. 

d) Arte – Filosofia. 

e) Teologia – Geologia.

Questão 5 – (PUC-RS)

A literatura do pré-modernismo brasileiro, nas obras de Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, caracteriza-se pela:

a) descrição e romantização da sociedade rural.

b) interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.

c) análise e idealização da sociedade urbana.

d) restauração e mitificação da temática histórica.

e) reconstrução e fabulação da sociedade indígena.

Questão 6 – (FCC-BA)

Obra pré-modernista eivada de informações histórias e científicas, primeira grande interpretação da realidade brasileira, que, buscando compreender o meio áspero em que vivia o jagunço nordestino, denunciava uma campanha militar que investia contra o fanatismo religioso advindo da miséria e do abandono do homem do sertão. Trata-se de:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) O sertanejo, de José de Alencar.

b) Pelo sertão, de Afonso Arinos.

c) Os Sertões, de Euclides da Cunha.

d) Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa.

e) Sertão, de Coelho Neto.

Questão 7 – (UFC 2008)

No cordel Antônio Conselheiro, lemos:

“Este cearense nasceu / lá em Quixeramobim, / se eu sei como ele viveu, / sei como foi o seu fim. / Quando em Canudos chegou, / com amor organizou / um ambiente comum / sem enredos nem engodos, / ali era um por todos / e eram todos por um”

A história de António Conselheiro, líder da Revolta de Canudos, evocada por Patativa, é tema também de:

a) “O Quinze”, de Raquel de Queiroz.

b) “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.

c) “Macunaíma”, de Mário de Andrade.

d) “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.

e) “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.

Questão 8 –  (MACKENZIE 2015)

O planalto central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em escarpas inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o consideravelmente para o interior.

De sorte que quem o contorna, seguindo para o norte, observa notáveis mudanças de relevos: a princípio o traço contínuo e dominante das montanhas, precintando-o, com destaque saliente, sobre a linha projetante das praias, depois, no segmento de orla marítima entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, um aparelho litoral revolto, feito da envergadura desarticulada das serras, riçado de cumeadas e corroído de angras, e escancelando-se em baías, e repartindo-se em ilhas, e desagregando-se em recifes desnudos, à maneira de escombros do conflito secular que ali se trava entre os mares e a terra; em seguida, transposto o 15º paralelo, a atenuação de todos os acidentes — serranias que se arredondam e suavizam as linhas dos taludes, fracionadas em morros de encostas indistintas no horizonte que se amplia; até que em plena faixa costeira da Bahia, o olhar, livre dos anteparos de serras que até lá o repulsam e abreviam, se dilata em cheio para o ocidente, mergulhando no âmago da terra amplíssima lentamente emergindo num ondear longínquo de chapadas…

Este facies geográfico resume a morfogenia do grande maciço continental.

Euclides da Cunha, Os Sertões.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o contexto histórico e literário da prosa pré-modernista a que pertence o fragmento de Os Sertões.

a) Os prosadores pré-modernistas produziram uma literatura problematizadora da realidade brasileira de sua época.

b) Entre os temas pré-modernistas, está o subdesenvolvimento do sertão nordestino.

c) A investigação social presente na prosa pré-modernista colabora para o aprofundamento do sentimento ufanista nacional.

d) A prosa da época é marcada por obras de análise e interpretação social significativas para a literatura brasileira.

e) O pré-modernismo antecipou formal ou tematicamente práticas e ideias que foram desenvolvidas pelos modernistas.

Questão 9 – (UFRGS – 2000) Assinale com V (Verdadeiro) ou F (Falso) as afirmações abaixo sobre a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha.

(__) No texto de Euclides da Cunha, misturam- se o requinte da linguagem, a intenção científica e o propósito jornalístico.

(__) A obra euclideana insere-se numa tradição da literatura brasileira que tematiza o povoamento do sertão, iniciada ainda no Romantismo com autores como Bernardo Guimarães.

(__) Euclides da Cunha escreveu Os Sertões com base nas reportagens que realizou como correspondente do jornal O Estado de São Paulo.

(__) Antônio Conselheiro é uma personagem fictícia criada pelo imaginário do autor.

(__) O episódio de Canudos, retratado no texto de Euclides da Cunha, faz parte dos movimentos de protesto surgidos logo após a proclamação da Independência do Brasil.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) V – F – V – F – F.

b) V – V – V – F – F.

c) F – F – V – V – F.

d) F – V – F – F – V.

e) V – V – F – F – F.

Questão 10 – (UFRGS- 2009)

Os Sertões, de Euclides da Cunha, é uma obra que

a) narra um episódio de messianismo ocorrido em vilarejos do interior de Pernambuco e do Sergipe no início do século XX.

b) narra a formação e a destruição de um povoado sertanejo liderado por Antônio Conselheiro na segunda metade do século XIX.

c) denuncia a ocupação de um povoado sertanejo por forças armadas de Pernambuco e do Sergipe aliadas a jagunços locais.

d) expõe a liderança carismática de Antônio Conselheiro em seu esforço para converter sertanejos monarquistas em republicanos.

e) denuncia a campanha difamatória contra o exército brasileiro promovida por jornais e políticos interessados em restaurar a monarquia.

Gabarito dos Exercícios sobre Os Sertões

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) foram movimentos nos quais se combinavam conteúdos religioso e social, pois questionavam o poder das autoridades civis e religiosas.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) retrógrados, pois dificultavam a modernização do país.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) composição de vegetação xerófila;

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) Literatura – Sociologia.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) Os Sertões, de Euclides da Cunha.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: c) A investigação social presente na prosa pré-modernista colabora para o aprofundamento do sentimento ufanista nacional.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: a) V – F – V – F – F.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: b) narra a formação e a destruição de um povoado sertanejo liderado por Antônio Conselheiro na segunda metade do século XIX.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Os Sertões? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.