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Exercícios sobre Parnasianismo

Exercícios sobre ParnasianismoExercícios sobre Parnasianismo
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Parnasianismo é um movimento literário que surgiu na França em meados do século XIX, com o objetivo de escrever poesias ricas, cultas que buscavam a perfeição. Valorizam a forma, a linguagem culta, a ciência e o positivismo. O Parnasianismo critica o sentimentalismo e o subjetivismo.

O Parnasianismo é uma Escola Literária que cai de forma recorrente no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do ENEM e dos principais vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um resumo sobre o tema para você! Além disso, separamos vários exercícios sobre Parnasianismo para testar os seus conhecimentos sobre o assunto.

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O que foi o Parnasismo?

O Parnasianismo foi criado na metade do século XIX, ao mesmo tempo do Realismo e Naturalismo, tanto que esse movimento foi chamado também de “Realismo em poesia”, porém o Realismo é estudado como um movimento separado do Parnasianismo.

O cientificismo e o positivismo no Parnasianismo estão relacionados à estética da poesia, sendo a linguagem formal e a rigidez características marcantes desse movimento. 

Os ideais poéticos clássicos tiveram grande influência nesse período, marcando o Parnasianismo, o que gerou a concepção de buscar a “arte pela arte”

Esse movimento teve seu início na França e foi alvo de combate dos modernistas do século XX, pois julgavam o parnasianismo como artificial, sem conteúdo e preso a uma ideia rígida.

No Brasil, o Parnasianismo se iniciou na metade do século XIX e teve grande força e influência até a Semana de Arte Moderna de 1922, com a chegada do movimento modernista.

Principais autores do Parnasianismo brasileiro

autores do parnasianismo
  • Olavo Bilac; principais obras parnasianas: Poesias (1888), Crônicas e novelas (1894), Crítica e fantasia (1904), Conferências literárias (1906), Dicionário de rimas (1913), Tratado de versificação (1910), Ironia e piedade, crônicas (1916) e Tarde (1919).
  • Alberto de Oliveira; principais obras parnasianas: Meridionais (1884), Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914) e O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916).
  • Vicente de Carvalho; principais obras parnasianas: Ardentias (1885), Relicário (1888), Rosa, rosa de amor (1902), Poemas e canções, (1908), Versos da mocidade (1909), Páginas soltas (1911) e A voz dos sinos (1916).
  • Raimundo Correia; principais obras parnasianas: Primeiros Sonhos (1879), Sinfonias (1883), Versos e Versões (1887), Aleluias (1891) e Poesias (1898).
  • Francisca Júlia; principais obras parnasianas: Mármores (1895), Livro da Infância (1899), Esfinges (1903), Alma Infantil (1912).

Os três principais autores do Parnasianismo são Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Olavo Bilac, ficaram conhecidos como “tríade parnasiana”. As sua obras tinham como características a estrutura formal, a linguagem muito elaborada e as temáticas mais clássicas, buscando a retomada da poesia neoclássica, no sentido contrário das questões da sociedade que eram discutidas entre os principais escritores que se dedicaram à prosa.  

Principais características do Parnasianismo

principais características do Parnasianismo
  • Arte pela arte;
  • Universalismo;
  • Cientificismo e positivismo;
  • Os temas eram baseados: no real, como objetos e paisagens, acontecimentos históricos, na mitologia grega e em elementos da cultura clássica;
  • Parnasianismo é o nome originado de um local da mitologia clássica, conhecido como “Monte Parnaso”;
  • Poesias objetivas, impessoais, racionais e culto à forma;
  • Os poemas eram formados por versos alexandrinos e decassílabos, ou seja, valorizavam a metrificação;
  • Utilizam nas poesias a descrição visual e o elemento-tema;
  • Não há subjetivismo e emoção nas obras parnasianas;
  • Valorização da estética;
  • Busca da perfeição;
  • Poesias esteicamente ricas;
  • Vocabulário culto, com a utilização de palavras raramente utilizadas.

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Exercícios sobre Parnasianismo

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1 – (UFPE) É incorreto afirmar que, no Parnasianismo:

a) a natureza é apresentada objetivamente;

b) a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica;

c) a valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema;

d) a natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários;

e) as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade

absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações

subjetivas.

2 – (PUC-MG) – 

“Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador sobre o mármor luzidio,

Entre um leque e o começo de um bordado.” trecho do poema em destaque é parnasiano. 

Ele revela um poeta:

a) distanciado da realidade.

b) engajado.

c) crítico.

d) irônico.

e) informal.

3 – (PUC-RS) Vila Rica

“O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre;

Sangram, em laivos de ouro, as minas, que a ambição

Na torturada entranha abriu da terra nobre:

E cada cicatriz brilha como brasão.

[…]

Como uma procissão espectral que se move …

Dobra o sino… Soluça um verso de Dirceu …

Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove.”

O poema, pertencente ao autor de “Profissão de Fé”, não segue rigidamente o padrão ___________ no que se refere à ___________.

a) romântico / idealização do mundo

b) simbolista / busca do eu profundo

c) parnasiano / alienação dos problemas sociais

d) simbolista / inteligibilidade sintática

e) parnasiano / sonoridade dos versos

4 – (PUC-RS)“Tu,

artista, com zelo, Esmerilha e investiga! Níssia, o melhor modelo Vivo,

oferece, da beleza antiga. Para esculpi-la, em vão, árduos, no meio. De

esbraseada arena, Batem-se, quebram-se em fatal torneio, Pincel, lápis,

buril, cinzel e pena.” […]

O trecho evidencia tendências

___________ , na medida em que ______________ o rigor formal e

utiliza-se de imagens _____________.

a) Românticas/ neutraliza/ abstratas

b) simbolistas/ valoriza/ concretas

c) parnasianas/ exalta/ mitológicas

d) simbolistas/ busca/ cotidianas

e) parnasianas/ evita/ prosaicas

5– (FMU)Rio Abaixo

Treme o rio, a rolar, de vaga em vaga…

Quase noite. Ao sabor do curso lento

Da água, que as margens em redor alaga,

Seguimos. Curva os bambuais o vento.

Vivo há pouco, de púrpura sangrento,

Desmaia agora o Ocaso. A noite apaga

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A derradeira luz do firmamento…

Rola o rio, a tremer, de vaga em vaga,

Um silêncio tristíssimo por tudo

Se espalha. Mas a lua lentamente

Surge na fímbria do horizonte mudo:

E o seu reflexo pálido, embebido

como um gládio de prata na corrente

Rasga o seio do rio adormecido.

Olavo Bilac

Bilac sobressaiu-se entre os poetas de seu tempo e, mesmo, da Literatura Brasileira. É dele também

a) Esbraseia o Ocidente na agonia

O sol… Aves em bandos destacados,

b) Olha estas velhas árvores, mais belas

Do que as árvores novas, mais amigas.

c) Se a cólera que espuma, a dor que mora

N’alma, e destrói cada ilusão que nasce…

d) Ó formas alvas, brancas, formas claras

de luares, de neves, de nebrinas!…

e) Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar…

6 – (FESP) Com relação ao Parnasianismo, é correto afirmar:

a) É sentimentalista;

b) Assume uma visão crítica da sociedade;

c) Seus autores estiveram sempre atentos às transformações do final do século XIX e início do seguinte;

d) O seu traço mais característico é o endeusamento da forma;

e) Seu poeta mais expressivo, Olavo Bilac, defendeu um retorno à arte barroca.

7 – (Uneb – BA)São características parnasianas:

a) perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.

b) preocupação excessiva com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.

c) desprezo pela forma requintada, preocupação político-social, objetivismo e individualismo.

d) forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.

e) impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.

8 – (FEI-SP)Leia com atenção:

 “O objetivo da “arte pela arte” é o Belo, a criação da beleza pelo uso perfeito dos recursos artísticos; nesse sentido, levaram ao exagero o culto do ritmo, da rima e do vocabulário”;

“A partir de 1883, este movimento se define na Literatura Brasileira, sobretudo com os versos de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac”.

Assinale a alternativa que indica o movimento de que tratam os fragmentos acima:

a) Modernismo

b) Parnasianismo

c) Concretismo

d) Simbolismo

e) Naturalismo

Respostas dos Exercícios sobre Parnasianismo

Exercício resolvido da questão 1 –

c) a valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema;

Exercício resolvido da questão 2 –

a) distanciado da realidade.

Exercício resolvido da questão 3 –

c) parnasiano / alienação dos problemas sociais

Exercício resolvido da questão 4 –

c) parnasianas/ exalta/ mitológicas

Exercício resolvido da questão 5 –

b) Olha estas velhas árvores, mais belas

Do que as árvores novas, mais amigas.

Exercício resolvido da questão 6 –

d) O seu traço mais característico é o endeusamento da forma;

Exercício resolvido da questão 7 –

a) perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.

Exercício resolvido da questão 8 –

b) Parnasianismo

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3 Comentários

  • 1 – (UFPE) – É incorreto afirmar que, no Parnasianismo:
    A) a natureza é apresentada objetivamente; B) a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica; C) a valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema;

    Exercício resolvido da questão 1 –
    a) a natureza é apresentada objetivamente;
    *Creio que a resposta está errada, pois a resposta correta é a letra C, mas se eu estiver errada, porque teve como resposta a letra A?

  • Boa tarde! Acredito que o gabarito da questão 2 está incorreto. A opção correta seria a letra A, certo?