Literatura

Exercícios sobre Poesias Concretas com Gabarito

Exercícios sobre Poesias ConcretasLista de Exercícios sobre Poesias Concretas com Gabarito

A poesia concreta pertence ao movimento do Concretismo, que alimentou a ideia de ruptura com as produções formais. Influenciada pelas vanguardas, desenvolveu traços próprios com poemas que formam imagens, trocadilhos, geometrização e, em alguns casos, abolição da estrutura verso-estrofe. Leia nosso resumo e coloque seu conhecimento em prática com Exercícios sobre Poesias Concretas.

Quando você terminar os Exercícios sobre Poesias Concretas, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do Caminho”, já escrevia o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Caso essa pedra seja “Poesias Concretas”, tiraremos ela agora para que você passe desfilando rumo à sua faculdade dos sonhos.

Poético, não? É nesse clima que entenderemos tudo sobre Poesias Concretas.

O que são Poesias Concretas?

A poesia concreta pertence ao movimento que alimentou a ideia de ruptura com as produções formais, o Concretismo. Influenciada pelas vanguardas, desenvolveu traços próprios com poemas que formam imagens, trocadilhos, geometrização e, em alguns casos, abolição da estrutura verso-estrofe.

O poema citado no início do texto, de Carlos Drummond, não é uma poesia concreta, mas sim uma poesia modernista. As poesias são como qualquer outro texto, elas possuem diferentes classificações com semelhanças e diferenças entre si.

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Contexto histórico

Na primeira metade do século XIX, surgiram vários movimentos que questionavam a forma de fazer arte. 

Na ideia de confrontar e questionar os padrões estéticos, o modernismo e vários outros movimentos artísticos cresceram. Entre eles, o concretismo que inclui as poesias concretas. 

Essa ideia de rompimento na arte converge com uma intensa ideia de ruptura no pensamento humano, que vai da política à literatura. 

Esse pensamento de romper com o antigo e criar o novo foi muito marcante na virada do século XIX para o XX. 

A questão é: algo novo é necessariamente bom?

Alguns dirão que sim, outros que depende e alguns que não. Que tal deixar um comentário dizendo qual a sua opinião sobre isso?

Características da Poesia Concreta no Brasil

  • Uso da linguagem verbal e não-verbal;
  • Experimentalismo poético;
  • Poesia Visual (feitos gráficos, sonoros e semânticos);
  • Aspectos geométricos;
  • Supressão da estrutura clássica de verso e estrofe;
  • Desaparecimento do eu-lírico (símbolo da subjetividade);
  • Racionalismo;
  • Uso de neologismos e termos estrangeiros;
  • Decomposição das palavras;
  • Possibilidade de múltiplas leituras;
  • Rejeição ao formalismo e academicismo;
  • Palavras utilizadas para criar formas;
  • trocadilhos;
  • Imagem visual da mensagem.

Exemplo de Autores das Poesias Concretas

No Brasil, os principais autores de poesias concretistas foram: Arnaldo Antunes, Ferreira Gullar, Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. 

Suas obras são as mais comuns de serem cobradas nas provas.

Exemplo de Poesias Concretas

Exemplo de Poesia Concreta

Esta poesia utiliza da palavra “luxo” para escrever “lixo”, ou seja, pode ser interpretada como crítica ao excesso de consumo por parte de pessoas que buscam luxo e não se dão conta de que tudo virará lixo ao final.

Exemplo de Poesia Concreta

Neste poema, uma possível interpretação é que Décio descreve o caminho que a bebida faz ao ser ingerida (babe remete à boca e cloaca é a parte final do trato digestório de aves), mostrando que é uma como qualquer outra. 

Gostou da nossa explicação? Temos um resumo ainda mais completo sobre O que é Poesia Concreta.

Agora que já entendemos a teoria, vamos deixar a coisa mais concreta com nossa lista de Exercícios sobre Poesias Concretas.

Exercícios sobre Poesias Concretas 

Chegou o momento de colocar na prática todo o seu conhecimento fazendo Exercícios sobre Poesias Concretas

Parabéns por ter lido até aqui!!! 

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Questão 1 – (UFRGS)

Considere as seguintes afirmações sobre o Concretismo.

I. Buscou na visualidade um dos suportes para atingir rupturas radicais com a ordem discursiva da língua portuguesa.

II. Teve como integrantes fundamentais Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari.

III. Foi um projeto de renovação formal e estética da poesia brasileira, cuja importância fica restrita à década de 1950.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.

Questão 2 – (UFF – 2009) Na década de 50, surgiu um movimento poético inovador chamado Concretismo − movimento relacionado com as artes plásticas e com a música. Propõe uma poesia não linear ou discursiva, mas espacial. Os concretistas rompem com a sintaxe tradicional e elaboram novas formas de comunicação poética em que predomina o visual, em consonância com as transformações ocorridas na vida moderna, pela influência dos meios de comunicação de massa. A opção que apresenta um texto na linha concretista é:

a) a onda anda

       aonde anda

            a onda ?

  a onda ainda

  ainda onda

  ainda anda

            aonde?

             aonde?

 a onda a onda

b) Com seu colar de coral,

Carolina

corre por entre as colunas

da colina.

O colar de Carolina

colore o colo de cal,

torna corada a menina.

c) O poeta municipal

discute com o poeta estadual

qual deles é capaz de bater o poeta federal

Enquanto isso o poeta federal

tira ouro do nariz.

d) Seringueiro brasileiro,

Na escureza da floresta

Seringueiro, dorme.

Ponteando o amor eu forcejo

Pra cantar um cantiga

Que faça você dormir.

Que dificuldade enorme!

Quero cantar e não posso

e) Raiva o incêndio. A ruir, soltas, desconjuntadas,

As muralhas de pedra, o espaço adormecido

De eco em eco acordando ao medonho estampido,

Como a um sopro fatal, rolam esfaceladas.

Questão 3 – (PUC-PR) A poesia concreta no Brasil caracteriza-se por:

a) dar continuidade à corrente intimista e estetizante dos anos 40.

b) descaso pelos aspectos formais do poema e preferências pela linguagem correta.

c) preocupação com a correção sintática, pela renovação dos temas relacionados com os estados psíquicos do poeta.

d) rigidez no nível prosódico e pela impassibilidade diante dos problemas nacionais.

e) visar a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linhas, superfície da folha).

Questão 4 – (PUC-PR)

de sol a sol

soldado

de sal a sal

salgado

de sova a sova

sovado

de suco a suco

sugado

de sono a sono

sonado

sangrado

de sangue a sangue

O poema concretista, acima indicado, apresenta as seguintes inovações no campo verbal e visual:

a) abolição do verso tradicional; desintegração do sistema em seus morfemas; a palavra dá lugar ao símbolo gráfico.

b) apresentação de um ideograma; uso de estrangeirismos, esfacelamento da linguagem.

c) ausência de sinais de pontuação; uso intensivo de certos fonemas; jogos sonoros e uso de justaposição.

d) uso construtivo dos espaços brancos; neologismo; separação dos sufixos e dos prefixos; uso de versos alexandrinos.

e) apresentação de trocadilhos; uso de termos plurilinguísticos; desintegração da palavra e emprego de símbolos gráficos.

Questão 5 – (UEL-2007)

Analise a imagem a seguir:

Fonte: SERPA, I. Arte brasileira. Colorama Artes Gráficas, s/d p. 90

Fonte: SERPA, I. Arte brasileira. Colorama Artes Gráficas, s/d p. 90

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre a arte brasileira contemporânea (1950- 1980), é correto afirmar:

a) A arte brasileira sofreu novas e diversas direções, quando artistas como Renina Katz e Lygia Clark ligaram-se a diferentes movimentos estéticos como o abstracionismo e o concretismo.

b) O uso de materiais tradicionais permaneceu na concepção da arte ao priorizar temas como animais estranhos e cavaleiros medievais, ricos em detalhes realistas e pormenores incrustados.

c) Ligada à estética do realismo mágico e propondo uma reconstrução ilógica da realidade, Tomie Ohtake compõe quadros com formas e cores suaves.

d) Preocupados com os princípios matemáticos rígidos, os abstracionistas como Manabu Mabe, registraram temas vinculados à realidade social com desenhos e composições gritantes em grandes telas.

e) O concretismo privilegiou elementos plásticos relacionados à expressão figurativa em murais, tematizando tradições populares brasileiras em manifestos com experiências intuitivas da arte. 

Questão 6 – (ENEM-2009) A poesia que floresceu nos anos 70 do século XX é inquieta, anárquica, contestadora. A “poesia marginal”, como ficou conhecida, não se filia a nenhuma estética literária em particular, embora seja possível ver nela traços de algumas vanguardas que a precederam, como no poema a seguir. S.O.S Chacal (…) nós que não somos médicos psiquiatras nem ao menos bons cristãos nos dedicamos a salvar pessoas que como nós sofrem de um mal misterioso: o sufoco CAMPEDELLI, Samira Y. Poesia Marginal dos Anos 70. São Paulo: Scipione, 1995 (adaptado). Da leitura do poema e do texto crítico acima, infere-se que a poesia dos anos 70 

a) utilizou com frequência versos metrificados e temas românticos. 

b) recuperou traços da produção de vanguarda modernista. 

c) atribuiu ao espaço poético um lugar de fuga e escapismo. 

d) eliminou o diálogo com as artes visuais e as artes plásticas. 

e) valorizou a linguagem poética das formas consagradas.

Questão 7 – (ENEM-2012) Logia e mitologia Meu coração de mil e novecentos e setenta e dois já não palpita fagueiro sabe que há morcegos de pesadas olheiras que há cabras malignas que há cardumes de hienas infiltradas no vão da unha na alma um porco belicoso de radar e que sangra e ri e que sangra e ri a vida anoitece provisória centuriões sentinelas do Oiapoque ao Chuí. CACASO. Lero-lero. Rio de Janeiro: 7Letras; São Paulo: Cosac & Naify, 2002. O título do poema explora a expressividade de termos que representam o conflito do momento histórico vivido pelo poeta na década de 1970. Nesse contexto, é correto afirmar que: 

a) o poeta utiliza uma série de metáforas zoológicas com significado impreciso. 

b) “morcegos”, “cabras” e “hienas” metaforizam as vítimas do regime militar vigente. 

c) o “porco”, animal difícil de domesticar, representa o movimentos de resistência. 

d) o poeta caracteriza o momento de opressão através de alegorias de forte poder de impacto. 

e) “centuriões” e “sentinelas” simbolizam os agentes que garantem a paz social experimentada.

Questão 8 – (ENEM-2014) O objeto escultórico produzido por Lygia Clark, representante do Neoconcretismo, exemplifica o início de uma vertente importante na arte contemporânea, que amplia as funções da arte. Tendo como referência a obra Bicho de bolso, identifica-se essa vertente pelo(a) 

a) participação efetiva do espectador na obra, o que determina a proximidade entre arte e vida.

b) percepção do uso de objetivos cotidianos para confecção da obra de arte, aproximando arte e realidade. 

c) reconhecimento do uso de técnicas artesanais na arte, o que determina a consolidação de valores culturais. 

d) reflexão sobre a capacitação artística de imagens com meio óticos, revelando o desenvolvimento de uma linguagem própria. 

e) entendimento sobre o uso de métodos de produção em série para confecção da obra de arte, o que atualiza as linguagens artísticas.

Respostas dos Exercícios sobre Poesias Concretas

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) Apenas I e II.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a)  a onda anda/ aonde anda/ a onda?/ a onda ainda/ ainda onda/ ainda anda/ aonde?/ aonde?

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e) visar a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linhas, superfície da folha).

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) abolição do verso tradicional; desintegração do sistema em seus morfemas; a palavra dá lugar ao símbolo gráfico.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: a) A arte brasileira sofreu novas e diversas direções, quando artistas como Renina Katz e Lygia Clark ligaram-se a diferentes movimentos estéticos como o abstracionismo e o concretismo.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: b) recuperou traços da produção de vanguarda modernista. 

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: d) o poeta caracteriza o momento de opressão através de alegorias de forte poder de impacto. 

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: a) participação efetiva do espectador na obra, o que determina a proximidade entre arte e vida.

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