ExercíciosMatemática

Resolva estas 16 perguntas de Raciocínio Lógico com Respostas e melhore em Matemática!

Resolva estas 16 perguntas de Raciocínio Lógico com RespostasResolva estas 16 perguntas de Raciocínio Lógico com Respostas!
Simulado Beduka

Seja na infância ou na vida adulta, é super comum gostar de charadas! Elas nos fazem rir e pensar e, por isso mesmo, podem ser grandes aliadas no estudo da Matemática. Vou te explicar o porquê disso e, em seguida, você pode se testar com as 16 perguntas de Raciocínio Lógico com Resposta!

Além de mostrar as pegadinhas mais geniais, eu quero te ajudar a enxergar como esse exercício pode ser um diferencial no seu estudo de Matemática para o Enem.

Por isso, escrevi esse artigo com várias informações divertidas e úteis! Clique em um dos tópicos para ir direto ao conteúdo que quiser:

Como as charadas podem te ajudar em Matemática?

A resposta simples para essa pergunta é que as charadas ativam o nosso raciocínio lógico. Mas se você quer realmente entender porquê isso é bom, precisa saber que o raciocínio lógico é uma forma de fazer contas com a linguagem. 

Em outras palavras, ter essa habilidade é saber fazer uma operação matemática com as informações presentes nos textos.

É por isso que o uso do raciocínio vai te ajudar tanto na interpretação de textos em Linguagens, quanto na interpretação de problemas na Matemática!

Inclusive, você pode ler os nossos textos em que falamos especificamente dessas questões:

Fantástico, não? Para finalizar a explicação com chave de ouro e partirmos para as 16 perguntas de Raciocínio Lógico com Resposta, fique com essa citação:

 “O estudo da lógica proporcionará ao estudante certas técnicas e certos métodos de fácil aplicação para determinar a correção ou a incorreção de todos os raciocínios, inclusive os próprios.”

Irving Copi, no livro Introdução à lógica.

As 16 perguntas de raciocínio lógico com resposta

Separei as perguntas de raciocínio lógico com resposta mais interessantes e inteligentes da internet (convenhamos, tem umas bem sem noção)!

No próximo tópico você confere as respostas. Boa sorte!

  1. O que só aumenta e nunca diminui?
  1. O que se molha enquanto seca?
  1. Se, durante uma corrida de cavalos, você deixa o segundo colocado pra trás, qual é a sua colocação após a ultrapassagem?
  1. A mãe da Karen tem cinco filhas: Dadá, Dedé, Didi, Dodó e …?
  1. Em uma sala quadrada, temos uma calopsita em cada canto. Cada calopsita vê outras três. Quantas calopsitas há no total?
  1. Raul foi sozinho até a padaria no centro da cidade. Durante o percurso, encontrou dois garotos passeando com três gatos, que estavam brincando com dois patos, que, por sua vez, tinham dois donos. Quantos seres no total foram com Raul até a padaria?
  1. Qual é o valor da metade da metade do número 20?
  1. O que pesa mais: uma tonelada de algodão ou de chumbo?
  1. O que sobe e desce, mas sempre permanece no mesmo lugar?
  1. Alguns meses têm 30 dias, outros 31. Quantos têm 28 dias?
  1. VALE está para AVLE assim como 5927 está para…
  1. Há um rato entre dois ratos, um rato atrás de um rato e um rato na frente de outro rato. De quantos ratos estamos falando?
  1. O que o filho do matemático fala quando quer ir ao banheiro?
  1. Eu estava caminhando na praia e encontrei 20 quiosques ao longo da margem direita. No regresso, contei 20 quiosques à esquerda. Quantos quiosques esse caminho tem no total?
  1.  Uma família resolveu ir ao spa. Entraram 1 avó, 2 mães, 2 filhas e 1 neta. Qual o número mínimo de mulheres dessa família que entraram nesse spa?
  1. Uma cobra está percorrendo uma caverna de 10 metros. Durante o dia, ela consegue andar dois metros. Porém, todas as noites, ela volta um metro. Em quanto tempo ela conseguirá chegar ao final da caverna?

E se quiser treinar mais perguntas de raciocínio lógico com resposta , é só fazer os outros exercícios de Lógica que separamos para você.

Agora vamos às respostas das nossas charadas aí de cima!

Respostas das perguntas – veja as explicações!

  1. A idade! Não dá pra ir ficando mais novo com o passar do tempo.
  1. A toalha! Ela se encharca enquanto nos seca.
  1. Segundo, oras. Você tomou o lugar dele, então vai ocupar o mesmo lugar que ele estava!
  1. Karen! Se ela é a mãe da Karen e já falou o nome das outras 4 filhas, então só falta a Karen para dar 5.
  1. Só pode ser quatro. Se a sala é quadrada e há uma em cada canto, só cabem 4 mesmo. E cada uma delas vê as outras três nos três cantos restantes.
  1. Zero. Porque ele só encontrou os outros na rua, mas no texto disse que ele foi até a padaria sozinho.
  1. Cinco. A metade da metade é o mesmo que ½ x ½ x 20 = 5.
  1. Nenhum dos dois pesa mais, eles têm o mesmo peso: uma tonelada.
  1. A escada! O que mais poderia ser?
  1. Todos! Não existe nenhum mês que não chegue até o dia 28. Fevereiro pode até parar por aí, mas todos têm no mínimo 28 dias.
  1. 9527. Só os dois primeiros caracteres foram invertidos. Por acaso você inverteu tudo?
  1. Três ratos. Afinal, há diferentes formas de descrever uma mesma cena: o segundo está no meio do primeiro e do terceiro. O terceiro está na frente do segundo e o primeiro está atrás do segundo.
  1. Quero fazer pipi ().
  1. Vinte. Tanto na ida quanto na volta eu vi os mesmos quiosques, mas por causa do meu sentido eles apareceram primeiro na direita e, depois de eu me virar, na esquerda.
  1. Só três mesmo. É tudo questão de ponto de vista. Para entender, vamos dizer que há a pessoa 1, a pessoa 2 e a pessoa 3. Se considerarmos que a 3 é a mais velha, então ela é mãe da P2 e vó da P1. Por sua vez, a pessoa 2 é filha da P3 e mãe da P1. Já a pessoa 1 é neta da P3 e filha da P2.
  1. Levará 9 dias, não 10! Por que? Bem, em um dia ela rasteja dois metros, mas volta um, então o saldo é de um metro por dia. Isso significa que no primeiro dia ela já percorreu um, indo da posição 0 a 1. No segundo dia ela percorreu mais um, indo da posição 1 a 2 e assim por diante. Então, no início do nono dia, ela andará primeiro dois metros para frente, chegando no final da caverna. É verdade que ela voltará um metro depois, mas já terá percorrido a extensão toda antes disso!

Curtiu o raciocínio das perguntas de raciocínio lógico com resposta? É super divertido!

Outra coisa que demanda muito raciocínio é a organização das matérias que você tem que estudar. Eu sei que isso é muito trabalhoso, então já fizemos a organização para você!

Baixe o nosso Plano de Estudos e você só terá o trabalho de segui- lo! Assim pode poupar seus neurônios para estudar mais matérias pro Enem.

Falando em Enem, dá uma olhada no próximo tópico.

O raciocínio lógico é importante para o Enem?

Sem dúvida! E mais do que aparenta.

Saber como responder às perguntas de raciocínio lógico com resposta pode parecer brincadeira, mas não é.

Como eu disse lá no primeiro tópico do texto, a lógica envolve a compreensão tanto do texto (palavras) quanto dos valores (matemática). E tudo isso é costurado pelo raciocínio, que garante o sentido correto (coerência).

Aí, basta a gente lembrar que as três principais marcas do Enem são:

Beduka Bolsas Direito

1- Muitos textos para interpretar

2- Muitas questões de exatas

3- Escrever a Redação Dissertativa Argumentativa

Percebeu? Resolver exercícios de lógica faz com que você desenvolva a base das habilidades que são usadas em todo o Enem!

Para finalizar, eu gostaria de te indicar um resumo explicando a Lógica. Também não posso deixar de dizer que é essencial treinar resolvendo questões para deixar o nosso cérebro em dia. Por isso, procure mais ainda por perguntas de raciocínio lógico com resposta.

Nós não precisamos ir regularmente na academia para os músculos crescerem? Então, o cérebro também é um músculo e precisa de exercício todo dia.

Não é atoa que nós do Beduka disponibilizamos um Simulado Enem Gratuito para você treinar. E ele ainda pode ser personalizado!

E se eu não for bem no Enem? Saiba o que fazer!

Eu realmente quero que você consiga conquistar seus objetivos, mas não podemos ignorar a realidade.

Mesmo que as perguntas de raciocínio lógico com resposta tenham melhorado seu estudo, existe a chance de não conseguir passar no Sisu, no Prouni ou no Fies caso os concorrentes forem melhores.

Nesse caso, não desanime! Há uma solução:

O Beduka te dá a chance de entrar na faculdade com bolsa sem fazer prova

Incrível né? Mas isso só é possível se você acessar o Beduka Bolsas. Você escolhe curso, cidade e mostraremos todos os descontos disponíveis. 

Dá para entrar na faculdade ainda hoje! E se estiver um pouco desconfiado, escrevi um texto explicando como o Beduka Bolsas funciona. 

E não se esqueça de nos seguir no instagram para ter conteúdos novos todos os dias!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador