Blog do Beduka | Matérias resumidas, Dicas e Exercícios Enem
BiologiaExercícios

Questões sobre Nematelmintos RESPONDIDAS

Questôes_sobre_NematelmintosQuestões sobre Nematelmintos

Nematelmintos são seres pertencentes ao filo nematoda. Eles possuem corpo alongado e cilíndrico. Sua simetria é bilateral e seu revestimento é por epiderme coberta por uma cutícula. Se locomovem de forma ondulatória e em sua maioria e são de vida livre. Leia o resumo a seguir para fazer as questões sobre Nematelmintos.

Como é a embriologia dos Nematelmintos?

Quando se está estudando animais, entender a embriologia é muito importante. Continue acompanhando para fazer as questões sobre nematelmintos, o Simulado Beduka e se preparar para a prova do ENEM.

Os nematelmintos são triblásticos, ou seja, possuem endoderme, mesoderme e ectoderme. Eles também são pseudocelomados já que a mesoderme deixa um espaço não totalmente preenchido. Eles NÃO são segmentados e sua simetria é bilateral como dito na introdução. Possuem boca e ânus, o que os torna protostômios

Como é a fisiologia dos Nematelmintos?

Outro assunto que despenca no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM é a fisiologia dos animais. Continue lendo para fazer as questões sobre nematelmintos.

Digestão dos Nematelmintos

Os nematelmintos foram os primeiros animais a contar com um sistema digestório completo. Eles continham: 

  • Boca: Responsável por armazenar e triturar o alimento (assim como a boca humana). Alguns podem possuir dentes e outros papilas sensoriais e outros placas cortantes e alguns podem ter mais de uma dessas estruturas. 
  • Faringe: Ela é robusta e sua função é sugar o alimento e mandá-lo para o intestino. 
  • Intestino: Onde ocorre a digestão. 
  • Ânus: Por onde saem os resíduos desnecessários. 

Alguns nematelmintos são parasitas e se alimentam de alimentos já digeridos pelo seu hospedeiro. Ainda há os que se alimentam apenas de vegetais (fitófagos) e os que só comem carne (carnívoros). 

Excreção dos Nematelmintos

Esses animais têm apenas um tipo de célula para fazer sua excreção é o principal excremento deles é a amônia. 

Ela funciona de forma que o conteúdo desnecessário passa por dois canais pela lateral do corpo até se unirem em um ducto que se estende até o poro excretor. 

Como é a estrutura muscular de um nematelminto?

Sua musculatura é estruturada de forma que contém apenas uma camada de células distribuída pelo corpo. Entre as invaginações da pele existem fibras musculares e o prolongamento dessas fibras é o que propicia movimentos ondulatório através dos cordões nervosos. 

Como é a estrutura óssea de um nematelminto?

O que faz o papel de esqueleto dentro do nematelminto é um líquido que preenche o espaço deixado pela mesoderme. Ele é responsável por sustentar a contração das fibras musculares.  

Como é a respiração de um nematelminto?

Como eles não têm sistema respiratório eles fazem respiração cutânea direta através da pele. Ou seja, as trocas gasosas acontecem de forma direta e por difusão com o organismo. Os parasitas possuem respiração anaeróbia (com ausência de oxigênio).

Como é a circulação dos nematelmintos?

Mais uma vez entra o líquido do pseudoceloma para fazer o papel de um sistema que esse animais não possuem. Ele distribui os nutrientes e gases pelo corpo e as substâncias tóxicas para fora. 

Como é o sistema nervoso de um nematelminto?

De um anel nervoso em torno da faringe saem dois cordões nervosos o dorsal possui função motora, mas o mais importante é o ventral que possui tanto a motora quanto e sensorial. Isso faz com que o nematelmintos sejam seres hiponêutros. 

Como os nematelmintos se reproduzem?

Os nematelmintos são animais dióicos, ou seja têm diferenças entre o corpo do macho e da fêmea. Os machos são menores e com a parte posterior curva e espículas copulatórias, justamente para facilitar a cópula. As fêmeas já são maiores e seu corpo é inteiro reto. 

A fecundação é cruzada e interna (assim como é a dos humanos). O desenvolvimento (agora diferente dos humanos) é indireto, havendo fases larvais ao longo do processo. A reprodução sexuada é mais vantajosa para eles porque permite maior variabilidade genética

Classes de Nematelmintos

Os nematelmintos são classificados de acordo com o número de fibras musculares que eles possuem entre as invaginações da pele. Vamos ver cada uma delas para você fazer as questões sobre nematelmintos. 

  • Polimiários – Áscaris: Possuem muitas fibras entre as invaginações;
  • Meromiários – Ancilóstomo e filária: Possuem 3 ou 4 fibras entre as invaginações;
  • Holomiários – Tricuros: Possuem fibra contínuas, pois não têm invaginações. 

Doenças causadas por Nematelmintos

Como já foi dito existem nematelmintos parasitas e eles podem trazer doenças. Elas costumam cair em vestibulares, então leia com atenção para fazer as questões sobre nematelmintos. 

Ascaridíase (Lombriga)

Causador: Ascaris Lumbricoides

Ciclo da ascaridíase causada por nematelminto
Ciclo da ascaridíase causada por nematelminto

Nessa doença os ovos são ingeridos por meio da água ou verduras e legumes contaminados. 

No intestino hospedeiro, nascem as larvas que perfuram a parede intestinal caindo na corrente sanguínea. A partir daí chegam a demais órgãos importantes. Um deles são os pulmões, de onde podem chegar à faringe e brônquios através dos alvéolos pulmonares.

No intestino, as larvas se tornam adultas e assim produzem seus próprios ovos que são eliminados nas fezes do hospedeiro. 

Prevenção: Saneamento básico, lavar bem os alimentos, ferver a água, lavar as mãos e tratar os doentes. 

Ancilostomose (Amarelão)

Causadores: Ancylostoma duodenale e Necator americanus

Ciclo da Ancilostomose causada por nematelminto
Ciclo da Ancilostomose causada por nematelminto

Nessa doença os vermes adultos produzem ovos no intestino humano que são excretados com as fezes e liberam larvas no solo. As larvas penetram pela pele pele humana e voltam ao intestino pelo corrente sanguínea, onde o ciclo é recomeçado. 

As lâminas na boca dos adultos machucam a parede do intestino, provocando perda de sangue e gerando anemia, diarréia, úlceras, pele amarela (daí vem o nome da doença) e geofagia, ou seja, desejo de comer terra (não, você não leu errado. É isso mesmo).

Prevenção: Tratar dos doentes, saneamento básico e evitar solos contaminados

Larva-migrans (Bicho Geográfico)

Causador: Ancylostoma braziliense

Ciclo da Larva-migrans causada por nematelminto
Ciclo da Larva-migrans causada por nematelminto

Não, eu não me confundi na hora de falar o nome da doença. Ela realmente se chama bicho geográfico e ela assola principalmente cães e gatos, contudo, ela pode penetrar na pele humana, mas como esse não é seu hospedeiro natural ela não conseguirá se desenvolver. No máximo ela vai te causar algumas feridas. 

No caso dos conhecidos animais domésticos, aí sim ela consegue chegar à corrente sanguínea e ir para o intestino.

Prevenção: Evitar contato seu e dos seus animais com solo e areia contaminados.

Filariose podendo levar à Elefantíase

Causador: Wuchereria bancrofti

Ciclo da Filariose causada por nematelminto
Ciclo da Filariose causada por nematelminto

Essa doença possui um vetor de transmissão: o mosquito Culex. Ele transmite as larvas ao picar alguém. Elas por sua vez se alojam nos vasos linfáticos e se desenvolvem por lá provocando inchaços já que as linfas ficam obstruídas, a partir daí a doença evolui para elefantíase. 

Prevenção: Evitar o mosquito das formas que forem possíveis.

Tricocefalíase (Tricuríase)

Causador: Trichocephalus Trichiurus ou Trichuris Trichiura

Ciclo da Tricocefalíase causados por nematelminto
Ciclo da Tricocefalíase causados por nematelminto

Essa doença é causada por um verme que se aloja no intestino grosso, mas também pode ficar no apêndice, íleo e cólon. Os ovos são característicos e a forma de transmissão é justamente ingerindo-os por água, verduras e legumes contaminados.

Os vermes adultos se desenvolvem no intestino, mas os sintomas só começam a aparecer depois de um maior desenvolvimento. As excretas deles machucam as células, provocando abscesos e úlceras, podendo favorecer infecções. Outros sintomas são: 

  • anemia
  • diarréia
  • náusea
  • vômito
  • prolapso retal

Questões sobre Nematelmintos

Agora você já pode fazer as questões sobre nematelmintos. Faça também o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos.

1) (UFV-MG) Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu “Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”. Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária.

a)      Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.

b)      Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.

c)       Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.

d)      Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.

e)      Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.

2) (Mackenzie-SP) A elefantíase é uma verminose provocada por um nematódeo, e seu principal sintoma é o inchaço de pés e pernas. Esse inchaço é provocado:

a)      Pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa, que se acumula nos espaços intercelulares.

b)      Pelo entupimento de vasos sanguíneos, causado pela coagulação do sangue na tentativa de expulsar os vermes.

c)       Pelo aumento no número de vermes nas células musculares das regiões infectadas.

d)      Pelo acúmulo de vermes nos capilares sanguíneos, dificultando o retorno do sangue.

e)      Pela reação do sistema imunológico à presença dos vermes.

3) (UFMA) Nas frases I e II, as lacunas ficariam preenchidas corretamente pela alternativa:

I.                    A Wuchereria brancofti, também denominada vulgarmente filaria, causa no homem a ____________.

II.                  A classe Cestoda é constituída por animais endoparasitas. Existem duas espécies de tênias: a Taenia solium, encontrada na carne de __________ e a Taenia saginata, encontrada na carne de ________.

a) Enterobiose, boi, porco.

b) Elefantíase, porco, boi.

c) Enterobiose, porco, boi.

d) Elefantíase, boi, porco.

e) Ascariadiase, porco, boi.

4) (CESGRANRIO) A elefantíase ou filariose é uma parasitose comum na região amazônica. Sua profilaxia pode ser feita através do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermediário dessa parasitose são, respectivamente: 

a) Ascaris lumbricoides e um mosquito de gênero Culex.

b) Wuchereria bancrofti e um mosquito do gênero Culex.

c) Wuchereria bancrofti e o caramujo.

d) Schistosoma mansoni e a filária.

e) Ancylostoma duodenale e a filária.

5) (UNITAU) Representantes do Filo Nematoda são encontrados parasitando o tubo digestivo e outros órgãos do homem. Das espécies a seguir, indique a que não pertence ao referido filo: 

a) Ascaris lumbricoides.

b) Necator americanus.

c) Ancylostoma duodenale.

d) Taenia saginata.

e) Wuchereria bancrofti.

6) (FGV) Crianças que freqüentavam um tanque de areia do condomínio onde residiam, apresentaram, praticamente ao mesmo tempo, uma parasitose conhecida popularmente como “bicho geográfico” ou “larva migrans”, cujo agente etiológico é o Ancylostoma braziliense.

Quais os animais a seguir relacionados poderiam ter sido responsáveis pela contaminação da areia? 

a) Ratos e pássaros.

b) Ratos e pombos.

c) Morcegos e pombos.

d) Cachorros e gatos.

e) Papagaios e pombos.

7) (MACKENZIE) Assinale a alternativa que apresenta parasitoses humanas causadas por parasitas pertencentes, unicamente, ao filo dos Nematelmintos. 

a) Teníase, Ascaridíase e Dracunculose.

b) Ascaridíase, Amarelão e Elefantíase.

c) Esquistossomose, Amarelão e Teníase.

d) Triquinose, Oxiurose e Esquistossomose.

e) Ascaridíase, Elefantíase e Esquistossomose.

Respostas das Questões sobre Nematelmintos  

Exercício resolvido da questão 1 –

b) Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) Pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa, que se acumula nos espaços intercelulares.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) Elefantíase, porco, boi.

Exercício resolvido da questão 4 –

b) Wuchereria bancrofti e um mosquito do gênero Culex.

Exercício resolvido da questão 5 –

d) Taenia saginata. 

Exercício resolvido da questão 6 –

d) Cachorros e gatos.

Exercício resolvido da questão 7 –

b) Ascaridíase, Amarelão e Elefantíase.

Gostou das nossas questões sobre nematelmintos? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador