LiteraturaMatérias

O que é Acróstico? Definição, como fazer e exemplos!

O que é Acróstico Definição como fazer e exemplosO que é Acróstico Definição como fazer e exemplos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Acróstico é uma forma de escrita em que as letras de uma palavra principal são usadas para compor outros versos, sempre relacionando ao mesmo tema. Normalmente é lida na vertical, mas há novos tipos com outras características. Pelo impacto visual e criatividade que possui, é muito usado na função poética. Entenda mais sobre o que é um Acróstico!

Neste artigo sobre o que é um acróstico, você encontrará todos os tópicos abaixo, com explicações e exemplos detalhados. 

Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é um Acróstico? (definição e explicação).
  2. Quais os possíveis usos dos Acrósticos?
  3. O que são Acrônimos?
  4. Quais são os tipos de Acróstico?
  5. O que é Acróstico tradicional?
  6. O que são Acrósticos alfabéticos?
  7. O que é Acróstico Mesóstico?
  8. O que são Acrósticos em prosa?
  9. Como fazer um Acróstico?
  10. Os Acrósticos na Literatura.

O que é um Acróstico?

A palavra Acróstico vem de duas palavras gregas: Ákros (extremo) e stikhon (linha ou verso). O próprio nome dá uma pista do que seja, apontando a principal característica desse tipo de composição:

As linhas que lemos têm sua extremidade na letra de uma palavra principal, lida verticalmente.

Portanto, Acróstico é uma composição escrita feita a partir das letras iniciais de uma palavra. Quando lidas em outra direção e sentido, formam uma nova palavra ou frase.

Elas podem estar isoladas (no início ou no final) e também localizadas no interior de frases e de versos.

A partir dos acrósticos, que são lidos tradicionalmente em sentido vertical, podemos ver a preocupação com a forma do discurso. Assim há uma importância estética, na estrutura, que reflete o tema.

Por isso, esse é um recurso muito usado na função poética.

Como foi dito anteriormente, a melhor definição é:

“Forma de escrita em que se utiliza das letras de uma palavra para, a partir dela, compor versos ou poemas que se relacionam à sua temática.”

Na Antiguidade, os acrósticos já eram utilizados pelos escritores gregos e romanos e, na Idade Média, pelos monges. Na Língua Portuguesa, o acróstico apareceu no Cancioneiro Geral (do século XVI) e foi utilizado por Camões, no soneto CCIX.

Hoje, encontramos diversos outros modos de posicionar as letras, não apenas nas extremidades, e até mesmo composições na horizontal! No próximo tópico trataremos dos diversos tipos de acrósticos.

Quais os possíveis usos dos Acrósticos?

  • Homenagens

É muito comum ver pessoas utilizando acrósticos em homenagens e datas festivas.

No natal, na páscoa, no aniversário e principalmente nas atividades das escolas; eles são os recursos mais objetivos, simples, criativos e agradáveis aos olhos para exprimir uma mensagem!

Assim, a partir do nome próprio de alguém são descritas as qualidades ou o significado que o homenageado tem para o autor da composição.

Em caso de data festiva, pode-se utilizar de uma saudação “Feliz Natal” para formar um acróstico que transmita uma mensagem mais recheada.

  • Estudo

O Acróstico é uma forma criativa de apresentar o conceito de algo. Por isso, costuma ser utilizado como estratégia para estudar.

Para decorar uma regra, conceito ou fórmula, crie uma espécie de acróstico que facilite essa memorização.

Além disso, também é uma forma bem prática de resumo. Saiba aqui como fazer um resumo eficiente ou ainda um resumo para livros literários!

  • Lembretes 

A mania de Post-its já atingiu a quase todos os jovens estudantes ou trabalhadores. São uma ótima forma de lembretes adaptáveis a qualquer local. Contudo, às vezes o espaço é reduzido e precisamos de economizar.

Experimente escrever acrósticos nos seus Posts-its para ajudar ainda mais a chamar atenção e para fazer caber tudo direitinho!

O que são Acrônimos?

Não confunda Acrósticos com Acrônimos!

Os acrônimos são siglas que podem ser pronunciadas em apenas uma palavra. 

Exemplo: Nasa, ONU, Unesco.

Quais são os tipos de Acrósticos?

Com o passar dos anos, diversas características foram sendo incorporadas nos Acrósticos, justamente por ser usado em um contexto de criatividade e liberdade do autor.

Hoje, existe uma variedade abundante. Trouxemos alguns exemplos:

O que é Acróstico Tradicional?

O que é um acróstico

A palavra-chave se encontra na vertical e suas letras estão ou no início ou no final de cada verso. Relaciona-se constantemente com a poesia e com homenagens de nomes próprios. Sua composição pode ser de palavras soltas ou frases.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O que são Acrósticos Alfabéticos?

Estes costumavam aparecer em poemas, história, cantos ou narrações antigas. Sendo assim, eram muito usados pelos povos da antiguidade, como gregos e hebreus.

Nele, cada frase da composição inicia com uma letra do alfabeto e seguem a ordem.

Claramente, com a tradução desses textos antigos para nossa língua, a ordem não é a mesma. Mas no seu original, está sim. Pesquise por alguns para você ver como é interessante!

Além disso, há autores atuais que produzem acrósticos nesse esquema.

O que é Acróstico Mesóstico?

acrostico mesostico

Ocorre quando as letras que o compõem estão localizadas no meio das frases, não seguem a ordem tradicional. Pode-se formar a partir de qualquer posição e aparece até mesmo na horizontal.

O que são Acrósticos em prosa?

São mais raros de acontecer e mais trabalhosos de perceber: são utilizadas as letras do início de cada parágrafo. Por isso mesmo é menos comum e aparece em textos mais longos.

Como fazer um Acróstico?

Fazer um acróstico não é nada difícil, para isso é preciso ter muita criatividade e deixar a imaginação correr livremente. Lembre-se que não existe um jeito certo de fazer acróstico! 

Agora que você já sabe o que é um Acróstico, já pode fazer o seu! Aqui vão alguns passos para te ajudar a se organizar e saber por onde começar:

1- Pense no seu objetivo: É um resumo, convite, lembrete ou felicitação?

2- Escolha um tipo de acróstico que expresse da melhor forma suas intenções

3- Misture características de cada tipo de acróstico e crie um no seu próprio estilo

4- Decida a palavra-tema que será a base e escreva-a no centro de um folha

5- Pense em palavras e frases que expressam a mensagem que você quer. Anote-as numa outra folha.

6- Agora, veja onde cada uma se encaixa e faça as alterações necessárias!

Acrósticos na Literatura

Os Acrósticos tem recorrência em vários momentos literários, justamente por sua forma poética e criativa de se expressar! Em cada um deles tem sua expressividade.

  • Barroco

Ápice de popularização do acróstico. Esta escola literária resgata justamente alguns aspectos arcaicos e por isso alcançou os Acrósticos que, como vimos, é bem antigo. Veja o nosso artigo sobre o Barroco para entender melhor!

  • Cordel

A literatura de cordel é muito única e nasceu na diversidade cultural do nordeste. Sendo algo sucinto e ilustrativo, combina perfeitamente com o uso de Acrósticos! Vale a pena conhecer mais sobre esse movimento!

Surgiram principalmente após o modernismo e constituem-se como parte da literatura contemporânea. São artes totalmente livres de padrões e que tem liberdade para misturar características de qualquer época.

Muitos comuns nos grafites, pichações e murais urbanos. Pela sua expressividade e liberdade criativa, os Acrósticos também permanecem em alta e relacionados a esses meios.

Gostou do nosso artigo sobre o que é um Acróstico? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.