Literatura

Os 5 melhores exercícios sobre o livro Senhora, com Gabarito!

Os 5 melhores exercícios sobre o livro Senhora com GabaritoOs 5 melhores exercícios sobre o livro Senhora com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Escrito por José de Alencar e publicado em 1874, Senhora é um romance urbano que trata do casamento por interesse, muito comum no século XIX. Ele discorre sobre o tema por 4 partes que simbolizam as fases de uma transação econômica. Leia o artigo e resolva as questões sobre o livro Senhora. 

Neste texto sobre o livro Senhora, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Quais são os principais personagens do livro Senhora?
  2. Qual o resumo do livro Senhora?
  3. Qual a análise do livro Senhora?
  4. Os 5 exercícios sobre o livro Senhora!
  5. Gabarito das questões sobre o livro Senhora.
  • Estudando para as provas? Conheça O Plano de Estudos do Beduka! Ele te ajudará a organizar e simplificar seus estudos! A melhor forma para arrasar na prova do Enem!

Terminando as questões, faça nosso Simulado Enem. Nele você pode focar nas matérias que têm mais dificuldade. 

Principais personagens do livro Senhora

Vamos começar conhecendo o elenco principal antes de fazer as questões sobre o livro Senhora. São:

Fernando Seixas: Um estudante de direito que gosta do estilo de vida mais luxuoso. Ao se apaixonar por Aurélia ele pensa em largar esses hábitos, mas acaba cedendo ao casamento com uma mulher de dotes. 

Aurélia Camargo: Inicialmente humilde e apaixonada, mas ao ser traída se torna fria e vingativa. Seus sentimentos ficam divididos entre amor e orgulho até o fim. 

Dona Emília: Mão viúva de Aurélia. Mulher séria e honesta, mas sofreu muito por seu amor a Pedro Camargo.

Pedro Camargo: Pai de Aurélia, filho de um fazendeiro rico de São Paulo por quem nutria grande medo. Morre com o arrependimento de nunca ter contado sobre seu casamento para o pai.

Lourenço Camargo: Avô de Aurélia. Homem sério e duro, porém justo após descobrir o casamento do filho. 

D. Firmina: Parente de Aurélia e que lhe serve de companhia.

Lemos: Tio de Aurélia. Escolhido por Aurélia como tutor por ser facilmente manipulável.

Conhecidos os personagens, vamos a um resumo geral antes que você faça as questões sobre o livro Senhora.

Resumo do livro Senhora

O Preço

Seixas: Co-protagonista do livro Senhora
Seixas: Co protagonista do livro Senhora

O livro começa com a apresentação da protagonista: Aurélia Camargo. Uma mulher rica e da alta sociedade. Ela frequentava os eventos burgueses acompanhada de uma parente chamada D. Firmina e com seu tio Lemos já que na época não era bem vista a mulher que andava sozinha

D. Firmina dizia que as pessoas interessadas nela estavam de fato interessadas em seu dinheiro. Porém, em um baile, Aurélia pediu para Lemos lhe arranjar um casamento com um homem chamado Fernando Seixas

Esse homem era noivo de Adelaide Amaral, mas apenas porque ela era rica. Lemos o procura e o oferece um dote de 100 mil contos de réis por um novo casamento com adiantamento de 20 mil. Seixas aceita, mas se vê humilhado ao descobrir que sua noiva era Aurélia

Eles namoraram quando ela era uma pobre garota de 18 anos, mas a abandonou para ficar com a rica Adelaide que lhe o ofereceu um dote de 30 mil. Na noite de núpcias, Aurélia o chamou de homem vendido

Quitação

Aurelia: Protagonista do livro Senhora
Aurélia: Protagonista do livro Senhora

Voltando ao passado para quando Aurélia era uma adolescente descobrimos que ela era a filha de uma pobre camareira viúva chamada D. Emília e seu pai era Pedro Camargo que se casou com D. Emília sem dizer ao pai

O avô paterno de Aurélia era um rico fazendeiro que quase morreu sem conhecer a neta. Quando Pedro morreu, Emília ficou com dificuldades para criar Aurélia. Foi nessa época que ela namorou Seixas, mas ele a abandonou como já dissemos. 

Com o tempo, a mãe de Aurélia também morreu, mas como último suspiro, seu avô deixou tudo como herança para ela. Assim, ela ascendeu socialmente, mas começou a agir com mais frieza. Aurélia passou de uma jovem meiga e pobre para uma mulher fria que atribuía valor aos homens. Calculando quanto valeria um casamento com cada um.

Posse

Essa parte do livro mostra a vida de aparências do casal. Em público, eram carinhosos e felizes, mas sozinhos dormiam em quartos separados e praticamente se odiavam. O casamentos entre os dois foi uma pura relação comercial em que Aurélia comprou um homem para torturá-lo por vingança.

Resgate

E finalmente, na última parte do livro, Seixas termina seu arco de redenção. Ele desistiu do luxo e começou a trabalhar em um negócio importante até juntar dinheiro para comprar sua liberdade. Dito e feito, ele paga Aurélia, mas quando está indo embora ela declara todo o seu amor por ele

Os dois foram se apaixonando novamente ao longo do livro, mas o orgulho era muito grande para confessar. Tendo seu amor restaurado, eles casam novamente, dessa vez pelo motivo certo. E final feliz.  

Terminado o resumo, veja essa análise do livro antes de fazer as questões sobre o livro Senhora.  

Análise do livro Senhora

Senhora é um romance urbano e foi a última obra de José de Alencar. Ela é uma obra pertencente ao romantismo e uma crônica de costumes já que retrata o meio da alta sociedade.  

José de Alencar ainda coloca em seu romance pinceladas de crítica social, atribuindo aspectos realistas e naturalistas à obra. Perceba que os nomes das quatro partes do livro são termos usados na economia quando se faz uma compra, simbolizando a compra de Aurélia por seu marido.  

O narrador narra em terceira pessoa e é onisciente, destacando os menores detalhes dos cenários e mergulhando nas reflexões internas dos personagens. Durante as páginas, Alencar critica fortemente o casamento por interesse e a forma como o dinheiro condiciona a vida das pessoas.  

Por fim, ainda tem a tríade feminina : Aurélia, Lucíola e Diva que representam o “perfil de mulher” que tinha o autor. Ela as usava como forma de retratar o comportamento e pensamento femininos na sociedade. Ao longo da obra, todas essas personagens são muito bem construídas e estudadas. 

O arco de redenção dos personagens também é muito bem estruturado. José de Alencar optou por fazer um final feliz, pois ele acreditava na reestruturação do homem na sociedade. Sua obra chegou a ganhar uma adaptação para o cinema e uma novela de 80 capítulos. 

Os 5 exercícios sobre o livro Senhora

Esperamos que tenha gostado. Agora você deve fazer as questões sobre o livro Senhora. Também baixe nosso Plano de Estudos. Ele será de grande ajuda. Muito obrigado. 

1.(UEPA-PA) Romance de costumes, Senhora reflete criticamente a sociedade brasileira do Segundo Império, notadamente a urbana. Nessa, o casamento é mais um contrato financeiro que amoroso; o dote, o passaporte para a vida conjugal. Entretanto, o romance de José de Alencar mentem-se fiel aos princípios do Romantismo porque:

a)demonstra que o dinheiro impossibilita a felicidade conjugal, só alcançada com o empobrecimento de Aurélia e Fernando no desfecho da obra.

b) a ausência de caráter de seus personagens demonstra que o meio determina o comportamento humano.

c) a redenção de Fernando se dá unicamente por sua dedicação ao trabalho como funcionário público.

d) o mau caráter de personagens como o velho Lemos é desmascarado e justamente castigado.

e) seus protagonistas redimem-se das transações vis, recuperando, no final da obra, a dignidade e a pureza comuns aos heróis da escola romântica.

2.(UFV-MG) A respeito de SENHORA, romance de José de Alencar, todas as alternativa estão corretas, exceto:

a)O amor verdadeiro redime a mulher de seu orgulho e o homem de seu interesse.

b) O espaço é o Rio de Janeiro, especificamente o Centro Laranjeiras e Santa Teresa.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) O narrador é onisciente, de terceira pessoa.

d) O sentimento da natureza, comum aos românticos, faltava ao herói.

e) Não se analisa no romance a psicologia da personagem principal.

3.(ITA/SP) O romance Senhora (1875) é uma das obras mais representativas da ficção de José de Alencar. Nesse livro, encontramos a formulação do ideal do amor romântico: o amor verdadeiro e absoluto, quando pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolúvel. Isso se confirma, nessa obra, pelo fato de

a) O par romântico central — Aurélia e Seixas — se casar no início do romance, pois se apaixonam assim que se conhecem.

b) O amor de Aurélia e Seixas surgir imediatamente no primeiro encontro e permanecer intenso até o fim do livro, quando o casal se une efetivamente.

c) O casal Aurélia e Seixas precisar vencer os preconceitos socioeconômicos para se casar, pois ela é pobre e ele é rico.

d) A união efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurélia.

e) O enriquecimento repentino de Aurélia possibilitar que ela se case com Seixas, fatos que são expostos logo no início do livro.

4.(Unifesp/SP) Leia o trecho a seguir, de José de Alencar.

“Convencida de que todos os seus inúmeros apaixonados, sem exceção de um, a pretendiam unicamente pela riqueza, Aurélia reagia contra essa afronta, aplicando a esses indivíduos o mesmo estalão.Assim costumava ela indicar o merecimento relativo de cada um dos pretendentes, dando-lhes certo valor monetário. Em linguagem financeira, Aurélia contava os seus adoradores pelo preço que razoavelmente poderiam obter no mercado matrimonial.”O romance Senhora, ilustrado pelo trecho,

a) Representa o romance urbano de Alencar. A reação de ironia e desprezo com que Aurélia trata seus pretendentes, vistos sob a ótica do mercado matrimonial, tematiza o casamento como forma de ascensão social.

b) Mescla o regionalismo e o indianismo, temas recorrentes na obra de Alencar. Nele, o escritor tematiza, com escárnio, as relações sentimentais entre pessoas de classes sociais distintas, em que o pretendente é considerado pelo seu valor monetário.

c) É obra ilustrativa do regionalismo romântico brasileiro. A história de Aurélia e de seus pretendentes mostra a concepção do amor, em linguagem financeira, como forma de privilégio monetário, além de explorar as relações extraconjugais.

d) Denuncia as relações humanas, em especial as conjugais, como responsáveis por levar as pessoas à tristeza e à solidão dada à superficialidade e ao interesse com que elas se estabelecem. Trata-se de um romance urbano de Alencar.

e) Tematiza o adultério e a prostituição feminina, representados pelo interesse financeiro como forma de se ascender socialmente. Essa obra explora tanto aspectos do regionalismo nacional como os valores da vida urbana.

5.(PUC-PR) Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre Senhora, de José de Alencar:

a) O romance atende aos propósitos de representação da realidade brasileira contemporânea ao escritor, de vez que retrata oposições e valores da sociedade burguesa do Rio de Janeiro.

b) As personagens Aurélia e Seixas representam o domínio do indivíduo sobre o social, tema fundamental do Romantismo brasileiro.

c) O romance não atende aos propósitos de representação da realidade brasileira de meados do século XIX, porque simplifica todos os problemas sociais a um conflito amoroso, típico dos romances românticos.

d) A tríade das personagens mais importantes do romance — Aurélia, Seixas e Lemos — representa, respectivamente, a beleza, o poder do dinheiro e a ambição social.

e) Do ponto de vista da qualidade estética, Senhora, sendo um romance da primeira fase do escritor, ainda reflete certa imaturidade de estilo.

Gabarito das questões sobre o livro Senhora

Exercício resolvido da questão 1 –

e) seus protagonistas redimem-se das transações vis, recuperando, no final da obra, a dignidade e a pureza comuns aos heróis da escola romântica.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) Não se analisa no romance a psicologia da personagem principal.

Exercício resolvido da questão 3 –

d) A união efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurélia.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) Representa o romance urbano de Alencar. A reação de ironia e desprezo com que Aurélia trata seus pretendentes, vistos sob a ótica do mercado matrimonial, tematiza o casamento como forma de ascensão social.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) O romance atende aos propósitos de representação da realidade brasileira contemporânea ao escritor, de vez que retrata oposições e valores da sociedade burguesa do Rio de Janeiro.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas Questões sobre o livro Senhora? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários