Destaques de Sociologia para Enem e Vestibulares

Questões sobre Relação de Trabalho com Gabarito

Relação-de-Trabalho-capaLista de Questões sobre Relação de Trabalho com Gabarito
Cronograma do que estudar

O que são Relações de Trabalho? São as relações entre seres humanos que interagem, fazendo um conjunto de atividades produtivas e criativas para alcançar um objetivo. Em suma, são como as pessoas se organizam para trabalhar em um determinado contexto. Leia nosso resumo e faça as Questões sobre Relação de Trabalho selecionados dos ENEMs anteriores.

Quando você terminar os Questões sobre Relação de Trabalho, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

O assunto deste texto é tão importante que foi tema da redação do ENEM (edição 2010), mais precisamente: “O trabalho na construção da dignidade humana”.

Desde os primórdios dos tempos, os seres humanos precisaram trabalhar para se alimentarem;

Caçar, pescar, plantar, enfim… várias eram as atividades.

Com a formação das grandes civilizações, os humanos passaram a interagir cada vez mais em relação ao trabalho.

Assim sendo, o trabalho passou a ser um pilar fundamental do funcionamento das cidades. 

Por isso, nosso estudo a seguir é tão importante!

O que é Relação de Trabalho?

São as relações entre seres humanos que interagem, fazendo um conjunto de atividades produtivas e criativas para alcançar um objetivo. Em suma, são como as pessoas se organizam para trabalhar em um determinado contexto.

Quais são as Formas de Relação de Trabalho?

1- Trabalho Escravo

Na maior parte da história humana convivemos com o trabalho escravo onde o “trabalhador” era uma posse de seu “patrão”. 

No Brasil, ao longo de 388 anos, mais de 5,5 milhões de escravos foram traficados da África

2 – Servidão 

Ao contrário do escravo, o servo não é uma posse de seu senhorio, mas trocava o seu trabalho por terra e comida.

Esse Regime foi muito forte durante a Idade Média.

3 – Escambo

Em algumas localidades ocorreu o chamado escambo, onde o trabalho era dado em troca de algum determinado produto.

4 – Trabalho assalariado

Esse tipo de trabalho envolve todas as relações onde o trabalhador é remunerado pelo empregador para desempenhar determinada função.

5 – Empreendedorismo

Essa palavra é muito recente, mas descreve bem os indivíduos que, ao longo da história, criaram suas próprias maneiras de ganhar dinheiro, seja com vendas para consumidores ou outros empreendimentos.

O trabalho é o principal pilar da Economia

Toda a produção de uma sociedade depende do trabalho.

Essa é uma máxima irrefutável, afinal, como fazer um pão, uma cadeira, um carro, uma plantação de tomate, nada disso torna-se um produto para o homem sem que antes tenha sofrido a ação do trabalho.

Até mesmo coisas naturais precisam ser trabalhadas. Imagine o mel, feito pelas abelhas, como ele se tornaria um produto sem antes ser extraído por alguém?

Devido a isso, sem medo de errar, podemos afirmar que o trabalho é o principal pilar da Economia.

As sociedades mais ricas, são aquelas que conseguiram fazer o trabalho mais produtivo.

Como um trabalho pode ser mais produtivo?

Imagine que você vá cavar um buraco, seria mais fácil cavar com uma pá ou com uma colher?

Com certeza com uma colher.

A escolha e disponibilidade da ferramenta correta, aumentam a produtividade do ser humano. Bons computadores, bons maquinários e boas ferramentas em geral, tornam o ser humano mais produtivo.

Para ter boas ferramentas disponíveis, é necessário ter capital disponível. Ou seja, grandes investimentos econômicos que permitem com que as empresas tomem empréstimos para promoverem melhorias.

Uma prova histórica disso, é o gráfico de Maddison que mostra como a riqueza disponível no mundo cresceu logo após à Revolução Industrial, responsável por fornecer ao mercado melhores ferramentas e mais capital disponível, observe:

Como era o Gráfico de Maddison?

Esse gráfico que mostra o desenvolvimento da renda per capita (Produto Interno Bruto de um país dividido pelos seus habitantes) durante 190 anos de história humana.

Percebeu como desde de 1820, pouco depois da Revolução Industrial, o PIB per capita vem crescendo muito?

Isso ocorreu devido a dois fatores: capital disponível para investimento + novas ferramentas de trabalho.

Por que existe o desemprego?

A quantidade de pessoas que existem é maior do que a capacidade do mercado de comportá-las e, muitas vezes, existe uma diferença muito grande entre o que as pessoas conseguem fazer e o que o mercado exige.

Pense hoje em dia com o avanço da tecnologia, cada vez mais estão sendo demandados profissionais de tecnologia da informação. 

Mas quantas pessoas têm formação nessa área?

Isso mesmo, pouquíssimas.

E vagas que antes eram ocupadas por determinadas pessoas, como por exemplo “arrumador de pinos de boliche”, são substituídas por tecnologias que fazem isso.

Então países com baixa produtividade, economia fraca, insegurança jurídica, educação de baixa qualidade e violência, sofrem mais com o desemprego. 

Esse é o caso do Brasil.

As Leis Trabalhistas

São leis criadas no objetivo de proteger o trabalhador do abuso do empregador e o empregador da sabotagem do trabalhador.

  • Você sabia que as Leis Trabalhistas brasileiras surgiram na Era Vargas?

Então se eu sou dono de uma empresa e meu funcionário sabota minha produção propositalmente, eu posso demiti-lo.

Porém, essa mesma lei coloca obrigações de segurança no trabalho, remuneração mínima e outros direitos para o funcionário.

As Leis Trabalhistas são muito positivas no sentido de resguardar direitos para que o trabalhador não sofra com condições análogas à escravidão ou com a falta de cuidado em relação à sua segurança no trabalho.

Porém, quando muito excessivas, elas acabam gerando uma excessiva dificuldade para o patrão empregar um funcionário, causando o trabalho informal e o desemprego. 

O que também é o caso do Brasil. 

Questões sobre Relação de Trabalho com Gabarito

No início até assusta, mas agora sei que com esse resumo tudo ficou mais claro para você. Que tal testar seu conhecimento com Questões sobre Relação de Trabalho. 

Parabéns por ter lido até aqui!!! 

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (ENEM 2014)

Exercícios sobre Relações de Trabalho

Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à:

a) ideia de progresso.

b) concentração do capital.

c) noção de sustentabilidade.

d) organização dos sindicatos.

e) obsolescência dos equipamentos

Questão 2 – (ENEM 2013)Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.”

SENNETT, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que:

a) as tecnologias de informação sejam usadas para democratizar as relações laborais.

b) as estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa para o espaço doméstico.

c) os procedimentos de terceirização sejam aprimorados pela qualificação profissional.

d) as organizações sindicais sejam fortalecidas com a valorização da especialização funcional.

e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.

Questão 3 – (ENEM 2015) “Uma dimensão da flexibilização do tempo de trabalho é a sutileza cada vez maior das fronteiras que separam o espaço de trabalho e o do lar, o tempo de trabalho e o de não trabalho. Os mecanismos modernos de comunicação permitem que, no horário de descanso, os trabalhadores permanecem ligados à empresa. Mesmo não exercendo diretamente suas atividades profissionais, o trabalhador fica à disposição da empresa ou leva problemas para refletir em casa. É muito comum o trabalhador estar de plantão, para o caso de a empresa ligar para o seu celular ou pager. A remuneração para esse estado de alerta é irrisória ou inexistente.”

KREIN, J. D. Mudanças e tendências na regulação do trabalho. In: DEDECCA. C.S.; PRONI, M, W. (Org.). Políticas públicas e trabalho: textos para estudo dirigido. Campinas: IE/Unicamp; Brasília: MTE, 2006 (adaptado)

A relação entre mudanças tecnológicas e tempo de trabalho apresentada pelo texto implica o:

a) prolongamento da jornada de trabalho com a intensificação da exploração;

b) aumento da fragmentação da produção com a racionalização do trabalho;

c) privilégio de funcionários familiarizados com equipamentos eletrônicos;

d) crescimento da contratação de mão de obra pouco qualificada;

e) declínio dos salários pagos aos empregados mais idosos

Questão 4 – (ENEM 2015)Se vamos ter mais tempo de lazer no futuro automatizado, o problema não é como as pessoas vão consumir essas unidades adicionais de tempo de lazer, mas que capacidade para a experiência terão as pessoas com esse tempo livre. Mas se a notação útil do emprego do tempo se torna menos compulsiva, as pessoas talvez tenham de reaprender algumas das artes de viver que foram perdidas na Revolução Industrial: como preencher os interstícios de ser dia com relações sociais e pessoais; como derrubar mais uma vez as barreiras entre o trabalho e a vida.”

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado) 

A partir da reflexão do historiador, um argumento contrário à transformação promovida pela Revolução Industrial na relação dos homens com o uso do tempo livre é o(a):

a) intensificação da busca do lucro econômico;

b) flexibilização dos períodos de férias trabalhistas;

c) esquecimento das formas de sociabilidade tradicionais;

d) aumento das oportunidades de confraternização familiar;

e) multiplicação das possibilidades de entretenimento virtual.

Gostou das Questões sobre Relação de Trabalho? Confira agora o gabarito!

Gabarito dos Exercícios de Período Simples e Composto

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) ideia de progresso.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) prolongamento da jornada de trabalho com a intensificação da exploração;

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) esquecimento das formas de sociabilidade tradicionais;

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Questões sobre Relação de Trabalho? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.